Conhecida como Capital das águas, o município catarinense de Bom Jardim da Serra possui cerca de 35 cachoeiras e 14 rios. A Cascata Salto do Pelotas é o  maior conjunto de quedas da cidade, e seus 156 degraus permitem ao visitante chegar bem próximo às quedas d’água. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer o Mirante da Serra do Rio do Rastro, que proporciona uma visão panorâmica da Serra. A subida de cerca de 12 quilômetros da estrada de acesso é repleta de curvas e de natureza exuberante.

Um dos pontos turísticos mais procurados na cidade é o Cânion das Laranjeiras. Trata-se de uma bela formação encontrada na localidade de Santa Bárbara, com enormes paredões e ravinas. O passeio deve ser feito em grupos organizados com a orientação de um guia.

Quem visitar a cidade pode se hospedar no aconchegante Rio do Rastro Eco Resort. O hotel conta com vários chalés com varanda, aquecimento central de água, calefação  e TV com antena parabólica. Em sua extensão há também lago para pesca e passeio de canoa, trilhas e cascatas.

Fonte: Santur

Por Juliete Lunkes


O Recanto das Cachoeiras está localizado no alto da Serra da Roseira, em Brotas, interior paulista, e é um local extremamente privilegiado, já que conta com inúmeros atrativos e uma excelente conservação.

O Recanto oferece aos visitantes várias opções de passeios, como trilhas em diversos níveis, animais, cavalgada, arvomix, tirolesa, rapel panorâmico, trilha da pedra branca, e atividades off road.

Para quem se interessa por apenas aproveitar o local para descanso e diversão, o Recanto oferece piscina, vestiários, playground, restaurante, lanchonete e estacionamento.

Acesse www.recantodascachoeirasbrotas.com.br e conheça esse lugar espetacular! Informações também poderão ser obtidas nos telefones (14) 3653-3181, (14) 9163-3024. Bom passeio!

Créditos: Cris Keller


O município de Salto, a 114 km de São Paulo, conta com o Complexo Turístico da Cachoeira para receber turistas que desejam conhecer as belezas naturais do interior paulista. O local é patrimônio paisagísticos e histórico, devido à importância de sua área verde para a biodiversidade local.

Como diz o nome, o complexo possui uma cachoeira maravilhosa para se banhar e relaxar, com águas límpidas, sua queda d’água é a maior do Rio Tietê, onde deságua. Nesta região, o rio ainda possui águas cristalinas.

Em Saltos, existe ainda o Jardim das Bromélias, no Parque das Lavras. No local, é possível ter momentos de lazer e descanso. Outro parque da cidade é o Parque do Lago, situado às margens do Rio Tietê, destaca-se pela rica diversidade de espécies nativas de plantas e animais.

Opções de pouso:

  • Hotel Cascata II (11) 4028.1272
  • Hotel Porto Seguro (11) 4029.2999
  • Pousada Pôr-do-Sol (11) 4029.5995

Por Paula Cassandra


Paraty é um dos destinos muito procurados por turistas. Localizada no Rio de Janeiro, é uma cidadezinha super aconchegante, entre a serra e o mar, que possui tanto atrações históricas, quanto cachoeiras e praias.

Sua história está retratada no Centro Histórico, que abriga casarões coloniais e igrejas erguidos entre os séculos dezoito e dezenove, onde teve destaque o Ciclo do Ouro.

Neste local não é permitido o tráfego de automóveis, para preservar o chão de pedras pé-de-moleque feito pelos escravos da época. A Igreja Santa Rita dos Pardos Libertos, datada de 1722 em estilo barroco, feita de pedra e cal, foi a primeira a ser construída em Paraty.

Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade e a igreja que possui seu nome data de 1873. O Teatro de Bonecos, premiado em várias partes do mundo, também é destaque no Centro Histórico de Paraty, possuindo apresentações todas as quartas e sábados.

Com relação às praias, ficam um pouco distantes da cidade e o acesso é feito através de barcos, que proporcionam belos passeios. Paraty também possui belas cachoeiras, como a Tobogã, onde os visitantes podem experimentar o chamado “surf de cachoeira”, deslizando por uma pedra e caindo em uma bela piscina.


A 210 km de São Paulo, Ilhabela é uma fascinante cidade repleta de atrativos ecológicos. A Cachoeira do Veloso, com 70 metros de altitude, deságua em deliciosos poços com cristalinas águas. A Cachoeira dos Três Tombos tem uma queda d’água que brota de uma rocha com 20 metros de altura, a paisagem é fabulosa e completa com piscinas e duchas naturais.

A Praia da Armação é outro lindíssimo ponto turístico, por onde se chega através de uma trilha bem acessível. Ideal para quem gosta de esportes náuticos, como iatismo, vela e kitesurf. O cenário é ainda mais encantador devido aos dois riachos que cortam a praia e somada à beleza dos coqueiros.

Já a Praia da Caveira é deserta, propícia ao mergulho, nela é possível pescar em meio à tranquilidade da natureza.

Opções de hospedagem:

Hotel Pousada Ilha Sol (12) 3894.1116

Hotel Ilhabela (12) 3896.1329

Hotel Guanumbis (12) 3896.2009

Por Paula Cassandra


Os costumes e tradições presentes na cidade de Pirenópolis, em Goiás, transportam o turista de volta ao século 18. Não é difícil se deparar com tamanduás bandeira, tucanos ou algum pássaro exótico: a fauna e a flora da cidade estão muito bem preservadas.

A cidade oferece roteiros relaxantes e calmos, tomar banho em uma das muitas cachoeiras, andar à cavalo, pescar ou fazer trilhas são umas das opções.

A época ideal para ir a Pirenópolis é entre os meses de abril a julho, pois não é época das chuvas e as cachoeiras estão cheias. Não se preocupe com o frio, pois nesta região faz verão o ano todo.

Por Rosana Radke


Localizada a 237 km da cidade de São Paulo, Águas da Prata é uma cidade que pode ser destino ideal para quem procura sossego. As estradas que ligam a capital do estado a Águas da Prata são ótimas, com boa sinalização e com alguns trechos com praças de pedágio.

Como é localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade conta com uma paisagem linda, com montanhas, cachoeiras e trilhas para caminhadas. Outras atrações, são os espaços reservados para pic-nics, churrascos ao ar livre e muitos espaços para descansar.

A culinária é presente em todas as partes da cidade, principalmente na feirinha montada no centro da cidade, que oferece vários doces, além de comidas salgadas. Vale à pena conhecer!

Por Susan Mélany


O Parque de Aventuras Encontro das Águas, no município de Brotas, a 235 km de São Paulo, é um lugar extremamente encantador para turistas de todo o país. Nele, encontram-se quatro cachoeiras de grande beleza, são elas a Tabarana, Conquista, Conceição e a que possui a maior queda d’água, a Bissoli, com 76 metros de altitude.

Em Brotas, encontram-se também outras cachoeiras, como a Bela Vista, constituída por ribeirões. Junto a ela, situa-se a Cachoeira Coqueiros, para chegar até elas, o visitante caminha por uma trilha que termina numa deliciosa água para se banhar. Para quem gosta de emoção, pode optar pela Cachoeira dos Macacos, que reserva uma trilha mais longa que segue pela encosta de um vale.

Opte por uma das seguintes pousadas:

Pousada Broto D’ água (14) 3653.5003

Pousada Jacaré Pepira (14) 3653.6152

Mirágua Refúgios (14) 3653.8085

Por Paula Cassandra


Distante 235 km de São Paulo, a cidade de Brotas possui paisagens de extrema beleza, contanto com muitas cachoeiras, entre elas, destaca-se a Cachoeiras do Cassorova, localizada na fazenda de mesmo nome. Para chegar até a sua queda d’água, de 45 metros, o visitante segue por uma trilha em meio ao Vale do Cassorova e deve passar pela Cachoeira dos Quatis, com 42 metros de altitude.

Já o Mirante das Águas possui três maravilhosas quedas d’água. Numa delas, a Cachoeira Saltão, com 75 metros de altura, o visitante pode praticar canyoning. A Cachoeira Ferradura, de 47 metros, e a Cachoeira Monjolinho, com 12 metros, são de fácil acesso e nelas é possível se deliciar em suas relaxantes águas.

Pouse em uma das seguintes sugestões:

Pousada do Lago (14) 3653.5797

Villa do Conde (14) 3653.5091

Pousada das Nascentes (14) 3653.6133

Por Paula Cassandra


Se você acha que para encontrar aventura, cavernas e cachoeiras você precisa ir muito longe, está enganado. Aqui mesmo, em São Paulo, um parque reserva verdadeiras belezas protegidas.

Esse parque é o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como Petar. Fica localizado nos municípios de Apiaí e Iporanga e guarda mais de 300 cavernas. Abertas para a visitação do público são apenas 12, mas já dá para se encantar.

Além das cavernas, dá para se aventurar em trilhas, conhecer cachoeiras e se deliciar em um banho nelas. Não são todas, também, permitidas para o banho, devido à força das quedas.

O lugar perfeito para você que gosta de natureza e aventura, tudo isso pertinho sem precisar ir muito longe.

Por Larissa Nalin





CONTINUE NAVEGANDO: