Confira aqui as atrações que você deve conhecer quando for conhecer Gramado e Canela.

Consideradas duas das cidades mais encantadoras do Brasil, Gramado e Canela estão localizadas na Serra do Rio Grande do Sul e preservam em seus traços a cultura regional. Com um povo muito hospitaleiro e pronto para bem receber a seus turistas, são muitos os pontos turísticos que precisam ser visitados e conhecidos. Porém, se você está em dúvida sobre quais visitar, nós te daremos seis dicas de passeios incríveis e que merecem a sua atenção. São momentos para serem apreciados em família e com quem você ama. Vamos a eles:

Snowland

Considerada a primeira pista indoor de esqui nas Américas, o parque Snowland é hoje considerada uma das maiores atrações para serem visitadas na cidade de Gramado. O ingresso do local oportuniza diversas atividades, como o carrinho bate-bate, patinação no gelo, simulador 7D e duas horas em uma área cercada de neve, onde é possível fazer tubing e mini-tubing.

Quem busca por mais aventuras, pode alugar um equipamento ou agendar uma aula para fazer snowboard ou esquiar.

Vale lembrar que, somente em dias em que o parque não possui muita lotação, é possível permanecer na área de neve por tempo ilimitado.

Há diversos brinquedos interativos, porém, esses são pagos à parte. Uma dica importante ao prestigiar o Snowland é comprar antecipadamente o seu ingresso, de forma a usar uma fila expressa logo na entrada. Se possível, tenha uma experiência melhor e aproveite o parque durante os dias de semana, uma vez que em feriados e finais de semana o local lota.

Lago Negro

Um dos grandes símbolos da cidade de Gramado, o Lago Negro foi construído com a missão de recuperar o espaço que havia passado por um incêndio. No verão, as hortênsias florecem e dão um charme todo especial ao local. Além disso, as margens do espaço são envoltas em pinheiros, com mudas trazidas diretamente da Alemanha, da Floresta Negra.

Além de ser um parque muito bonito para ser visitado a qualquer hora do dia, o Lago Negro sintetiza muito bem Gramado, sendo um espaço para o romantismo e para passar bons momentos com a família.

Aproveite o local e faça um passeio pelo lago com o pedalinho, você vai amar.

Gramado Zoo

Buscando uma programação para toda a família? O Gramado Zoo é a melhor opção, já que traz uma proposta voltada para a educação ambiental. No local somente são encontrados os animais autóctones brasileiros que são mantidos em locais sem jaulas e em condições muito semelhantes àquelas do habitat natural. A visitação a pé leva em torno de 1h30 a 2h de duração. Também são disponibilizados passeios na parte da noite para que as pessoas possam ver os animais em seus hábitos noturnos. Porém, é necessário realizar o agendamento prévio para isso.

Alpen Park

Para os mais aventureiros, o Alpen Park é o destino de quem adora uma montanha russa. Chamada de Alpen Blizzard, sua altura é de aproximadamente 15 metros, proporcionando uma vista do vale a uma velocidade de 55 km/h.

Já o trenó alpino é a atração em destaque para quem prefere a calmaria, no qual é possível controlar a velocidade máxima do carro.

Quer atividades radicais? Tem também. O Super Salto é similar ao bungee jumping e o circuito de quadriciclo permite momentos únicos.

Vale lembrar que cada uma das atrações precisa ser comprada separadamente. Assim, o passe do Passaporte Alpen Park permite somente algumas áreas e com repetição ilimitada.

Parque do Caracol

Localizado em Canela, o Parque Caracol merece ser apreciado em qualquer época do ano por sua beleza inigualável. Em constante manutenção, o espaço possui locais para piquenique, churrasco e para quem gosta de fazer trilhas.A cascata do Caracol é vista pela lateral. Há um elevador que lava o viajante para o mirante superior, local que permite visualizar um pouco do rio que dá formação à cachoeira.

Para os que têm bom fôlego, a Escadaria da Perna Bamba é tirada de letra. São 700 degraus que permitem aos visitantes que eles vejam o Caracol de baixo.

Terra Mágica Florybal

Outra dica tanto para adultos como para crianças, o parque Terra Mágica Florybal foi construído pela marca de chocolates Florybal. Um ambiente cercado de magia e de índios, dinossauros, duendes, homens pré-históricos e figuras religiosas e mitológicas, é possível também se deliciar com uma mina e uma cascata de chocolate.

As atrações que são pagas à parte incluem um vôo do pterodáctilo, cinema 7D e parquinho.

Essa é, com certeza, uma experiência inesquecível e deliciosa.

Como se pode ver, são muitas opções para todos os gostos e bolsos. Difícil vai ser escolher entre tantas programações. Por isso, se organize e visite cada uma delas para não se arrepender depois.

Além das dicas apresentadas, ainda há muitas outras que merecem a sua atenção.

Se informe com um guia ou converse com as pessoas da região para ter a melhor estadia possível. A diversão é garantida.

Kellen Kunz


Confira aqui os melhores hotéis para se ficar em Gramado e Canela.

Gramado e Canela são duas cidades vizinhas no Rio Grande do Sul, com distância de apenas 7 km, e sua proximidade possibilita que os visitantes transitem entre elas como se fosse um bairro vizinho. A cidade de Gramado é conhecida como o principal destino de inverno do Brasil, por todo seu glamour e belezas cenográficas, além de diversos atrativos turísticos, que movimenta a região de turista durante o ano todo.

As duas cidades, apesar de uma ser mais conhecida que a outra, apresentam características importantes para o turismo e diferenças que podem complementar uma a outra. Canela é uma cidade mais rústica e menos explorada pelo turismo, com serras e fluxo menor de pessoas. Já Gramado uma cidade com suas praças e canteiros ajardinados, ruas bem cuidadas, com movimento mais intenso de pessoas.

Em Gramado as atrações estão espalhadas desde as áreas centrais até os arredores, oferece opções de hotelaria mais novas e confortáveis, além de se concentrar a maior parte dos restaurantes e de opções noturnas. Já no caso Canela, tem opções de pousadas com valores mais baixos e também com opções de apartamentos e casas de locação por diária. Se hospedar em Canela, e no caso, quiser curtir mais atrações de Gramado, vale bastante a pena ir de carro ou alugar um veículo.

Tanto uma cidade quanto a outra poderá curtir a serra gaúcha. Selecionamos aqui algumas opções de hotéis para se hospedar em Gramado e Canela.

É na avenida Borges de Medeiros que você estará bem localizado para conhecer e participar da maior parte das atrações de Gramado, como também perto de lojas e restaurantes. É nesta região que acontece os desfiles Natal Luz e o desfile de Páscoa e também onde se encontra o Palácio dos Festivais, galeria Largo da Borges, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais e, a Igreja Matriz.

O Prodigy Gramado é um novo hotel, inaugurado em 2016, no centro de Gramado, bem localizado a apenas a 400 metros da Rua Coberta. O hotel tem bons quartos, um lobby com pé direito de 4 andares e elevadores de vidro. O hotel muito bem avaliado possui bar, restaurante, recepção 24 horas, piscina, free Wifi, espaço Kids e academia de ginástica gratuita.

E ainda no centro de Gramado, o Laghetto Stilo Centro é uma outra ótima opção de hospedagem na cidade.O hotel está muito bem localizado, na rua de trás do Palácio dos Festivais. O Laghetto Stilo é reconhecido pela qualidade dos seus serviços e conforto dos seus quartos.

Já o Laghetto Stilo Borges, que abriu em 2017, é um pouco mais novo. O hotel ocupa quase meia quadra em uma das esquinas da Borges. Este hotel da Lagheto oferece um pouco mais de opções de área de lazer, como academia, piscinas térmicas (adulto e infantil) e espaço kids.

E ainda nas proximidades da Rua Coberta, tem a opção do Hotel Serrano, com bons quartos, espaço kids, academia e linda decoração dos apartamentos e áreas sociais.

O hotel Serra Azul é um dos mais conhecidos e tradicionais de Gramado. O hotel oferece uma ótima estrutura de lazer com piscina coberta, sauna, academia, espaço kids e quartos mais simples.

O hotel Casa da Montanha nos dá a impressão de um hotel alpino. Na parte interna traz elegância e os quartos têm decoração clássica e charmosa. Entre as opções, o hotel oferece piscina coberta, SPA e espaço kids.

Com apenas 12 quartos, o Petit Casa da Montanha remete a ideia de estar em uma cabana de campo. O hotel está localizado no centro da cidade.

Em Canela existe também uma grande oferta de hotéis e apartamentos que normalmente são mais em conta que Gramado.

O Grande Hotel de Canela é uma ótima opção para que gosta de curtir a natureza na serra. O centenário hotel fica no meio de um parque de 85.000 m² de área verde, em plena zona urbana e de quebra oferece seu próprio lago. O hotel oferece apartamento e chalés e tem em suas áreas comuns parquinho infantil, piscina coberta, quadras de tênis, academia, além de trilhas.

A Pousada das Araucárias tem acomodações e serviços muito elogiados e apresenta valores bons para hospedagem. O Hostel 142, localizado próximo da catedral, oferece um ambiente retrô. Oferece opções de quartos duplos, triplos e quádruplos. Os banheiros são compartilhados ou privativos e a cozinha é compartilhado. O hostel oferece uma área para churrasco.

Adoniran Peres


Confira aqui os melhores lugares para ficar em Gramado (RS).

Vai viajar para o Rio Grande do Sul, passar uns dias em Gramado e não sabe onde ficar? Qual o melhor bairro da cidade para se hospedar e quais os melhores hotéis para se acomodar? Então esse artigo é para você.

Separamos uma lista com as melhores acomodações de hotéis e localização da cidade, que estão entre os melhores avaliados. Para saber mais e descobrir onde ficar em Gramado, continue lendo.

Melhores Bairros

A melhor localização para ficar em Gramado, para quem pretende “turistar” bastante e conhecer os lugares, é o Centro, a Bavária e o Planalto. No centro se localizam os melhores hotéis, a estrutura de acomodação, gastronomia e comércio, são maiores, é o local mais indicado para quem procura por uma viagem mais agitada.

Já os bairros Bavária e Planalto, são regiões mais tranquilas, bem calmas e arborizadas, embora sejam locais próximos a área central da cidade. Então para quem busca por um pouco mais de sossego, mas ainda assim quer passear e conhecer os pontos turísticos de Gramado, esses são os melhores bairros.

Onde ficar em Gramado – Centro

Na Avenida Borges de Medeiros, um trecho bem movimentado e com muitos acontecimentos, quem decide se hospedar por lá terá muitas opções de restaurantes e lojas. O Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz, a Rua Coberta e o Largo da Borges (galeria) estão todos localizados nessa rua, onde também acontecem os desfiles de Natal e de Páscoa.

­– Prodigy Gramado

O hotel tem quartos bem confortáveis e apessoados, um lobby muito chique e elevadores de vidro e piscina na parte externa. Além de ser muito bem localizado (na parte plana da Av. Borges), também está próximo da Praça das Etnias e da parada do Bostour – sentido Canela.

– Casa da Montanha

O típico hotel alpino por dentro, porém, com a elegância de uma casa de campo inglesa. Os apartamentos possuem decoração bastante aconchegante e clássica. Tem piscina coberta, spa, carrossel antigo que atrai as crianças no espaço kids.

– Serra Azul

Esse é considerado o hotel mais tradicional da cidade, também pode ser encontrado na internet pelo nome de Serrazul. Já foi considerado sinônimo de Glamour do Festival de Gramado, e ficou conhecido pela maravilhosa área social que possui. Os quartos são até simples, perto do restante da estrutura de lazer que o hotel possui, com academia, sauna, piscina coberta e espaço Kids. Mesmo quem não for se hospedar por lá, passe para tomar um drink no bar, o local vale muito a pena conhecer.

Onde ficar em Gramado – Bairro Planalto

Esse é um dos bairros que fica localizado mais próximo ao centro, já com um clima diferente, mais calmo, arborizado e bastam uns 10 minutos para estar no meio do agito. Próximos ao local é possível encontrar o Lago Joaquina Bier e o Lago Negro, dois lugares com atrações tradicionais de Gramado. E a Rodoviária fica localizada nesse bairro.

– Hotel Saint Andrews

Um dos hotéis mais românticos da cidade, a decoração é de uma mansão com design e arquitetura bem europeia e cheia de luxo. Fica em frente ao Lago Negro e possui uma vista sensacional do Vale do Quilombo. Apesar de ser um hotel pequeno, é perfeito para ter uma viagem inesquecível.

– Hotel Rita Hoppner

Esse hotel fica localizado a 1 km do Centro, e é um dos melhores hotéis em estilo chalé. Possui piscina privativa e aquecida, muitas árvores e um belo jardim. Ficando bem próximo ao Mini Mundo.

Onde ficar em Gramado – Bairro Bavária

É possível encontrar alguns dos melhores hotéis no bairro Bavária, uma área bastante agradável e arborizada. Fica a cerca de 20 minutos a pé, 1 km de distância. Um bairro muito charmoso e com hotéis e pousadas aconchegantes, além de alguns restaurantes bem recomendados.

– Bavária Sport Hotel

O hotel mais bem recomendado da região, e um dos mais tradicionais da cidade também. Possui restaurante e uma área de lazer com estrutura bem atraente. Piscinas, salão de jogos e campo de mini golfe. A área onde o hotel é localizado é agradável e bem arborizado.

Por Susan NogArt


Confira aqui algumas dicas de roteiro para passeio em Gramado (RS).

Gramado é um local muito conhecido no Brasil e também no exterior. Recebe muitos turistas em diversas fases do ano e com isso gera um alto fluxo de dinheiro para o município, que fica na bela Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Em Gramado passam mais de 2 milhões de turistas anualmente e a explicação para esse sucesso é que essa cidade tem pontos turísticos lindos e encantadores. Quem visita Gramado, vai querer voltar milhares de vezes e vai falar bem da região para outras pessoas. Esse é um círculo vicioso e que torna a popularidade da região ainda maior.

Conheça agora um pouco mais sobre as opções de diversões em Gramado.

Se programe para ir a Gramado

Gramado é um local com infinidades de opções turísticas. Cada uma mais encantadora que a outra. Por isso o ideal é se programar para ficar pelo menos uns 10 dias por lá. Além dos pontos turísticos, Gramado tem variadas opções gastronômicas que precisam ser apreciadas por seus visitantes. Então se programe para viver uma viagem incrível nessa região.

Conheça agora as melhores opções turísticas de Gramado

Gramado Zoo e Parque Gaúcho e Parque Gaúcho

O Gramado Zoo é um local repleto de animais de espécies brasileira. Para quem gosta de ver muitos animais de beleza encantadora, então pode optar sem medo por essa opção turística. O Gramado Zoo funciona desde 2008 e tem seu sucesso garantido a cada dia, além de ser uma ótima opção para o passeio em família. No Gramado Zoo o visitante tem um local seguro, com vidros blindados, jaulas e enormes viveiros de imersão, para mostrar suas variadas espécies de animais da fauna brasileira.

Já o Parque Gaúcho é ligado ao Gramado Zoo. Nele o visitante tem muitas opções de atrações incríveis e que podem ser feitas por todo tipo de pessoas. Digamos que é uma diversão ilimitada e que atrai muitos turistas. Veja agora algumas das atrações do Parque Gaúcho:

– Cidade dos Gaúchos

É um incrível espaço temático e interativo que fez a reconstituição de uma vila do interior do pampa no século XVIII. Na cidade dos Gaúchos os visitantes vão encontrar: oca de capim santa fé dos índios guaranis, estância cimarrona e a capela de pedra. Quem desejar pode tomar um chimarrão, junto ao fogo chão e ainda ter a oportunidade de ouvir a história da vila.

– Passeio de cavalos, pônei e carreta de bois

Essa é uma atração que agrada muito a crianças e adultos. E é uma diversão certa. Essa é uma opção para ter o primeiro contato de montar no animal e com um valor bem bacana. O passeio a cavalo custa R$10,00 e de carreta custa R$5,00.

DreamLand- Museu de Cera

Essa é uma ótima opção para os visitantes mais curiosos w que querem ver as réplicas mais perfeitas de artistas e figuras famosas. Ele é o primeiro museu de cera da América Latina. Essa sem dúvida é uma das atrações mais desejadas para quem viaja a Gramado. As esculturas são perfeitas e impressionam até mesmo os mais exigentes. A atração funciona diariamente e as vezes surgem promoções bem atrativas para os visitantes.

Mundo de chocolate

A última dica é o Mundo de Chocolate, e ele não é menos importante. Pelo contrário. Todos os visitantes/turistas que vão a Gramado devem passar por esse local. Muitos afirmam se sentir em um cenário de filme e o cheiro que toma esse local é tão incrível, que se torna inesquecível. Lá você tem a opção de conhecer a mini fábrica de chocolate e ver a sua fabricação, além de poder degustar também. Quem desejar, pode colocar literalmente a mão na massa e fabricar seu próprio chocolate. No Mundo do Chocolate, você tem outras opções como: Conhecer a história da primeira fábrica de chocolate da América Latina, ver esculturas de até 4 metros de altura e ter um ambiente com delicioso aroma de chocolate.

Como podemos ver, Gramado é um lugar maravilhoso e que deve ser apreciado nos mínimos detalhes!

Escrito por Cristiane Amaral


Confira aqui algumas dicas de restaurantes para comer em Gramado (RS).

Pensando em visitar a Serra Gaúcha? A cidade de Gramado é conhecida por seus encantos e pela preservação de sua cultura em cada cantinho aberto para visitação. E, para aqueles que por ali passam, é difícil escapar de uma gastronomia recheada de opções e para todos os gostos. Pensando nisso, nós preparamos uma seleção das melhores opções em restaurantes e pratos que, com certeza, irão te conquistar. Tem uma dica para cada dia do seu passeio.

Café Colonial típico Alemão

Uma das maiores tradições da serra do Rio Grande do Sul são os cafés coloniais típicos alemães. Uma experiência única, essa modalidade é servida normalmente na mesa do cliente e mistura tudo em uma refeição só: pratos salgados e doces com uma diversidade única. São mais de 80 variedades em quitutes.

Em Gramado, o pioneiro nesse tipo de refeição é o Café Colonial Bela Vista, localizado em dois endereços para bem atender a todos os seus clientes. Hoje, ele é também considerado o maior de todos na região. Para mais informações e localização, acesse o site https://belavista.tur.br.

Além desse, temos ainda o Gramado Café Colonial, que desde 1984 mantém as mais tradicionais receitas da culinária italiana e alemã. Em um amplo espaço, o café é hoje uma grande referência no ramo e está localizada na estrada que liga Gramado a cidade de Canela. Para mais informações, o portal é o http://gramadocafecolonial.com.br/.

Outra sugestão para quem está buscando conhecer mais sobre a gastronomia alemã são os cafés coloniais na colônia. Esses são ofertados na maior parte dos passeios de agroturismo, com paradas em cafés que preservam as tradições. Por isso, se informe em agências de turismo sobre essa opção de pacote.

Fondue: um pouco da Suíça no Brasil

Trazendo um pouco da Suíça para a culinária de Gramado, temos os tradicionais fondues da cidade. Normalmente, a sequência de fondue é feita em três etapas. Na primeira, é servido uma cumbuca com queijos derretidos, vindo essa à mesa sobre um réchaud e com acompanhamentos como goiabada, batatinha e nacos de pão. Basta mergulhar todas as opções no queijo e se deliciar com as combinações.

Em seguida, é a vez do fondue de carne. Uma travessa com tipos diferentes de carne é trazido à mesa com diversos molhos diferenciados e que garantem uma combinação única. Junto a isso, uma pedra prendida a um réchaud é untada com sal, no qual são chapeadas as carnes.

A última etapa é a mais doce, com o fondue de chocolate. Alguns restaurantes oferecem a opção de chocolate preto e também o branco, mas é importante se informar caso você não abra mão de algum deles. Acompanham o chocolate as frutas cortadas e, normalmente, mini waffers.

Sobre o fondue, é importante informar que a cidade de Gramado possui centenas de opções e com os mais diversos preços e qualidade. Por isso, é importante se informar para não se decepcionar depois.

Entre as dicas mais conhecidas nesse ramo gastronômico, pode-se citar o Chateau de La Fondue Restaurant (https://www.chateaudelafondue.com.br), unindo requinte e um excelente atendimento. Ainda, o Restaurante Carlitos (https://www.restaurantecarlitos.com.br/) é outra boa opção, com fácil acesso e localização privilegiada.

Galeto e Massas

A gastronomia italiana invade Gramado com opções únicas para almoçar. As galeterias oferecem, primeiramente, uma sopa de cappeleti. Após a entrada, são trazidas à mesa os acompanhamentos de polenta, tortéi, salada de radicci com bacon, spaghetti, salada de batata e maionese e, por fim, o galeto assado em pedaços. É importante lembrar que todos os itens possuem reposição à vontade, bastando acenar para o garçom.

Em Gramado, o restaurante mais tradicional nesse sentido é o Nonno Mio (http://www.nonnomio.com.br/). Além desse, ainda temos a sofisticada Casa di Paolo (http://casadipaolo.com.br/).

Agora, se a sua ideia é somente focar nas massas, também há excelentes opções disponíveis. Entre elas, pode-se citar a Cantina Pastasciutta (http://www.pastasciutta.com.br/), onde é possível escolher entre as 15 massas artesanais disponíveis, que são combinadas com 20 opções de molhos.

Apesar dos destaques da cidade se referirem a essas refeições já citadas, Gramado oferece também diversas opções em pizzarias, com opções a La Carte e, também, em comida asiática. Por isso, não faltarão espaços para conhecer e se deliciar.

Kellen Kunz


Confira aqui a programação e o preço dos ingressos para o Natal Luz 2016-2017 de Gramado (RS).

Sabia que o maior evento natalino do mundo acontece no Brasil? Pois bem, o Natal Luz ocorre em Gramado/RS e atrai mais de 2 milhões de turistas todos os anos. Nesta edição, ele ocorrerá no período de 28 de outubro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. Os ingressos podem ser comprados no site oficial do Natal Luz.

São diversas atrações divididas entre desfiles, shows e exposições. Confira a seguir a programação principal do Natal Luz.

· Eventos Gratuitos

1) Show de Acendimento

É um espetáculo em que as luzes da cidade são acesas. Neste momento, ocorre também um show com artistas e música.

Quando acontece: Em novembro e janeiro, nas sextas, sábados e domingos. Em dezembro, de quarta a domingo.

Horário: 20h30min.

Local: Palácio dos Festivais.

2) Parada de Natal

É um desfile com banda e diversos personagens natalinos.

Quando acontece: De sexta a domingo.

Horário: às 16h, porém, nos dias 26 e 27 de novembro, ocorrerá às 17h.

Local: Avenida Borges de Medeiros e Rua Coberta.

3) Vila de Natal

É onde fica a casa do Papai Noel e ocorrem diversas apresentações e exposições.

Quando acontece: todos os dias.

Horário: das 10h às 21h.

Local: Expogramado.

· Espetáculos e Atrações Pagos

1) Eu sou Maria

É um espetáculo que conta com apresentações artísticas de sopranos, tenores, atores, orquestra, bailarinos, cantores ao vivo. A história começa quando Maria compromete-se em dar à luz ao menino Jesus e é finalizada em acontecimentos do Natal.

Quando acontece: nos meses de novembro, dezembro e janeiro, nas quartas e sábados.

Horário: às 21h30min.

Local: Lago Joaquina Rita Bier.

Preços dos ingressos: arquibancada – R$135 + R$15 (taxa de conveniência); camarote – R$175 + R$15 (taxa de conveniência).

2) Natal pelo Mundo

É um musical, que mostra a história de Sofia em sua infância visitando a Fábrica de Natal. Depois, quando adulta, ela retorna a este lugar e reencontra seus amigos e conta a eles sobre as suas viagens pelo mundo. O evento conta com diversos cenários tecnológicos, que demonstram diversas festas natalinas em diferentes países.

Quando acontece: nos meses de novembro, dezembro e janeiro, nas terças e sextas.

Horário: às 21h.

Local: Expogramado.

Preços dos ingressos: arquibancada – R$125 + R$15 (taxa de conveniência); camarote – R$165 + R$15 (taxa de conveniência).

3) Grande desfile de Natal

É um espetáculo que conta a história de uma família ao longo de suas memórias natalinas. O desfile conta com carros alegóricos, neve, personagens de Natal, dança e música.

Quando acontece: nos meses de novembro, dezembro e janeiro, nas terças e sextas.

Horário: às 21h.

Local: Expogramado.

Preços dos ingressos: arquibancada – R$135 + R$15 (taxa de conveniência); camarote – R$175 + R$15 (taxa de conveniência).

É importante lembrar que o Natal Luz reduziu o número de atrações para este ano, por isso é bom comprar os ingressos com o máximo de antecedência.

Camilla Silva


Confira aqui os principais pontos turísticos de Gramado (RS).

O Sul do Brasil é um lugar repleto de paisagens deslumbrantes e ótimos lugares para se visitar. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, são muitos os pontos turísticos da cidade, que são visitados diariamente por milhares de turistas do Brasil e do mundo. Conheça alguns pontos turísticos de Gramado e descubra mais sobre esta incrível cidade.

– Lago Negro: É um lago artificial localizado na cidade de Gramado, onde é possível passear de pedalinho. Aberto 24 horas por dia, o local dispõe de bar, restaurante e lojas, ele fica na Rua A.J Renner, no bairro Planalto.

– Lago Joaquina Rita Bier: O lago fica na Rua Leopoldo Rosenfeldt e tem mais de 17 mil metros quadrados, cercados por hotéis, casas de veraneio e araucárias sexagenárias. O local é visitado por turistas e frequentado pelos moradores da cidade, que praticam exercícios no local.

– Mini Mundo: É uma das principais atrações turísticas de Gramado. O local é composto por réplicas em miniatura de famosas construções ao redor do mundo, que podem ser conhecidas pelos visitantes que passeiam pelo parque temático. O Mini Mundo fica na Rua Horácio Cardoso, 291 – Planalto.

– Reino do Chocolate: O espaço temático é totalmente direcionado ao chocolate e foi inaugurado no ano de 2008, pela Caracol Chocolates. No local você conhece a história do chocolate e do cacau de uma forma ilustrativa e divertida. É um ótimo lugar para ir com crianças. O Reino do Chocolate fica na Avenida das Hortênsias, em Gramado.

– Praça Major Nicoletti: A praça tem mais de 80 anos e ganhou, em 2003, uma nova decoração, que inclui árvores, flores, bancos e banheiros públicos. Trata-se de um ponto turístico histórico, que vale a pena ser visitado.

– Hollywood Dream Cars: O Museu está instalado em uma área de cerca de mil metros quadrados e conta com uma coleção rara de veículos antigos, como Cadillacs, Buick 1951, Pontiac 1951, entre muitos outros. O lugar é perfeito para quem gosta de carros antigos. O Hollywood Dream Cars fica na Avenida das Hortênsias, 4151.

– Aldeia do Papai Noel: O local abriga a Casa do Papai Noel e é considerada a residência oficial do Papai Noel na América do Sul. O parque temático possui decoração natalina durante o ano inteiro e simula um cenário tipicamente europeu. Ideal para as crianças. A Aldeia fica na Rua Bela Vista, 353 – no centro de Gramado.

Por Luana Neves


Se você está à procura de Pacotes de Viagem para a Serra Gaúcha, então deve ficar atento para as opções oferecidas pela Azul. Acessando o seu portal de viagens você encontrará diversos locais com bons preços.

Saindo de São Paulo/Campinas, a empresa está oferecendo pacotes para 03 noites, sendo que o cliente terá direito a café da manhã, translado e passagem aérea.

Ficou interessado? Então vamos verificar qual a melhor opção para você:

  • Hotel Klein Ville Canela – Ele tem o custo de R$ 580 (ou em 10 vezes de R$ 58);
  • Toscana Laghetto Gramado – Aqui você paga por 03 noites o total de R$ 690 (ou em 10 vezes de R$ 69);
  • Hotel Continental Canela – O preço é de R$ 720 (ou em 10 vezes de R$ 72);
  • Villa Bella Hotel Conceito – O valor a ser pago é de R$ 730 (ou em até 10 vezes de R$ 73);
  • Laje de Pedra Hotel e Resort – Neste caso o custo é de R$ 870 (ou em 10 vezes de R$ 87).

Para fazer a sua compra, a empresa exige que o pedido seja feito com 10 dias de antecedência. A viagem deverá ser realizada entre o período de 01 de setembro até 31 de outubro de 2011.

Para ter mais informações sobre os locais, gastronomia, pontos turísticos, além de fazer a sua reserva, acesse o site da Azul.


Gramado não é só conhecido pelo Festival de Cinema, mas também pelas gostosuras do chocolate. Várias lojas oferecem uma variedade dessa guloseima pra lá de tentadora.

No inverno a cidade fica charmosa, ótima para casais que podem desfrutar de um jantar romântico com direito a lareira.

A herança de italianos e alemães deixada na cidade é vista nos museus, parques temáticos e algumas propriedades rurais abertas à visitação de turistas, a degustação nesses passeios é obrigatória! Normalmente é servido salame, queijo, vinhos, linguiças que são produtos típicos da região.

Alguns atrativos em Gramado merecem ser visitados, tais como: o Harley Motor Show, que é uma mistura de museu com bar, com motos clássicas espalhadas e sofás de couro, sendo uma decoração extremamente exuberante ao som do Elvis Presley.

O Mini Mundo é um parque temático da Dinamarca, com castelos, casas e ferrovias. Ainda citando parque temático, outro que merece uma visita é o Mundo Encantado, também é em miniatura, porém a diferença é que este mostra a herança de Gramado, dos imigrantes italianos e alemães.

O Museu Hollywood Dream Cars, é uma amostra de carros antigos. Em Gramado também tem um museu da cera, chamado de Dreamland Museu de Cera.

Entre os dias 07 e 24 de abril acontece o evento Chocofest, que conta com a Casa do Coelho, a Rua Encantada e desfiles.

Por Viviane Lima


A cidade de Gramado, que fica na Serra Gaúcha, é um destino muito apreciado nesta época em que o inverno já está se aproximando.

Para aqueles que gostam de curtir um clima mais friozinho, acompanhado do calor da receptividade de uma cidade turística bonita e aconchegante, com características da colonização alemã e italiana, visitar Gramado sem dúvida, será inesquecível.

A cidade possui várias atrações para os visitantes, além da beleza natural de sua arquitetura, como as fábricas de chocolates e o mundo de miniaturas, que conta a história do local com uma pequena arquitetura em movimento.

De 07 a 24 de abril ainda acontece o delicioso Chocofest, que é o festival de chocolates da cidade.

Como feriado de Páscoa se aproximando, as empresas de turismo oferecem diversos pacotes de viagens. Uma destas empresas é a CVC, que proporciona saídas promocionais com preços a partir de R$588, com saída de Florianópolis-SC, para uma estadia de 02 noites.

Mais informações no endereço www.cvc.com.br.

Por Elizabeth Preático


Conhecida por seu charme e requinte, a região Sul brasileira atrai grande número de turistas em todas as épocas do ano, sobretudo no outono e inverno por apresentar traços europeus na edificação e estilo de várias de suas cidades, com destaque para Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Até 27 de março, ocorrerá em Gramado a 21ª Festa da Colônia de Gramado, evento que unifica a gastronomia e a cultura de três centenas de colonos descendentes de italianos e alemães, etnias predominantes no Sul. Gratuita, a ocasião é realizada de segunda a sexta-feira, até o dia demarcado acima, no Centro de Eventos ExpoGramado.

A CVC, de olho no acontecimento, promove pacotes especiais para aqueles que se interessarem. Rodrigo Rocha, gerente de produtos da agência para a região Sul, afirma ter disponibilizado aproximadamente 700 assentos em voos regulares e fretados por todo o país, principalmente porque os brasileiros passam a ter acesso a mais conhecimentos sobre a história e a colonização da região.

Para saber mais informações sobre a programação basta acessar o site da CVC. O evento acontece na Avenida das Hortênsias, 2029 (Centro de Gramado), de segunda a quinta-feira, das 10h às 22h, e de sexta-feira a domingo, das 10h às 23h.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Para aqueles casais que planejam casamento e querem passar a lua de mel curtindo o friozinho do inverno, uma ótima é o Hotel Varanda das Bromélias, em Gramado, Rio Grande do Sul. O hotel, como o próprio site diz, tem uma “vocação natural para lua de mel”, evidenciada por sua decoração romântica.

Localizado no ponto mais alto de Gramado, o Hotel proporciona uma bela vista aos hóspedes. Além disso, está a apenas 5 minutos do centro da cidade. O Hotel oferece aos recém-casados pacotes especiais de lua de mel. A partir de R$ 2.593 é possível hospedar-se por 5 dias, além de ganhar de presente 2 massagens e 1 fondue de chocolate.

Com certeza uma ótima opção para aqueles que querem passar a lua de mel curtindo o inverno do sul do país. Para mais informações, acesse o site: www.varandadasbromelias.com.br.

Por Tamara Fonseca


Composta por belezas naturais, a Serra Gaúcha, possui atrações naturais desde montanhas até cachoeiras. Em Gramado, por exemplo, fica localizado o Parque Knorr, com 72 metros quadrados de flores e bosques.

Também no centro da cidade, a Igreja de São Pedro é uma cidade em miniatura, e muitas delas construções européias.

Outras cidades como Canela e Bento Gonçalves, são procuradas geralmente no inverno para passeios turísticos.

Quem quer economizar na viagem, pode se hospedar no Gramado Hotel, onde as diárias variam entre R$ 25 e R$ 39 dependendo do tamanho do quarto. Para casal, uma boa opção é a Brisa Pousada, com preços a partir de R$ 80, o café da manhã vem incluso.

Juliana Alves


Com a chegada das festas de fim de ano e as férias, as empresas de turismo capricham em preços e destinos que proporcionem comodidade e aventuras inesquecíveis aos viajantes. Os pacotes oferecidos pelas mais diversas empresas variam desde a companhia de toda a família até mesmo viagens solitárias. Um dos destaques dos pacotes são as viagens a dois.

Para aqueles que pretendem viajar acompanhado do par, o Brasil oferece os mais variados tipos de passeios inesquecíveis, sejam praias, campo ou metrópoles. Uma dica essencial para agendar sua viagem é a região Sul.

No Rio Grande do Sul, as cidades de Canela e Gramado, ambas com menos de 50 mil habitantes, são referência de ótimos hotéis e locais para os apaixonados.

Em Santa Catarina, a dica é fugir um pouco do agito da capital Florianópolis e conhecer o frio, os vinhos e o charme do município de São Joaquim.

Agora se a idéia é presenciar o pôr-do-sol e a vista deslumbrante das ilhas em formato de baleia, vale a pena conferir as belezas da Ilha do Mel, no Paraná.

Por Rafael Olanda


Com a chegada de Setembro, muitas pessoas já começam a se programar para as Festas de fim de Ano. Para quem quer curtir um Natal tranquilo em Família vale a pena conhecer o chamado “Natal Luz de Gramado”. 

A cidade gaúcha sedia diversos shows durante o Natal. O 25° “Natal Luz de Gramado” já tem ingressos à venda, e o melhor, quem se adiantar e comprar neste mês e em outubro, poderá ter descontos de até 7%. 

As entradas para os shows Nativitaten, o Grande Desfile de Natal e a Fantástica Fábrica de Chocolate variam entre R$ 40 a R$ 200.

Quem quiser um espetáculo mais barato, a dica é curtir a Arca de Noé, que tem valores entre R$ 20 e R$ 30. Mas não esqueça, o festival começa no dia 4 de novembro e vai até 16 de janeiro de 2011.

Informações www.natalluzdegramado.com.br

Por Fernanda Peixoto


A cidade de Gramado, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul se destaca por sua arquitetura européia, descendente da colonização alemã e italiana. Localizada à 115 km de Porto Alegre, Gramado tem uma economia voltada ao turismo, e recebe cerca de 2,5 milhões de turistas ao ano, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul.

Além de ótimos destinos eco turísticos, como a Cascata dos Narcisos, o Lago Negro e o Mirante de Belvedere, a cidade se destaca com diversos eventos anuais. O mais importante é o Festival de Gramado, que premia produtos cinematográficos brasileiros e latinos.

Neste ano a 38º edição do Festival ocorrerá entre os dias 06/08/10 até 14/08/10, com a presença de grandes cineastas e atores brasileiro. Se for a Gramado não deixe de conhecer também a Igreja de São Pedro, a Aldeia do Papai Noel, no Parque Knorr, as Fábricas de chocolate e o Mini Mundo.

Por Fernanda Peixoto


A Serra Gaúcha, com certeza, é um dos lugares mais belos do Brasil. E Gramado, sua mais bela representante, se destaca pelo clima frio e aconchegante. Localizada há cerca de 120 km de Porto Alegre, a cidade é rica em atrações e pontos turísticos.

O clima europeu convida a conhecer as delícias de sua gastronomia em uma dos inúmeros cafés coloniais. Para passear num clima romântico há os pedalinhos do Lago Negro, ou mesmo a rua coberta, onde não é raro cruzar com artistas da televisão. Principalmente durante o Festival de Cinema. Outras opções incluem, ainda, conhecer as propriedades rurais no interior da cidade.

Uma atração pouco conhecida é o Museu Medieval, onde o vistante pode se sentir como se estivesse num castelo da Idade Média.

E não podemos esquecer que a Serra Gaúcha é um dos poucos lugares do Brasil onde podemos, com sorte, ver a neve de perto.

Por Maximiliano da Rosa


Engana-se quem pensa que o frio é o principal atrativo de Gramado.  A pequena cidade gaúcha, que tem aproximadamente 30 mil habitantes, além de aconchegante e hospitaleira é uma das cidades mais charmosas do País. As ruas estreitas repletas de cafés , lojas de artesanato e artigos de couro nos faz esquecer por instantes de que realmente estamos no Brasil.

Os hotéis de luxo da cidade, todos devidamente equipados para os invernos rigorosos, são uma atração a parte. Opções gastronômicas também não faltam: jamais vá embora de Gramado sem saborear os famosos chocolates produzidos na cidade ou comer um delicioso fundue bebendo um vinho da própria Serra Gaúcha.

Claro que não dá para deixar de lado as belezas naturais da região. Quem quiser fugir um pouco da rotina pode visitar as exuberantes cascatas ou caminhar ao redor do Lago Negro ou do Lago Joaquina Bier. Em Gramado o importante é não ter medo do frio e conhecer todos os cantos da cidade. Em todo lugar haverá algo bonito para ver e fotografar.

Por Juliete Lunkes


Ate o próximo dia 16 de abril, os participantes podem ser inscrever para a Promoção Submarino Viagens e concorrer a um pacote de viagem com 3 dias pagos, com direito a um acompanhante para Gramado.

Basta ter twitter e acessa o perfil @SubViagens no Twitter, e dar um RT (Retweet) na seguinte frase: “No mês da páscoa eu quero ir para a Terra do Chocolate com o Submarino Viagens http://migre.me/tWCc #promosubviagens”.

O participante pode RT quantas vezes quiser! Mais informações e regulamento completo, acesse o mesmo perfil da inscrição.

Por Rafaela Ometto.

Quem não quer passar a Páscoa com quem se ama na cidade do chocolate? A CVC conta com um pacote turístico de sete dias na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Localizada na serra gaúcha, gramado é reconhecida por sua variedade de pontos turísticos, dentre eles as fábricas de chocolate, Lago Negro, Mini Mundo dentre outros que fazem da cidade, um lugar incrível de se visitar! O pacote ainda conta com passeios à Canela, cidade vizinha que conta com o mesmo ambiente acolhedor e com inúmeros lugares para conhecer.

O pacote de 8 dias e 7 noites inclui o transporte aéreo de Porto Alegre até a região serrana,  passeios e hospedagem em hotel com café da manhã. Consulte o site www.cvc.com.br, para maiores informações!

Por: Teresa Almeida

Fonte: CVC


O que vem a sua mente quando você pensa em chocolate? Com certeza prazer e alegria. E que tal participar de uma Chocofest em Gramado, no Rio  Grande do Sul, que será palco de um evento da Pascoa, em um Hotel de boa qualidade? Anote a dica então: O Hotel Serra Azul , está com promoção para 4 noites de hospedagem com café da manha, em apartamentos standard com traslados e city tour, com direito a degustação de vinho nas famosas vinícolas do local. É um programa imperdível, para quem gosta de chocolate então, nem se fala. Para maiores informações acesse o site do hotel  www.serraazul.com.br Mas cuidado com a ingestão de chocolate na pascoa. Lembre-se que tudo que é bom engorda. Fica a dica.

Salete Dias


A prática das atividades turísticas tem tomado dimensões grandiosas e, hoje se subdivide em várias ramificações, dentre tantas, podemos destacar o Agro Turismo que é o turismo feito em regiões rurais e agrícolas do interior do país.

Gramado, cidade importante do Rio Grande do Sul, é um ponto de referência para o Agro Turismo.  Recentemente a cidade aderiu ao turismo rural e tem experimentado excelentes resultados. A cidade é conhecidíssima mundialmente pelo festival de cinema que lá acontece, o que favorece a sua imagem e abre caminhos para novas modalidades turísticas que não apenas a cinematográfica.

A natureza explode em beleza na Linha 28 onde podem ser vistos Morros, rios e cachoeiras cristalinas em meio a uma rica vegetação. Outra região muito importante é a de Campestre do Tigre e Tapera de beleza natural indizível que foi o cenário de “O Quatrilho”. O roteiro chamado de “Raízes Coloniais” é onde vivem os descendentes dos primeiros imigrantes italianos e alemães, as localidades de Linha Bonita e Linha Nova com toda a atividade interiorana e atrações locais. Em todos os recantos pode ser apreciado o bom vinho artesanal.

Saiba mais clicando aqui.

Por Lindomar Vieira


Gramado é uma cidade que tem muito a ser falado. Cheia de pontos turísticos, com opções para todas as idades, a cidade recebe muitos turistas o ano todo. O clima é mais frio, os restaurantes são muito bons, os doces então, nem se fala, a cidade tem uma tradição de fabricação de chocolates de dar água na boca. Além disso, as paisagens verdes misturadas com o colorido das flores, dão um ar de romantismo, ideal para passar a lua-de-mel.

Alguns lugares não podem deixar de serem visitados, como: o Gramado Zoo, o Lago Negro, o Reino dos Chocolates e o Minimundo. Vale à pena reservar um bom tempo para conhecer a região!

Por Susan Mélany


Gramado é uma daquelas cidades que “quase” dispensam apresentações: cidade charmosa, conta com uma natureza belíssima, gente bonita e extremamente receptiva. Além de tudo é capital do cinema. Razões não faltam para você conhecer essa linda cidade e se encantar!

O pacote de 08 dias da CVC turismo revela toda a beleza e charme de Gramado: as saídas são sempre aos domingos, e o pacote inclui passagem aérea, hospedagem com café da manhã, traslados e passeios pelas cidades de Gramado e Canela.

Confira opções disponíveis de hospedagem:

  • Pousada Casa Branca: R$898,00 (baixa temporada), R$1.598,00 (período do Natal) e R$1.798,00 (Réveillon)
  • Pousada Di Marco: R$998,00 (baixa temporada), R$1.698,00 (período do Natal) e R$1.798,00 (Réveillon)
  • Hotel Alpenhaus Gramado: R$1.328,00 (baixa temporada), R$1.928,00 (período do Natal) e R$2.038,00 (Réveillon)
  • Bavaria Sport Hotel: R$1.278,00 (baixa temporada), R$2.528,00 (período do Natal) e R$2.648,00 (Réveillon)
  • Serrano Gramado Hotel (meia pensão): R$1.898,00 (baixa temporada), R$2.828,00 (período do Natal) e R$3.048,00 (Réveillon)
  • Serrano Resort & Spa (meia pensão): R$2.158,00 (baixa temporada), R$3.268,00 (período do Natal) e R$3.498,00 (Réveillon)

O período de baixa temporada inclui saídas nos dias 18 e 25 de outubro, 1o e 08 de novembro. Natal: saídas nos dias 19 e 20 de dezembro, Réveillon: saídas nos dias 26 e 27 de dezembro.

Os pacotes podem ser pagos em até 10 vezes sem juros. Consulte a loja da CVC mais próxima e boa viagem!

Mais informações em www.cvc.com.br.

Por Cris Keller





CONTINUE NAVEGANDO: