Turismo: o que fazer em São Francisco de Paula/RS


Veja o que fazer na cidade de São Francisco de Paula/RS.

A cidade gaúcha de São Francisco de Paula foi fundada em 07 de janeiro de 1.903 e a sua população, segundo informações disponíveis no site da prefeitura municipal do próprio município, é de 21.633 habitantes, conforme pesquisa divulgada pelo IBGE em 2.018. A sua área é de um pouco mais de 3.273 km², está a 907 metros de altitude e fica a aproximadamente 112 quilômetros de distância do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho, seguindo pelas rodovias BR-116, BR-290, RS-118 e RS-020.


A cidade também é chamada pela população local de "São Chico", ou apenas de São Francisco, e possui diversas cachoeiras, onde os aventureiros poderão contemplar, nas vias de acesso e por toda a serra, várias araucárias, árvore que produz o "pinhão" entre os meses de junho e julho, semente típica das festas juninas.


Entre essas belezas estão a Cachoeira da Ronda, a Cachoeira do Quatrilho, a Cachoeira Bolo de Noiva, a Cachoeira da Ravina, a Cachoeira das Gêmeas Gigantes, a Cachoeira da Neblina, a Cascata da Rondinha, a Cascata das três quedas, a Cascata Solitária, a Cascata Marcondes, a Cascata dos Italianos, "ufa", haja água e tempo para visitar todas elas.


Outros dois pontos turísticos que não podem deixar de ser visitados, é o Lago São Bernardo e também a Livraria Miragem. No primeiro, os visitantes poderão passear de pedalinho e de triciclo, andar a cavalo, frequentar uma academia pública, visitar um pequeno santuário e claro, tomar um belo chimarrão, aproveitando a paisagem única da represa e conferindo o mural de homenagens aos tropeiros, descobridores da cidade. No segundo, os amantes da leitura poderão conferir as histórias da cidade e também as culturas daquela região. Uma professora aposentada de história, Dona Luciana Olga Soares, foi a responsável desta bela e estudiosa obra.


Leia também:  Promoção Ofertas TAM Viagens - Descontos em pacotes turísticos nacionais e internacionais

Ainda se tratando de História, os turistas poderão conferir o "Monumento ao Negrinho do Pastoreio", esculpido por Vasco Prado. A lenda diz que um menino foi castigado por um fazendeiro, após o garoto ter deixado um cavalo fugir. A criança foi amarrada e abandona em cima de um formigueiro, na manhã seguinte, o próprio fazendeiro pediu perdão, após o encontrar ao lado de Nossa Senhora.

Ainda falando em Monumento, a cidade guarda mais duas famosas homenagens, uma, aos Tropeiros, que contribuíram com o início do povoamento da cidade, e outra, aos Carreteiros, os quais transportaram os materiais usados nesta idealização.

Mais três lugares bem interessantes e propícios para apreciar um belo pôr-do-sol ao ar livre, estão na Barragem do Blang, na Barragem da Divisa e na Barragem do Salto. Os caminhos que levam a esses lugares, não são os dos melhores, principalmente em dias de chuva, porém, para os amantes de "off-road", o caminho é perfeito.

Principalmente para os religiosos, o local que não pode faltar nesse "tour", é a Igreja Matriz do padroeiro da cidade. Na frente desta obra, que foi inaugurada no dia 14 de junho de 1.964, existe uma imagem de São Francisco de Paula feita com materiais recicláveis, já no seu interior, o que chama a atenção é um belo conjunto de vitrais, e sim, na entrada da "capela", não deixe de apreciar as portas, que foram esculpidas à mão, entre os anos de 1.967 e 1.968, por Tarcisio Nodari.

Um dos lugares mais novos, e belos, inaugurados na cidade, é a "Mátria Parque das Flores". Desde o ano passado, 2.021, os visitantes podem conferir 30 (trinta) jardins nesse local, observando mais de 300 espécies de flores, as quais possuem diversas épocas de floração, ou seja, tem flor o ano todo, independente da estação e do clima da região. Outras 20 (vinte) atrações, como túnel de rosas, mirantes e balanços, fazem parte deste parque, que fica a 10 km de distância da cidade, indo pela RS-235.

Leia também:  Hotel Serra Azul - Gramado - Rio Grande do Sul

Muitas outras atrações fazem parte dessa belíssima cidade, que fica entre a Serra Gaúcha e os famosos Cânions do estado, mas isto, vamos deixar para você mesmo conferir, junto com uma bela culinária, vinhos, espumantes, embutidos e um povo gaúcho que sabe receber e acolher os seus visitantes.

Não se preocupe com um lugar para se hospedar, pois São Francisco de Paula tem acomodações para todos os gostos, boa viagem!

Observação: Dos lugares citados nesta matéria, existem os gratuitos e aqueles que cobram uma taxa para a sua visitação.

Por Fernando Dias


Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula/RS

Cachoeira em São Francisco de Paula/RS


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.