A Gruta do Lago Azul fica a 20 km da cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Quem descobriu a pequena e esplendorosa caverna foi um índio terena em 1924.

Os guias levam as pessoas até o local, mas não é muito fácil descer até a gruta. O turista terá que ter muita disposição e fôlego para descer cerca de 100m, por uma trilha rodeada de pedras cheias de musgos, mas vale a pena.

A Gruta ficou famosa principalmente depois que uma expedição franco-brasileira, em 1992, descobriu ossos de animais pré-históricos, como o Tigre Dente de Sabre, a Preguiça Gigante, e outros, que viveram na região há mais de 6 mil anos. Impressionante não?

A Gruta do Lago Azul foi tombada como monumento natural em 1978, e desde então o local tem um número reduzido de visitantes, para que a área fique preservada da melhor maneira possível.

Então vá até lá com este espírito de expedidor. Reserve bastante energia e uma máquina fotográfica possante para não perder nada. A melhor época do ano para conhecer o local é no verão, logo pela manhã, quando o sol entra pela gruta e a água do lago fica mais azul ainda. Na entrada, há uma formação de cipós e plantas dando um toque natural. Lá dentro há formações geológicas repletas de espeleotemas de todos os tamanhos e o curioso é que ninguém sabe de onde vêm as águas que o formam, ao que parece há um rio subterrâneo nutrindo o lago.

Mais uma dica para as férias com a família, mas atenção, ali só é permitido entrar crianças maiores de 5 anos.

Por Dorcas Rosicler

Fonte: Portal Bonito


Não muito explorada por turistas brasileiros durante o verão europeu, a cidade de La Coruña está localizada na costa noroeste da Espanha e possui um dos mais importantes portos da Europa.

O município histórico banhado pelo Oceano Atlântico revela belezas naturais e principalmente arquitetônicas. A principal atração turística de La Coruña é sem dúvidas a Cidade Velha. Lá são encontradas importantes construções religiosas como a Igreja de Santiago, a Colegiata de Santa María do Campo, que possui um  museu de Arte Sacra, e também o Convento de San Domingos. O clima bucólico da Cidade velha dá um charme ainda maior às pequenas praças repletas de árvores que cercam o local.

Outro lugar que não pode deixar de ser visitado em La Coruña é a Praça de María Pita, localizada bem no meio da cidade. Construída no ano de 1860, a praça é o principal ponto de encontro dos moradores e turistas. É lá onde se encontra o edifício do conselho, que possui a maior coleção de relógios da Europa. Para a viagem ficar completa, uma passada pelo antigo farol que orienta os navios em uma das costas mais perigosas do mundo, também é essencial.

Por Juliete Lunkes


Camurupim é uma palavra que tem vários significados, tais como: o Rio Camurupim; uma aldeia indígena; um povoado perto da cidade de Pilar (AL); um peixe ou uma linda praia localizada no estado do Rio Grande do Norte.

A praia fica a 35 km de Natal e é ideal para crianças, com mar calmo, sem ondas. Com dunas e enseadas, a praia é para quem gosta de caminhar tranquilamente. O movimento fica por conta dos buggys que perambulam nas areias cristalinas.

Possui algumas atrações, como parques aquáticos: o Parque dos Tubarões e o Pontal Parque Aquático. As maravilhas da natureza também têm sua participação em atrativos, como a Pedra Oca, que é uma gruta de formação rochosa somente visível na maré baixa, e a outra é a Lagoa de Arituba, que fica cercada por dunas formando uma paisagem de tirar o fôlego.

O local também conta com estrutura de ótimos restaurantes e hotéis. O mais novo hotel construído foi Travel Inn, é classificado como resort, porém o único inconveniente está sendo a falta de turistas na região, por se tratar de um local novo e por ser um pouco distante de Natal, o hotel está com planos de colocar vans para os hóspedes não se sentirem tão isolados.

Por Viviane Lima


Poços de Caldas faz parte do Circuito das Águas, famosa pelas suas fontes de águas curadoras, faz jus ao seu nome, pois Caldas significa “águas quentes”, a cidadezinha de Minas é bem apreciada aos olhos dos visitantes.

E o que mais tem na cidade é fonte: Fonte Santa Terezinha, Fonte Santana, Fonte Martinico do Prado, Fonte da Vila Cruz, Fonte Luminosa, Fonte Antônio Rubbo, Fonte Vereador Eduardo Prada, Fonte Pedro Botelho, Fonte dos Macacos, Fonte dos Amores, Fonte do Monjolinho e Fonte das Rosas.

Poços de Caldas também conta com atrativos diversos como o teleférico, um Cristo Redentor, igrejas, um kartódromo, campo de golfe, ciclovia, parque aquático, praças e parques. Dentre os parques o mais famoso é o Parque José Affonso Junqueira, onde era a antiga biblioteca. Atualmente o visitante aprecia a bela arquitetura do prédio tomando um cafezinho estilo mineiro e claro o delicioso pão de queijo.

Para aquelas mulheres que adoram e não abre mão de sair da cidade de mãos vazias, Poços é excelente para compras, desde artesanato, cristais, sabonetes artesanais e doces caseiros! Há locais próprios para as feiras de artesanatos, como por exemplo, a Feira de Artesanato Véu das Noivas, o Mercado Municipal, e uma feira da Fepasa.

Além de tantos atrativos e pontos turísticos a pequena cidade também possui diversos eventos anuais.

Por Viviane Lima


Ilha Bela com seu charme e alto astral no litoral paulista, conquista os turistas, pois apresenta 40 praias, além de várias cachoeiras para serem aproveitadas.

A travessia de carros na balsa, acesso para chegar à Ilha Bela, tornou-se um fato marcante nas férias e alta temporada.

As praias que se encontram voltadas para o continente são as mais badaladas e urbanizadas, com luxuosas pousadas, bares e restaurantes. Isso o turista encontra até terminar o asfalto, pois em seguida o acesso é somente de jipe ou barco.

O local tem o costume e a técnica da caça e pesca, tradições que são conservadas, e o  turista que tiver credencial de autônomo de mergulho poderá conhecer e usufruir de uma exuberante vida marinha.

Por Cintia Rebouças


Empresas que atuam na promoção de viagens e turismo das regiões Sul e Sudeste (PR, RJ, MG, SP e DF) foram visitadas pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur)  com o intuito de divulgar as belezas do município de Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul.

Bonito possui uma das mais belas reservas naturais do país, com potencial turístico grandioso, ainda pouco explorado, onde são encontradas grutas, trilhas ecológicas e mananciais hídricos. A estratégia dessas instituições foi distribuir kits de divulgação, como panfletos bilíngues (inglês e espanhol), DVDs e opções de roteiros turísticos.

As instituições envolvidas acreditam que a disponibilização dessas informações permitirão, sem dúvida, um retorno compensador no que se refere ao aumento da venda de pacotes para a região sul-matogrossense. Tal iniciativa é a concretização de um dos 10 projetos selecionados pelo Ministério do Turismo, em seleção realizada há cerca de dois anos. Na época, a Seleção de Projetos de Apoio à Comercialização recebeu 181 propostas, todas voltadas para o fortalecimento da mercado turístico nacional, das quais apenas 10 foram contempladas.

Por Alberto Vicente Silva


A cidade francesa de Nice está localizada na região dos Alpes Marítimos e tem aproximadamente 400 mil habitantes. Nice é totalmente turística, e, depois de Paris é a cidade que mais atrai visitantes de todas as partes do mundo, oferecendo uma excelente infra-estrutura com vários hotéis e pousadas. Suas praias são belíssimas, com águas claras e exuberantes paisagens.

Mas além das belezas naturais, Nice reserva aos visitantes também muita cultura. Na cidade estão espalhados diversos museus, entre eles o Chagall, o Matisse e o Museu de Arte Moderna, alguns dos mais importantes. Outro grande atrativo de Nice é o Mont Boron, que proporciona ao turista uma visão panorâmica da cidade.

A Vieux-Nice, parte antiga da cidade chama atenção pelas suas belas construções antigas e é lá que estão localizados os principais museus e onde é feito o Passeio dos Ingleses, que vai do teatro Verdure até o aeroporto da cidade.

Por Juliete Lunkes





CONTINUE NAVEGANDO: