Saiba aqui como morar no Chile legalmente.

O Chile é apontado como o país o mais promissor da América Latina. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é uma das entidades que já o colocam oficialmente no nível dos países desenvolvidos e isso tem despertado o interesse de muitos imigrantes.

Essas boas referências sócio-econômicas têm induzido o Chile a receber uma grande quantidade de cidadãos estrangeiros, vindos dos mais diversos países, como Venezuela, Haiti e Colômbia. Deixado assim, um pouco mais demorado o processo de solicitação do visto permanente no país.

Ainda assim, os brasileiros, do mesmo modo que os cidadãos da Bolívia, Argentina, Paraguai, Colômbia e Uruguai, países que compõem o Acordo do Mercosul, contam com os benefícios abertos por este acordo, para circular pelo país e até mesmo, domiciliar por tempo limitado com mínima burocracia.

Veja abaixo algumas dicas e informações importantes para quem pretende começar o processo de mudança, sozinho ou com a família, para o Chile.

  • Como solicitar o visto temporário – A pessoa é liberada, pelo governo chileno, para que permaneça no país como turista por no máximo 3 meses. Podendo a pessoa entrar dessa forma no país. Durante esse tempo é permitido dar início na documentação de visto temporário. Mais informações de como entrar no Chile como turista, acesse este link: http://www.extranjeria.gob.cl/faq/#turismo

O Chile oferece 4 tipos de visto temporários:

  1. Temporário – Esse modo libera para trabalhar no país, seja qual for a empresa, contanto que no momento que for solicitado os documentos, a pessoa informe que tenciona obter uma autorização de trabalho. Tem duração de um ano e pode ser prorrogada só por mais um ano. Após obter, a pessoa pode ingressar com o processo de visto permanente. Pode-se ver os critérios para obter esse visto neste link: http://www.extranjeria.gob.cl/faq/#temporales

  1. Contrato de trabalho: Tem validade por dois anos e é necessário que esteja trabalhando em uma empresa. Depois desses dois anos, pode ser prolongado e é possível a aquisição do visto permanente. O afastamento da empresa finda o período de visto, de imediato.

  1. Estudante: É válido por um ano ou do tempo da bolsa de estudos. Autoriza que estude em instituições reconhecidas pelo governo chileno. Após obtê-lo, é possível solicitar o visto permanente.

  1. Asilo Político: Para estrangeiros em perigo no seu país de origem.

Referente ao Dependentes – Pais, filhos ou cônjuges podem ingressar no país como dependentes de uma pessoa principal, mas, mesmo assim, precisam ir em buscar de um dos vistos acima.

Valores do Vistos – O valor para aquisição do visto difere conforme a modalidade e também o país de origem. Veja a tabela de preços aqui: http://www.extranjeria.gob.cl/

Visto Acordo Mercosul – Autoriza que permaneça no país por um ano, por ser um cidadão do Mercosul. Após é possível prorrogá-lo ou solicitar o visto permanente. A documentação para solicitação estão neste link: http://www.extranjeria.gob.cl

Visto Permanente – A documentação para solicitar o visto permanente precisa ser entregue pelo correio, em no máximo 90 dias antes de vencer o visto atual que esteja usando.

É de suma importância que assim que obter um visto, a pessoa adquira a RUT, o RG chileno. Esse documento lhe oferece muita liberdade no país. Pode abrir contas bancárias, obter um contrato de trabalho e plano de saúde. O serviço de imigração do governo pode ajudar na aquisição desse documento.

Lucineia Fatima Campos


Aproveite suas férias para ter uma experiência única visitando um dos maiores e mais secos desertos do mundo, o Atacama, no Chile. Só a vista quando se aproximar de carro já vai valer toda a viagem: dunas de areia e montanhas inteiras deste mineral formando uma paisagem digna de grandes filmes do cinema.

A região do Atacama é rodeada de vulcões e você poderá conferir de perto o Licancabur, grande e adormecido sem oferecer riscos por ser constantemente monitorado por equipe de geólogos. Há outros menores, todos monitorados para que turistas não tenham surpresas.

Seu passeio vai ficar ainda mais exótico e único quando fizer uma visita ao Valle de la Luna, ladeado por montanhas de dunas e pedras. Para os mais corajosos, experimente uma descida de sandboard no no Valle de la Muerte (Vale da Morte). Finalizando suas férias, não deixe de conhecer o Valle El Tatio e o espetáculo de gêiseres. São diversos jatos de água fervendo jorrando da terra cronometrados.

Por Lidianne Andrade


Aysén é uma região chilena que vem ganhando cada vez mais atenção dos turistas, onde massas de gelo se estendem para todos os lados em parques nacionais e criam paisagens impressionantes.

Em uma extensão de 120 quilômetros estão os Campos de Gelo do Norte que além da bela paisagem oferecem diversos tipos de passeios, como: navegar, pescar, praticar trekking ou montanhismo e destacam-se o Monte San Valentin e a Laguna San Rafael.

Já os Campos de Gelo do Sul, que são a terceira maior extensão de gelo no mundo, com 17 mil quilômetros quadrados e, passa pelas regiões de Aysén e Magallanes, também pertence à Argentina. É um território com quase 50 glaciares divididos entre os dois países e é protegido por parques nacionais. Nessa região é possível realizar passeios por mar ou lagos, caminhadas sobre o gelo, além de cavalgadas.

Aysén está no sul do continente americano e situa-se na região patagônica. Seu visual é incrível, existem vulcões, cordilheiras e lagos de águas verdes. É uma região de pesca e atrai diversos tipos de turistas. Para informações sobre pacotes, acesse www.recorreaysen.cl ou www.exploreaysen.com.

Por Danielle Vieira


Existem muitas belezas no mundo, mas não é preciso ir muito longe para visitá-las, aqui mesmo na América Latina podemos ver pelo menos 10 maravilhas que são de tirar o fôlego. Porém, é recomendável uma boa quantia de dinheiro porque as agências de turismo não tem costume de cobrar barato para levar você aos lugares mais belos e mais incriveis da América Latina. Eis aqui os 10 lugares mais incriveis para serem visitados:

1- Em Belize você pode se encantar com uma grande falha submarina conhecida como o Grande Buraco Azul, o mergulho é obrigatório.

2- Ao sul do Brasil não deixe de visitar as belas quedas das Cataratas do Iguaçu, visita obrigatória para todos os brasileiros.

3- Na cidade de Trujilo, no Chile, há o belissimo parque arqueológico de Chan Chan, da antiga civilização de Chimú.

4- Ao visitar nossos hermanos argentinos, vá à Patagônia e vislumbre o Glacial Perito Moreno, uma muralha de gelo impressionante.

5- Quer visitar uma cidade com características mineiras fora do Brasil? No México estas são as construções da cidade de Guanajuato.

6- Mas se quer dançar e aproveitar o ritmo de uma cidade noturna, Havana, em Cuba, é seu ponto de partida ou chegada.

7- Com as Cordilheiras ao fundo e lagos azuis turquesa, o Parque Nacional Torres del Paine, Chile, é um cartão postal exuberante.

8- Dizem que foi berço de civilizações antigas, mas o fato é que o Lago Titicaca, que divide a fronteira de Peru e Bolívia, é um gigante de belas paisagens.

9- Ilha de Pascoa, no Chile, é parada obrigatória para os curiosos, com suas construções gigantes e de origem misteriosa.

10- No horizonte uma imagem completamente branca e salina, assim é o Salar de Uyuni, na Bolivia: um deserto de sal.

Por Layla Rodrigues


Viajar pela América do Sul pode se tornar uma das mais extraordinárias experiências. Existem muitos locais com atrativos naturais e artificiais, desde uma cachoeira exuberante até hotéis confortáveis com muitas opções de lazer. O Chile é um dos roteiros mais procurados pelos brasileiros. E motivos não faltam.

Uma opção viável, interessante, é a centenária mansão de Dona Sara Braun e de Dom José Nogueira, situada no centro de Punta Arenas, extremo Sul do Chile. Atualmente, o local recebe o nome de Hotel José Nogueira, que conta com 22 apartamentos. Os quartos possuem tamanhos diferentes entre si, mas nutrem a construção original. Em termos de estrutura, o restaurante é bem conceituado entre aqueles que o visitam. Conta com dois ambientes e um jardim de inverno.

A diária do José Nogueira custa US$ 125 na baixa temporada (iniciada em abril e finalizada em setembro). Além desse custo, o hotel fica próximo a parques, museus e vários outros pontos turísticos.

Vale a pena conferir!

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


O hotel La Casona, de propriedade da Vinícola Matetic, apresenta uma grande programação para explorar toda a beleza do Vale San Antonio, no Chile, uma região próxima ao litoral, mas acolhida por montanhas.

Além de ser uma das maiores regiões produtoras de vinho da América do Sul, o Chile tem os Andes, o deserto e o mar que propiciam diferentes passeios para um público diverso. Em um desses pontos, está o hotel La Casona, uma das hospedarias mais aconchegantes do Vale San Antonio e que oferece passeios para amantes da natureza, aventureiros ou apenas aqueles que querem usufruir o ar puro da região.

Guias apresentam toda a flora e fauna local em caminhadas com duas horas de duração através de trilhas na mata nativa, vales, ravinas e planícies. O hotel também oferece passeios ciclísticos, de 30 minutos, pela propriedade e outras próximas em meio a uma paisagem relaxante.

Outra opção é o mountain bike, em circuitos de duas horas por vales, montanhas e leitos de rios; além da presença de rampas de salto, passeios por túneis e mirantes para se admirar a paisagem.

O La Casona também possui passeios feitos a cavalo apenas para pessoas que saibam montar, em programas de duas horas ou quatro horas com pausa para almoço ou lanche.

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.mateticvineyards.com.

Por Danielle Vieira


Os Lagos andinos estão localizados entre a Argentina e o Chile. É umas das regiões mais belas da América do Sul. Os lagos possuem águas cristalinas e ao seu redor há montanhas cobertas de neve, uma verdadeira obra de arte da natureza. Além disso, o lugar ainda possui uma fauna e uma flora deslumbrantes, fiordes, canais, ilhas e rios que cortam a região.

Há várias opções de passeios por lá. Uma dica é conhecer o lago Nahuel Huapi que fica na Argentina com ilhas e praias de areia vulcânica; também tem outros dois lagos:  O Lago Todos Los Santos que ganha destaque com seus vulcões Osorno e Calbuco e o Lago Llanquihue que é o segundo maior lago do Chile.

A cidade de Puerto Mont tem grande importância, pois abriga uma base de apoio aos visitantes e possui inclusive aeroporto. Lá o turista pode chegar de avião e se hospedar para melhor conhecer a região.

Por Karin Földes


Para quem não gosta de carnaval e também não quer gastar muito dinheiro, uma boa opção é fugir da bagunça indo para Argentina ou Chile.

Buenos Aires tem um ar de cidade europeia com a grande diferença de lá ser tudo muito mais barato do que no continente europeu. Lá, cada real vale 2,50 pesos. Contudo não dá para fugir do calor, pois as temperaturas passam facilmente dos 30 graus. Para quem gosta de fazer compras a Calle Florida é um calçadão que possui ótimas lojas com ótimos preços.

A capital do Chile (Santiago), é linda por estar ao pé da Cordilheira dos Andes e para quem gosta de temperaturas mais amenas, lá as temperaturas mal passam dos 20 graus mesmo no verão. Há passeios turísticos e também compras baratas para fazer.

Por Karin Földes


A Brasil Turismo está com oferta de pacote de viagem para Santiago do Chile, a partir de R$1.632,12.

Próxima à Cordilheira dos Andes e enriquecida pelos seus vinhedos e outras atrações, a cidade de Santiago é muito visitada pelos turistas brasileiros.

O pacote oferecido pela Brasil Turismo contempla cinco dias e quatro noites, com transporte aéreo de classe econômica, hospedagem com café da manhã, assistência de viagem internacional e passeios aos principais pontos turísticos de Santiago, Valparaíso e Viña del Mar. Esta última é o balneário principal do litoral do Chile, possuindo muitas opções de vida noturna e grandes edifícios. Já Valparaíso é o porto principal da região chilena, de onde sai a maior parte das exportações do país.

Mais informações aqui.

Por Elizabeth Preático


Uma opção diferente para quem gosta de viajar e curtir a folia do carnaval é a cidade de Santiago do Chile. Produtora de vinhos de excelente qualidade e famosa pelos seus bares e restaurantes a cidade também garante muita diversão aos turistas que buscam muita folia no carnaval.

Entre os destinos internacionais para o feriado do carnaval, Santiago está entre os mais procurados por turistas do mundo todo que buscam atrações diferentes das comuns aqui no Brasil.

Os pacotes variam muito e os preços são definidos de acordo com o tempo de estadia, o tipo de hospedagem e número de pessoas. Os pacotes básicos custam entre R$ 1.700,00 e R$ 2.700,00.

Consulte os preços e as melhores condições para você acessando o site www.cvc.com.br. Bom carnaval!

Por Milena Evelyn


Recentemente o Chile passou por crises que abalaram sua história.  O terremoto ocorrido em fevereiro e o caso dos mineiros presos tiveram repercussão mundial. Mas decorrente desses acontecimentos, foi relatado que o turismo sofreu grande aumento e revitalizou a economia do país.

Muitos veículos de comunicação divulgaram em grande parte do tempo informações sobre Chile, fazendo com que aumentassem a divulgação do turismo local, que é muito rico. A capital Santiago, região dos Lagos e outras, possuem museus reabertos após o terremoto, e é um ponto muito visitado. Tem também a vinícola Concha y Toro, que é a principal exportadora de vinhos do Chile.

Para quem aprecia boa literatura, irá se emocionar indo ao bairro da Bellavista, que é onde fica localizada uma das casas do Poeta Pablo Neruda.

Mesmo com crises, o Chile conseguiu se reerguer e mostrou ao mundo como a união fortalece uma nação.

Juliana Alves


Nos dois últimos meses só ouvimos falar do Deserto de Atacama por causa dos mineiros que estavam presos dentro da mina. Mas para quem não sabe, o deserto mais alto do mundo é um dos lugares mais belos para se conhecer no planeta. Além de hospedagens luxuosas e extremamente charmosas, tanto quanto exclusivas, e passeios inesquecíveis pelo deserto.

A FreeWay Brasil tem pacote de quatro dias para o deserto do Atacama que partem de cinco parcelas de 550 dólares, para cinco dias são cinco parcelas de 686 dólares e para nove dias são cinco parcelas de 1157 dólares.

Saiba mais pelo site www.freeway.tur.br

Por Victor Gonçalves


Em Santiago no Chile tem muitas opções de hotéis bons para se hospedar. Abaixo cito alguns:

– O hotel Crowne Plaza Santiago é cinco estrelas com quartos bem equipados, espaçosos e modernos. Tudo bem luxuoso. Wi-fi gratuita. Os quartos possuem vista para a cidade e para as montanhas. O hotel oferece aos seus hospedes campos de ténis, ginásio, sauna, jacuzzi, piscina exterior e tratamentos corporais. Restaurante com cozinha internacional e chilena.
Endereço do Crowne Plaza Santiago é Av. Libertador Bernardo O´Higgins 136, Centro, Santiago.

– O hotel Boulevard Suites, de cinco estrelas, tem quartos grandes com sala de estar, cozinha, banheiro espaçoso, além de uma vista linda da cidade e das montanhas. Wi-fi e estacionamento gratuitos. O hotel ainda oferece aos seus hospedes piscina aquecida e health club com sauna, ginásio, massagens e jacuzzi.
Endereço do Coulevard Suites é Av. Presidente Kennedy, 5749, Las Condes, Santiago.

Fernanda T. Sodré


Esta estrada talvez nem existisse se não fosse a postura arrogante do ditador Pinochet. Na década de 70 para mostrar aos argentinos que aquele inexplorado pedaço da Patagônia chilena tinha dono, o general enviou 10 mil soldados para o sul do país e desembolsou 200 milhões de dólares para construir a estrada entre as cidades de Puerto Montt e Villa O'Higgins.

Pinochet se foi, mas a estrada belíssima continua lá, podendo ser visitada de carro.

Pela estrada é possível se deparar com nevados, lagos, cachoeiras, pequenas cidades que renderão milhares de fotografias belíssimas.

Lá também há um antigo vulcão desativado, cuja última erupção ocorreu em 1991. Belíssimo de se conhecer. 

Por Victor Gonçalves


Destino de aventureiros e trekkers a Patagônia chilena se destaca com seus cenários deslumbrantes.  As trilhas do Parque das Torres Del Paine são as preferidas dos turistas.

Para os novatos a trilha “W” oferece 76 quilômetros de caminhadas, que em geral são percorridas em cinco dias. Já os experientes preferem a trilha “O” que dispõe de 90 quilômetros de caminhada, que exigem em média, nove dias para ser concluída.

O site www.fslodges.com, possui o mapa detalhado de cada circuito. Para quem irá pela primeira vez, invista em segunda pele, calça e blusa de tecido leve, casaco com capuz, gorro, luvas, óculos de sol. Nos pés botas impermeáveis e meias com duas camadas darão mais conforto durante a caminhada. Não se esqueça do protetor solar para o rosto e para os lábios.

Como toda aventura, bastões de trekking, cantil, lanterna e baterias extras também devem ser lembrados. Durante a trilha preste atenção na fauna típica, pica-paus vermelhos, raposas zorro gris e guanacos podem ser encontrados facilmente. Se for trazer lembrancinhas de lá, a dica é conferir o artesanato local e as peças de roupas de lã de ovelha.

Por Fernanda Peixoto


O exuberante Valle Nevado fica mais de 3000 metros sobre o nível do mar, localizado a menos de  cinqüenta quilômetros da cidade de Santiago do Chile, é a maior estação de esqui da América do Sul. Um verdadeiro Resort de Montanha.

Com mais de trinta pistas de esqui, divididas por categorias de acordo com os níveis de dificuldade, é o local ideal para os apreciadores de Esqui, snowboard, heli-ski, asa delta, helisurf, motonieve, trenó, e caminhadas.

Localizada na região dos Andes, a temporada que iniciou-se em junho segue até outubro. Este chamado “EL DORADO” dos esportes de inverno oferece aos visitantes uma impecável infra-estrutura com restaurantes, cinema, pub, salão de jogos e vídeo, creche, piscina aquecida ao ar livre, sauna, sala de ginástica, ginásio poli esportivo, lojas, transporte e tudo que for necessário para um temporada de férias inesquecíveis!

Os aventureiros que desejarem dirigir o próprio veiculo, deverão atentar para o uso de correntes nos pneus e nos horários pré determinados para subida e descida da montanha.

Fonte: www.vallenevado.cl

Por Silvane Romero


Santiago é impressionante, organizada, limpa e muito segura. Com paisagem impetuosamente única cercada pelas geleiras, oferece muitas atrações diversificadas aos seus visitantes e também é o ponto de partida para visitar outras cidades do Chile.

Na cidade os bairros possuem  suas próprias identidades, como LASTARRIA que é charmoso por sua arquitetura cafés e espaços culturais, feiras de livros e antiguidade. O PROVIDENCIA é cheio de vitalidade  com grandes atividades comerciais, atravessado por uma linha de metrô, é conhecido por suas inúmeras lojas de roupas, serviços, entre outras.

O aristocrático bairro BRASIL/CUMMNINGS, onde localiza-se a rua Cocha y Toro, com arquitetura europeia e uma praça central onde realizam-se  inúmeros e surpreendentes espetáculos ao ar livre BELLAVISTA é um elegante bairro boêmio, cercado de bares, restaurantes, lojas de artesanatos, com um fantástico parque com vista de toda a cidade, teleférico, zoológico, piscinas e muitos jardins, bastante freqüentado por intelectuais. Neste bairro localiza-se o Museu do poeta Pablo Neruda “La chascona”, onde antigamente era sua residência.

Por Silvane Romero


Você provavelmente nunca deve ter ouvido falar – ou se ouviu, poucas vezes – na cidade chilena de Pucón.Cercada por lindíssimas araucárias, o município ainda é pouco explorado turisticamente. Seus parques nacionais belíssimos e repletos de muito verde são muito convidativos à extensas caminhas, e os rios e quedas d’água permitem uma beleza ímpar.

A prática esportiva como descidas em botes, esqui e escaladas no topo do vulcão é muito comum em Pucón. Mas para quem não é muito adepto dos esportes radicais, um simples descanso pelas águas quentes que correm pelas rochas e formam piscinas termas já são um grande atrativo.    

O ponto fraco de uma viagem para Pucón são os altos preços. A grande quantidade de agências costuma explorar os exigentes turistas que pretendem visitar e descansar nas maravilhas da terra das araucárias.

Por Juliete Lunkes


A G3 Turismo está lançando pacotes turísticos para os meses de julho e agosto em Santiago, no Chile.

São dois pacotes com cinco ou quatro dias e os preços variam de  US$ 923 e US$ 1.130. Os pacotes incluem passagem de ida e volta, com saída de São Paulo, City Tour Panorâmico em Santiago, excursão ao Centro de Ski Portillio e Farellones (de acordo com o pacote escolhido) e almoço.

É indispensável a apresentação da carteira internacional de vacinação contra febre amarela tomada com mínimo de 10 dias de antecedência do embarque e o passaporte com validade mínima de 6 meses.

Maiores informações no site www.g3turismo.com.br

Emerson Santos 


Os amantes de aventuras podem conhecer diversos vulcões da América Latina. No Chile há o ativo Villarica, com 2.874 metros de altura, que está localizado dentro do Parque Nacional Villarica. Lá é possível o turista fazer uma escalada, acompanhado de guia. Além de escalada, é possível esquiar na estação de esqui Ski Pucón.

Além desse, o Chile possui ainda os vulcões Ollagüe, localizado na Cordilheira dos Andes (divisa com a Bolívia), Osorno, Pontiagudo e Casablanca, localizados na chamada cidade dos vulcões:Puerto Varas.

No Equador existe um dos maiores vulcões do mundo, o Cotopaxi. Localizado a 75km de Quito, este vulcão continua ativo.

Em Galápagos, na Ilha Isabela, estão localizados Sierra Negra, Cerro Azul, Alcedo, Darwin e Wolf. Lá é possível caminhar nas montanhas acompanhado de guia.

Fonte: IG

Por Fernanda Peixoto.


Existem determinados lugares, que se voc puder, deve conhecer e, a Ilha de Pascoa é um deles. Ela é uma Ilha isolada situada a 3700KM do Chile.

A Ilha ganhou fama, graças as estatuas dos Moais, que são esculturas gigantescas talhadas à mão na rocha vulcânica a mais ou menos 600 anos e  espalhadas pela Ilha e, até hoje um mistério para todos que a visitam. Bem mistérios a parte, A Ilha de Páscoa é realmente um local bonito e, se você tiver condições de visitá-la, mas não sabe onde se hospedar, aqui vai uma sugestão: Hotel Explora Rapa Nui. Esse hotel é ecologicamente correto, com excursões pela Ilha com guias experientes e poliglotas. As 30 acomodações do hotel são todas com vista para o mar. A permanência no hotel é de 3 noites, incluindo as refeições, bebidas e passeios. O lugar é  realmente muito interessante para ser visitado.

Se gostou da idéia e quer se hospedsr no hotel Explora é só acessar o sit e www.explora.com E descobrir os mistérios da Ilha de Pascoa, ou simplesmente apreciar sua beleza

Salete Dias


A Ilha de Páscoa é lugar mais remoto de qualquer lugar povoado. Em meio ao Oceano Pacífico, o arquipélago reúne milhares de quilômetros quadrados e abriga muita história: são estátuas gigantes (Moai), pinturas, e outros enigmas deixados por nossos ancestrais.

As belas esculturas são os principais cartões postais da Ilha de Páscoa. Das montanhas aos passeios por cavernas subterrâneas, muito mistério e adrenalina acompanham estas viagens.

Ao entrar nas cavernas subterrâneas da ilha, as passagens escuras e apertadas dão lugar a imensos salões de pedra com aberturas naturais, o que possibilita uma vista privilegiada das maravilhas do Pacífico e da Ilha da Páscoa.

Por Rosana Radke


O município de Vinã del Mar, no Chile, vive do turismo, por esta razão a infra-estrutura agrada vários gostos. Restaurantes e hotéis são bem planejados, tudo para recepcionar bem os visitantes.

A pouco mais de 100 quilômetros de Santiago, Vinã reúne diversos atrativos, um deles, e talvez o principal, são as praias da cidade: mais de três quilômetros de praia principal e outras que ficam fora da cidade.

O turista não pode deixar de conhecer o Parque Nacional La Campana, que abriga exuberante fauna e flora, e inclusive é possível fazer acampamentos no local. Passear pelo parque é um roteiro imperdível, principalmente em época de primavera, quando os jardins estão todos floridos.

Por Rosana Radke


O deserto do Atacama, no Chile, é o mais seco do mundo, as chuvas dificilmente passam dos 35 milímetros por ano. O deserto está localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico.

A cidade São Pedro de Atacama é a capital arqueológica do país, a cidade apesar de receber um significativo número de visitantes ainda mantém o ritmo de vida dos velhos tempo, com terras de chão batido e casas com telhados de palha.

Uma imagem fica guardada na memória de quem visita a deserto: o vulcão Licancabur, com seus quase seis mil metros de altura, ele divide o Chile da Bolívia.

Por Rosana Radke


Uma extensa área deserta no Chile, que deixa todos os visitantes de queixo caído por ser tão bonito e por reunir paisagens que não existem em outros lugares do planeta.

Bom, o que vale falar assim logo de começo, é que o sol por lá, reina forte e o dia todo, é comparado inclusive, com a temperatura em Marte. Por isso, muito, mais muito filtro solar e a presença de um guia, são fundamentais par a conhecer a região.

Em São Pedro do Atacama, um pequeno povoado, serve como base para aqueles que querem explorar o deserto sem ter que abrir mão totalmente, do conforto e da sombra. O lugar ainda preserva o ritmo dos povos antepassados e só uma pequena parada por lá, já significa uma aula de cultura, além de ser uma capital arqueológica para o país.

Alguns dos pontos que não podem deixar de serem vistos são: Vales da Lua e da Morte, e os gêiseres de El Tatio, petroglifos, povoados de um só habitante e cânions em vales multicoloridos. Vale a pena conhecer.

volcano

Por Susan Mélany


A Calcos Brasil Operadora de Turismo tem diversos pacotes para você desfrutar da Patagônia Chilena, que reserva paisagens deslumbrantes para os turistas!

Os pacotes permitem visitas a ao famoso Parque Nacional de Torres del Paine e a cidade de Puerto Natales, voando LAN numa viagem com estilo Eco Camp. Os preços são a partir de US$2277, para pacote de 7 dias com saída prevista no período de 02/12/2009 a 01/02/2010.

Esse preço é válido para hospedagem por pessoa, em apartamento duplo, com saídas de São Paulo,  e não inclui taxas de embarque. Para maiores informações, entre em contato com a Calcos: calcos@calcos.com.br.

Créditos: Cris Keller


Se você ainda não conhece Santiago, no Chile, comece a preparar a viagem para esta cidade. Com certeza ela é um dos lugares mais encantadores das Américas.

Atrás do emaranhado de prédios, se ergue majestosa a Cordilheira dos Andes. A capital chilena também é uma cidade moderna, cosmopolita e rica, está entre as 60 cidades com poder aquisitivo mais alto do mundo.

O Cerro Santa Lucia é um dos lugares mais visitados da cidade, com mais de 60 mil metros quadrados de área verde. Neste lugar, em 1541, foi fundou a então cidade de Santiago de Nueva Extremadura.

Outros lugares imperdíveis para se conhecer é o Mercado Central, o Museu Nacional de Belas Artes, que possui mais de cinco mil peças e a casa de Pablo Neruda, que fica disponível para visitação.

Por Rosana Radke


Se você está planejando visitar a famosa Ilha de Páscoa, tome nota de mais um documento necessário para entrar lá: um cartão chamado “Cartão de Visitante Rapa Nui”, exigência do governo chileno que está em vigor desde o início de setembro.

A medida foi uma solicitação dos próprios moradores da ilha, que reclamavam do grande número de turistas, alegando que estes, poderiam causar danos ao patrimônio e ao ecossistema do local.

O cartão irá ajudar na coleta de informações sobre as pessoas que visitam a Ilha de Páscoa e será controlado pelo aeroporto de Mataveri. Apesar disso, a medida não irá controlar a permanência dos turistas. A questão ainda depende da reforma constitucional proposta pelo governo chileno e que está sendo negociada entre o subsecretário do Interior do Chile, Patricio Rosende e as autoridades da ilha.

Por Marina Kuwahara




CONTINUE NAVEGANDO: