Muitos paulistas viajam para outras regiões do Brasil sendo que podem encontrar o que visitar em seu próprio estado. Há tudo para todos os gostos: praias, montanhismo, rafting e balneários.

As praias do litoral norte estão cada vez mais badaladas, cidades com estâncias hidrominerais como Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Termas de Ibirá possuem boa estrutura turística. A cidade de Brotas na região de São Carlos é famosa pelo seu ecoturismo e por seus passeios emocionantes de rafting.

Claro a capital do estado não fica de fora com seus vários museus a visitar como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol, a Pinacoteca, o MASP, entre outros; além de suas milhares de salas de cinema, teatros, etc. Não é preciso que os paulistas saiam de seu estado para se divertir.

Por Karin Foldes


A 250km da cidade de São Paulo, Brotas destaca-se por sua ampla oferta de atividades para quem gosta de aventura. Oferece atividades como arvorismo, rafting, escalada, rapel, tirolesa, canionismo, trilhas, cavalgada, entre outros. Clique aqui para saber mais sobre as opções de atividades que a Alaya Expedições oferece, ou clique aqui e conheça as opções da EcoAção. 

Diversas também são as opções de hospedagem que Brotas oferece, que vai desde pousadas econômicas até chalés charmosos que contam com ofurô com hidromassagem. Os preços podem ser bem acessíveis dependendo da escolha. Confira aqui algumas opções de estadia.

Reservas – Atividades e Passeios:

Reservas – Hospedagem:

Por Michelle Dantas


Localizada a 240 km de São Paulo, a cidade de Brotas é um dos maiores centros de ecoturismo do país. Se você curte arvorismo, rafting, bóia-cross, tirolesa, canyoning, cavalgadas, rapel e outros esportes de aventura não pode deixar de conhecer esta cidade. Como os esportes radicais são realizados em sítios no interior, recomenda-se ter carro para locomover-se melhor pela cidade.  Antes de viajar a cidade, vale à pena conhecer os destinos antes de programar os passeios, economizando tempo de transporte entre locais distintos.

Fazer um roteiro é a melhor pedida. Para isso há diversas agencias especializadas, que podem oferecer o tipo ideal de roteiro, além de oferecer mapas, e dicas de locomoção, hospedagem e alimentação. Malas prontas, não se esqueça do protetor solar, trocas de roupas e tênis extras. Como ultima dica, se for passear próximos ou em cachoeiras, vá de manhã, onde a presença de borrachudos é menor.

Dicas de agências no site oficial da Prefeitura de Brotas http://www.brotas.tur.br/

Por Fernanda Peixoto


O Recanto das Cachoeiras está localizado no alto da Serra da Roseira, em Brotas, interior paulista, e é um local extremamente privilegiado, já que conta com inúmeros atrativos e uma excelente conservação.

O Recanto oferece aos visitantes várias opções de passeios, como trilhas em diversos níveis, animais, cavalgada, arvomix, tirolesa, rapel panorâmico, trilha da pedra branca, e atividades off road.

Para quem se interessa por apenas aproveitar o local para descanso e diversão, o Recanto oferece piscina, vestiários, playground, restaurante, lanchonete e estacionamento.

Acesse www.recantodascachoeirasbrotas.com.br e conheça esse lugar espetacular! Informações também poderão ser obtidas nos telefones (14) 3653-3181, (14) 9163-3024. Bom passeio!

Créditos: Cris Keller


A Alaya Expedições é uma agência que atua no segmento de turismo de aventura na cidade de Brotas, famosa por suas cachoeiras, rios e paisagens completamente adequadas para vários esportes radicais.

A empresa é a maior operadora de Brotas no setor, sendo a única a operar com o Sistema de Gestão de Segurança certificado pela norma ABNT NBR 15.331 para Raftings, Tirolesa e Arvorismo.

Os profissionais da Alaya são extremamente experientes, altamente treinados para que seus momentos de lazer e diversão sejam realmente inesquecíveis!

Com o suporte da Alaya é possível explorar o que Brotas tem de melhor: por exemplo no Eco Parque é possível fazer trilhas, tomar banho de cachoeiras, fazer canionismo, cavalgada, banana boat e muito mais! O parque conta com lanchonete, piscina, deck para a cachoeira do Rio Jacaré e espaço com playground e mini fazenda, que farão a alegria da criançada! Ligue para (14) 3653 5656 e informe-se!

Créditos: Cris Keller


A cidade de Brotas, no interior paulista, é pacata, com poucas ruas, calmaria, nada de trânsito, nem agito, mas a cidade se destaca por ter ecoturismo e esportes radicais de sobra.

Há atividades para manter entretido o turista por vários dias. Rafting, tirolesa, canyoning, cavalgadas, arvorismo, rapel são algumas das opções que o visitante que vai a Brotas encontra. Não é à toa que a cidade é conhecida como “capital paulista do turismo de aventura”.

Quem pretende conhecer Brotas tem que se ater a algumas dicas: levar muito repelente, filtro solar, roupas leves e tênis confortáveis, pois os passeios costumam ser longos e exigem caminhadas.

Por Rosana Radke


Distante 269 quilômetros da capital paulista e 168 de Campinas, a cidade de Brotas tem 2 grandes atrativos: a prática de esportes radicais e a Fundação CEU: Centro de Estudos do Universo, dedicado ao estudo e prática da astronomia.

Durante os finais de semana a cidade é literalmente invadida por praticantes de esportes radicais e também por entusiastas do turismo de aventura: há por exemplo opção de se fazer uma cavalgada na serra, com duração de 3 horas, cruzando o Rio Jacaré-Pepira, avistando a Cachoeira da Roseira, que possui 55 metros de altura, e a Cachoeira das Meninas, com 40 metros de altura.

Para maiores informações, acesse o portal da cidade, disponível em http://www.brotasonline.com.br/. Bom passeio!

Créditos: Cris Keller


A 235 km de São Paulo, a cidade de Brotas é um dos pontos preferidos por muitos turistas que visitam o Estado. O Centro de Estudos do Universo é um espaço interessantíssimo para quem aprecia as ciências naturais, mantida pela Fundação CEU, oferece planetário, telescópios e um sítio arqueológico, entre outros instrumentos de conhecimento.

No município de Brotas, o turista pode visitar ainda o Eco Parque, que conta com um maravilhoso roteiro, englobando a visita à Cachoeira São Sebastião, com 25 metros de altura, seu acesso é fácil e forma uma fascinante piscina natural.

Já a fazenda Cachoeiras do Martello possui duas exuberantes quedas d ‘água, além de trilhas tranquilas em meio à natureza. A Cachoeira do Martello tem 50 metros e Cachoeira da Primavera, 20 metros, revelando uma beleza ímpar.

Pouse em:

Pousada do Lago (14) 3653.5797

Villa do Conde (14) 3653.5091

Pousada das Nascentes (14) 3653.6133

Por Paula Cassandra


Quem ouve falar da cidade lembra na hora do seu mais ilustre conterrâneo, o cantor Daniel. Mais Brotas, tem muito mais para se lembrar. Para os amantes do turismo de aventura, a cidade é porto ideal para a prática de diversas atividades.

A estrutura dos parques e dos locais próprios para os esportes impressiona, além disso, como o turismo aumenta a cada dia, é fácil encontrar bons hotéis e pousadas, além de ótimos restaurantes e simpáticos guias turísticos.

Como a caminhada é inevitável, já que os pontos de prática e esportes e turísticos são bem afastados uns dos outros, é bom arrumar a mala pensando nisso, além de um bom para de tênis, leve também, protetor solar, pois os dias são quentes e um bom repelente, pois os pernilongos reinam na cidade à noite.

Por Susan Mélany


O Parque de Aventuras Encontro das Águas, no município de Brotas, a 235 km de São Paulo, é um lugar extremamente encantador para turistas de todo o país. Nele, encontram-se quatro cachoeiras de grande beleza, são elas a Tabarana, Conquista, Conceição e a que possui a maior queda d’água, a Bissoli, com 76 metros de altitude.

Em Brotas, encontram-se também outras cachoeiras, como a Bela Vista, constituída por ribeirões. Junto a ela, situa-se a Cachoeira Coqueiros, para chegar até elas, o visitante caminha por uma trilha que termina numa deliciosa água para se banhar. Para quem gosta de emoção, pode optar pela Cachoeira dos Macacos, que reserva uma trilha mais longa que segue pela encosta de um vale.

Opte por uma das seguintes pousadas:

Pousada Broto D’ água (14) 3653.5003

Pousada Jacaré Pepira (14) 3653.6152

Mirágua Refúgios (14) 3653.8085

Por Paula Cassandra


Distante 235 km de São Paulo, a cidade de Brotas possui paisagens de extrema beleza, contanto com muitas cachoeiras, entre elas, destaca-se a Cachoeiras do Cassorova, localizada na fazenda de mesmo nome. Para chegar até a sua queda d’água, de 45 metros, o visitante segue por uma trilha em meio ao Vale do Cassorova e deve passar pela Cachoeira dos Quatis, com 42 metros de altitude.

Já o Mirante das Águas possui três maravilhosas quedas d’água. Numa delas, a Cachoeira Saltão, com 75 metros de altura, o visitante pode praticar canyoning. A Cachoeira Ferradura, de 47 metros, e a Cachoeira Monjolinho, com 12 metros, são de fácil acesso e nelas é possível se deliciar em suas relaxantes águas.

Pouse em uma das seguintes sugestões:

Pousada do Lago (14) 3653.5797

Villa do Conde (14) 3653.5091

Pousada das Nascentes (14) 3653.6133

Por Paula Cassandra





CONTINUE NAVEGANDO: