A Bahia, estado brasileiro conhecido por seu incrível litoral, possui uma região belíssima de serras, cachoeiras maravilhosas e lindas quedas d’água. A região da Chapada Diamantina é um paraíso isolado baiano. 

É na Chapada que nascem alguns rios como o Jacuípe, Paraguaçu e o Rio das Contas. Lugar cercado pela particular vegetação da caatinga, rico em bromélias, sempre-vivas e orquídeas, fica encantador quando adentramos em suas cavernas e piscinas naturais.

Suas incríveis cachoeiras e quedas d’água chamam a atenção de aventureiros em busca de ação. Uma de suas mais famosas cachoeiras é a da Fumaça com seus assustadores 380 metros de queda, além da belíssima cachoeira do Buraco, lugar ideal para quem curtes esportes radicais como o trekking.          

Local para estudos geográficos e ponto fundamental de estudo de rochas pelos geólogos, a Chapada possuí uma variedade incrível de rochas que fazem parte de um super grupo conhecido por Espinhaço. Nesta grande cadeia de serras são encontrados alguns dos maiores picos do Brasil.

Quem adora natureza, esportes radicais e uma linda paisagem, deve conhecer a espetacular Chapada Diamantina. 

Por Rodolpho Medeiros


A caatinga (mata branca) é exclusiva do Brasil e grande parte da sua fauna e flora só existe no território brasileiro. Há um grande período de seca que faz com que a paisagem fique, aparentemente, esbranquiçada. Daí a origem do nome em tupi. Na parte mais alta da caatinga está a Chapada Diamantina, na região central da Bahia.

Vegetação rasteira, um enorme e belo conjunto de serras, rios e cachoeiras que formam piscinas naturais são algumas das atrações do local. Algumas áreas são preservadas e protegidas por lei. O turismo ecológico na Chapada é um dos mais procurados e uma das principais referências é o Parque Nacional da Chapada Diamantina, cujo órgão responsável é o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para conhecer lugares com tanta diversidade e pontos a serem explorados sempre é bom estar acompanhado por guias ou especialistas. O objetivo é não deixar que se perca nenhum detalhe. Um site com boas orientações é o www.eco.tur.br.

Por R. Tesch


A Bahia realmente é um celeiro de grandes paisagens, cachoeiras e diversas belezas naturais, mas uma em específico deve ser conhecida por se localizar no coração do estado: a Chapada Diamantina, que desenhada por montanhas, lagoas, rochas e cavernas, oferece aos visitantes atividades como rappel, tirolesa, passeios de barco, canoa, escalada entre outros.

Lá se pode encontrar grutas, como a Lapa Doce, lagos azuis e visões que somente quem for ao local podem imaginar. Como visita obrigatória, é sugerido ir até o Morro do Pai Inácio, que é o ponto mais alto da Chapada, com seus 1120 metros de altitude, da pra se ter a visão completa do parque.

A pousada Pé no Mato cobra diária a partir de R$ 45,00 em suítes simples. Quem for em galera pode pagar R$ 25,00 por pessoa em quartos coletivos.

Juliana Alves





CONTINUE NAVEGANDO: