Na segunda-feira (dia 2 de abril), as exigências para a entrada de espanhóis no Brasil começam a valer. A medida foi tomada pelo Ministério das Relações Exteriores com base no conhecido princípio diplomático da reciprocidade. Ou seja, como a Espanha chegou a barrar a entrada de brasileiros, o governo do Brasil resolveu ampliar as exigências para a entrada dos espanhóis.

Segundo a Polícia Federal, a partir de agora será necessário que os espanhóis apresentem todos os documentos previstos em lei e passagem de volta (com data marcada). Além disso, também será necessário que os turistas espanhóis comprovem que possuem dinheiro o suficiente para se manter no país durante o período determinado. O documento que comprova o local de estada no Brasil ou um convite de morador brasileiro também é uma das exigências.

Somente em 2010, cerca de 1,6 mil brasileiros não puderam entrar na Espanha. A justificativa do governo espanhol era de que os brasileiros estavam tentando entrar ilegalmente. A partir daí, o governo do Brasil começou a negociar com o espanhol, mas as negociações não estavam evoluindo, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota. Além disso, o ministro disse que havia casos de brasileiros que tinham sido barrados e que eram inaceitáveis.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Por Matheus Camargo


Não muito explorada por turistas brasileiros durante o verão europeu, a cidade de La Coruña está localizada na costa noroeste da Espanha e possui um dos mais importantes portos da Europa.

O município histórico banhado pelo Oceano Atlântico revela belezas naturais e principalmente arquitetônicas. A principal atração turística de La Coruña é sem dúvidas a Cidade Velha. Lá são encontradas importantes construções religiosas como a Igreja de Santiago, a Colegiata de Santa María do Campo, que possui um  museu de Arte Sacra, e também o Convento de San Domingos. O clima bucólico da Cidade velha dá um charme ainda maior às pequenas praças repletas de árvores que cercam o local.

Outro lugar que não pode deixar de ser visitado em La Coruña é a Praça de María Pita, localizada bem no meio da cidade. Construída no ano de 1860, a praça é o principal ponto de encontro dos moradores e turistas. É lá onde se encontra o edifício do conselho, que possui a maior coleção de relógios da Europa. Para a viagem ficar completa, uma passada pelo antigo farol que orienta os navios em uma das costas mais perigosas do mundo, também é essencial.

Por Juliete Lunkes


Com a chegada do verão europeu o turismo nas cidades costeiras começa a ficar mais agitado. Na costa espanhola, cidades como Valência são o destino favorito de turistas do mundo todo. A capital da Espanha reserva inúmeras atrações para todos os gostos e estados de espírito, desde seus belos monumentos arquitetônicos, como a vanguardista Cidade das Ciências e das Artes, até a exuberante natureza de seus parques e jardins, que deram à cidade o título de cidade das flores, além, é claro, das belezas do Mar Mediterrâneo e dos rios Turia e Júcar.

Cidade das Ciências e das Artes é uma estrutura composta pelo Museu das Ciências, pelo Palácio das Artes, por um planetário e ainda um Museu Oceanográfico. E para quem não dispensa um agito, não pode deixar de participar da noite de Valência, que começa com o pôr do sol e só termina com o nascer dele. A melhor região para a diversão noturna é o bairro universitário, onde se encontra a maior opção de baladas e bares, desde os mais elegantes e sofisticados até os mais alternativos e undergrounds.

Por Juliete Lunkes


Será a sede das Olimpíadas em 2016, sendo assim a capital espanhola já está se preparando para receber os turistas. Foram construídos 12 hotéis no ano de 2008, depois em 2009 mais 3 e está para sair mais 35 este ano.

A cidade tem estrutura para receber 80 feiras anuais, em média chega a 42 mil pessoas. Madrid possui também 21 espaços para exposições, 106 museus e 104 centros culturais. Para atender toda uma demanda turística, você pode contar com mais de cinco mil restaurantes, e poderá realizar um passeio no Mercado de San Miguel onde pode degustar vinhos e outros produtos. Mas, não é só no Mercado que você poderá degustar os vinhos, Madrid conta com 39 adegas e possui roteiros para conhecê-las.

É uma cidade que dá boas opções de compras, pois andando pelas ruas você pode se deparar com estabelecimentos antigos e lojas de grifes famosas.

Para os amantes do futebol, o estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, possui uma estrutura que conta com quatro restaurantes e alguns museus.

A vida noturna de Madrid também é bem agitada e não vai deixar nenhum “baladeiro” na mão. Você pode encontrar diversão nos 33 mil pubs, bares e nightclubs espalhados pela cidade.

Caso você aprecie, também tem as touradas, porém creio que este não é mais o foco de atração turística devido a tanta polêmica.

Mas para você que está pensando em viajar por lá, fique esperto com a Siesta (ela existe mesmo, não é lenda!), o pessoal dorme depois do almoço, o horário normal dos estabelecimentos é das 8h30 às 13h depois das 17h às 20h, há museus que funcionam somente nos finais de semana. Outro fator importante são os feriados, na Espanha eles comemoram seus padroeiros e a cidade literalmente fecha durante uns dez dias.

Por Viviane Lima


A região de Andaluzia, na Espanha, tem sido considerada nos últimos anos, como um dos destinos turísticos mais completos do mundo. São mais de 800 km de praias que oferecem paisagens deslumbrantes e variadas.

A oferta de serviços é grande com altíssima qualidade e diversidade com campos de golfe, resorts, marinas, calçadões a beira-mar, estacionamentos, cais, e restaurantes os mais diversos que fizeram de Andaluzia o destino ideal para o turismo praiano e a prática de esportes náuticos.

Além de contar com uma estrutura adequada para a realização de congressos e encontros de grupos, os hotéis oferecem algo em torno de 80.000 vagas.

No interior, a extensão e a riqueza ambiental do território andaluz impressionam os sentidos.

Toda a província de Andaluzia, sem exceção, possui um patrimônio histórico e artístico de nível internacional, Alhambra de Granada, é só um dos exemplos.

Por Cintia Santoro


São dois cinco estrelas:

– O Hotel Ritz Madrid GL é puro luxo e totalmente exclusivo. O hotel tem um spa luxuoso, estacionamento gratuito e acesso Wi-Fi gratuito. Fica perto de muitos museus. Os quartos são decorados em estilo clássico com móveis em estilo antigo. Os banheiros são com mármore e ouro. O Ritz tem o restaurante Goya de alta qualidade. No bar do átrio é possível degustar o clássico chá da tarde. O luxuoso Ritz fica no endereço Plaza de la Lealtad, 5, 03.Retiro, 28014 Madrid.

– O Hotel Villa Magna, localizado no bairro de Salamanca, foi totalmente reformado em estilo clássico, designer contemporâneo e muitas lojas legais por perto. O hotel oferece sala de fitness, banho turco, restaurante requintado e um elegante bar. O endereço do Hotel Villa Magna é Paseo Castellana, 22, 04.Salamanca, 28046 Madrid.

Fernanda T. Sodré


Sabe quando você é criança e tem sonhos malucos como andar nas nuvens ou morar em baixo da água? Para a segunda opção já existe essa possibilidade. O restaurante Submarino Calle de la Rambia de El Saler fica dentro do Parque Oceanográfico de Valencia, na Espanha.

É possível comer no fundo sem se molhar. Essa é a exata sensação que o restaurante proporciona: de comer no meio da paz do oceano. As paredes são na verdade um imenso aquário, repleto de peixe de cores variadas e coloridas.

No cardápio as especialidades são paleta de cordeiro lechal e purê de abóbora, além de uma carta de vinhos espanhóis e importados do mundo todo.

Por Teresa Almeida


Outra obra que cresce diante dos olhos do grande público, amantes da arquitetura ou não, é o prédio desenhado para celebrar a chegada do século XXI, na cidade de Valência na Espanha.

O centro de Artes e Ciência veio ao mundo pelas mãos e imaginação do arquiteto Santiago Calatrava. O prédio é uma espécie de mini cidade que abriga  um anfiteatro, um museu, cinemas, um planetário e um parque oceabográfico a céu aberto.

É pouco ou quer mais? Se for a Europa não perca a chance de perder-se entre as diversas atrações do prédio visionário da cidade de Valência, na Espanha.

Por Teresa Almeida


Você olha, deseja as comidas na vitrine, faz o seu pedido, paga por ele e apóia o seu pratinho no balcão. Essa é a deliciosa receita que faz dos grandes mercados públicos mundo afora um sucesso. Não tem sido nem um pouco diferente com o Mercado San Miguel, em Madri (Capital da Espanha).

Reinaugurado no ano passado, ele se tornou o ponto de celebração da badalada noite madrileña. É perfeito para aquele encontro antes da balada. O San Miguel funciona de domingo a quarta-feira de 10hs até as 22hs e vai até as duas da manha de quinta a sábado.

Encontre mais informações em www.mercadodesanmiguel.es (site em espanhol)

Por Danielle Batista


Situada no centro da Espanha, a capital Madri possui belíssimos parques, uma imensa seleção de museus, monumentos e edifícios históricos. A cidade é um excelente destino turístico para quem busca mais do que uma simples viagem de descanso ou passeio. Além da cultura presente por todas as ruas, as belezas naturais de Madri também encantam.

Um simples passeio pelas suas largas avenidas ou aconchegantes praças já é o suficiente para sentir o espírito de Madri. Para completar, o ideal é ainda beber um café e comer um típico churros no fim do passeio.

A vida noturna da capital espanhola também é intensa. O sangue latino dos espanhóis lhes permite fôlego e alegria para permanecer fazendo festa até o amanhecer, sempre incansáveis. O mais interessante é interagir com seu povo, arranhar um espanhol e entrar no clima de Madri.

Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


Não tem como ver o filme “Vicky Cristina Barcelona” do Woody Allen e não desejar conhecer Barcelona. A segunda maior cidade da Espanha é um colírio para os amantes da arte.

Os museus são atraentes, obras de Miró são expostas na Fundação Joan Miró, Picasso é representado por algumas obras pouco conhecidas do co-fundador do cubismo e Gaudí fez questão de deixar sua marca registrada na cidade com o Templo Expiatório da Sagrada Família, ainda inacabada e que vem sendo construída seguindo a mesma base das catedrais da Idade Média. O término desta obra esta prevista para 2020. Além das pérolas destes singulares mestres ainda há o modernismo catalão  presente no Hospital de Sant Pau e o Palácio da Música Catalã. É o lugar perfeito para ver, ouvir e sentir com todo seu coração!


Segundo a EMBRATUR, a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro 2010 já teve início em janeiro. Um dos focos principais de atenção este ano é para Portugal, visto que são atualmente cinqüenta e seis vôos regulares que ligam este país ao Brasil, trazendo uma enorme quantidade de visitantes toda a semana.

Por isso, uma das participações da agenda em janeiro foi na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o estande brasileiro contou com a presença de diversos empresários da área, entre eles representantes de hotéis e promotores de turismo dos diversos estados.

Outro país visado pela EMBRATUR é a Espanha, e o Brasil já contou com participação também em um evento em Madri em janeiro (Feira Internacional de Turismo), com um estande que homenageou os cinqüenta anos de Brasília e contou também com a participação de diversos empresários da área.

Espanha e Portugal estão entre os dez países que mais enviam turistas ao Brasil, com destaque para o retorno da linha Air Europa Madri/Salvador, em dezembro do ano passado.

Assim, dos donos de redes hoteleiras e órgãos de promoção do turismo no Brasil vão estar inseridos no mercado internacional, divulgando seus produtos e serviços aos diversos países, para que o volume de turistas em nosso país seja cada vez maior.


Uma das mais importantes cidades espanholas, Sevilha ainda preserva traços da arquitetura moura. Basta caminhar pelas ruas da cidade para ver algumas relíquias de séculos atrás, há algumas ruínas de um anfiteatro e mosaicos nos pisos de algumas mansões antigas.

O turismo na cidade é uma das principais fontes de renda, pessoas de vários continentes vêm à cidade a fim de encontrar parte do importante passado histórico que viveu Sevilha.

Apesar de valorizar o patrimônio histórico, Sevilha não abriu mão da modernidade, se reinventou. Oferece aos visitantes hotéis luxuosos, bons restaurantes, alguns bares e a opções de lazer variadas.

Por Rosana Radke


Quem pensa que ir a Santiago de Compostela, na Espanha, é se deparar somente com mosteiros e igrejas está completamente enganado. A cidade é mais moderna do que se espera.

A cidade tem diversas opções de bares e restaurantes, e a noite, na cidade construída e visitada por peregrinos, costuma ser bem agitada. A Praça Quintana e a Rua de San Paio de Antealteares são as principais concentrações de jovens do lugar.

Para quem não curte muito os destinos religiosos, a dica é sentar em dos pubs e beber uma boa cerveja espanhola, ou visitar um dos mirantes da cidade, o Parque São Domingos proporciona uma das melhores vistas.

Por Rosana Radke


Às margens do Rio Guadalquivir, que também banha a Sevilha, a cidade espanhola de Córdoba reúne diversos sítios arqueológicos e um passado glorioso. A influência Moura deixou marcas evidentes por toda região.

Uma das atrações mais procuradas é uma visita pela Mesquita de Córdoba, construído no século 12, o edifício apresenta muitas formas arquitetônicas.

Visite também a Casa Andaluzí. O casarão, construído no século 12, tem acervo sobre a época medieval e a cultura islâmica, e é aberto à visitação.

Os melhores meses para se fazer uma visita à cidade são em abril e maio, por não apresentar temperaturas tão elevadas e proporcionar muitos festivais.

Por Rosana Radke


A ilha de Ibiza, localizada no leste da Espanha, é sinônimo de agito e curtição. Cada vez mais buscada por turistas baladeiros, Ibiza é a considerada a capital européia das festas.

E não é somente pelas festas que Ibiza atrai cada vez mais turistas. A paisagem do lugar deixa todos visitantes boquiabertos. Praias escondidas, mar azul, e verde por todos os lados entusiasmam até quem está acostumado com belas paisagens.

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Ibiza reúne beleza e elegância. Os hotéis luxuosos e os restaurantes sofisticados são marcas registradas da ilha. Em Ibiza o contato com a natureza se mescla ao conforto e ao glamour.

Por Rosana Radke

ibiza





CONTINUE NAVEGANDO: