A Latitudes – Viagens de Conhecimento em parceria com a Agaxtur, oferece o roteiro "The Vatican Insider Tour", onde dará a possibilidade do turista conhecer tesouros artísticos, documentos históricos; além de galerias e jardins normalmente restritos aos papas e cardeais.

O grupo que vai participar da viagem fará visitas exclusivas com Guia Oficial ao laboratório de restauração de esculturas, visita ao Museu de Carruagens do Papa, apresentação sobre a Capela Sistina, visitas aos quartos de Rafael, Borgia e Galeria das Estátuas, acesso à Torre dos Ventos do Vaticano; além de apreciar as vistas do próprio Vaticano e de Roma, do terraço do último piso.

"The Vatican Insider Tour" acontece de 21 a 27 de maio. Informações sobre reservas e valores do pacote pelo site www.latitudes.com.br ou pelo telefone (11) 3045.7740. A Latitudes está localizada na Rua Clodomiro Amazonas, 1158, lj 62/63, no Itaim Bibi, em São Paulo.

Por Danielle Vieira


Banhada pelo Mar Mediterrâneo, a cidade de Gênova se torna um destino turístico ainda mais incrível com a chegada do verão Europeu. O charme de suas ruas estreitas que carregam inúmeras características do Renascimento Europeu, suas alamedas, palácios e igrejas unidas à bela paisagem natural da costa italiana, tornam Gênova uma cidade completa e cheia de personalidade. A cidade possui muitos museus, praças e galerias de arte que não podem deixar de ser visitadas.

Se na parte antiga de Gênova o agito toma conta das ruas, no lado mais moderno da cidade a situação é um pouco diferente. É uma região de negócios, que possui parques calmos, incríveis mirantes e um clima mais impessoal. O porto da cidade também é capaz de revelar muitas surpresas. Não se pode deixar de conhecer também a típica culinária local, em que os hábitos duram muitas gerações, tornando-se uma autêntica culinária italiana.

Por Juliete Lunkes


Situada no sul da ItáliaNápoles é a terceira cidade mais populosa do país e também um dos principais destinos turísticos. A mistura dos diversos povos que fizeram a história de Nápoles contribui para que sua cultura seja muito intensa e permaneça presente em diversos elementos, tornando-a uma cidade única e cheia de personalidade.

Uma das partes principais do patrimônio histórico e cultural de Nápoles fica na região de Spaccanapoli, com suas incríveis construções. Outro grande monumento de Nápoles que não deve deixar de ser visitado é a Cappela de SanSevero, famosa por suas belíssimas estátuas. Já o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é ideal para quem gosta de história e arte.

Nápoles é perfeita para ser visitada durante o verão, quando suas belas paisagens a beira mar viram ponto de encontro de turistas e moradores. Nas regiões nobres como a Santa Lucia e a Riviera de Chiaia, a brisa do mar cria um clima bastante agradável, tornando as ruas, repletas de lojas e luxuosos hotéis, bastante arejadas. Isso sem falar na beleza do mar do Golfo de Nápoles.

Por Juliete Lunkes


Se você é fascinado por história e arte, não deve perder a oportunidade de conhecer uma das cidades com os museus mais conhecidos do mundo: Milão, na Itália. E a TAM Viagens vai te dar uma forcinha: o pacote para Milão para 7 dias e 6 noites custa R$11.641,69 para dois adultos, podendo ser dividido em até 10 vezes. Nesse pacote, estão incluídos os voos de ida e volta, a hospedagem e um carro para você poder passear à vontade durante sua estadia.

A saída será no dia 16 de abril e a volta, no dia 23. A estadia será no Hub Hotel, de quatro estrelas, que possui piscina, sala de ginástica, internet e garagem. Os quartos são bem confortáveis, com frigobar, ar-condicionado e ar quente, secador de cabelos, telefone e televisão. O carro locado é o Mini Smart, com milhas ilimitadas e ar-condicionado.

Conheça lugares inesquecíveis como o Duomo, a quarta maior igreja do mundo, em estilo gótico e com mais de 3.500 estátuas. Há também a Pinacoteca di Brera, um museu com obras de Raphael e Caravaggio e ainda tem o Cemitero Monumentale, com esculturas dos séculos XVIII e XIX.

Faça já suas malas e aproveite essa promoção!

Para reservas e informações, acesse o site da TAM: www.tamviagens.com.br.

Por Flávia Yoshitani


Para quem nunca ouviu falar, Úmbria é uma região localizada na Itália e é conhecida como “o coração verde da Itália”, esse nome é devido aos seus campos verdes e o ar puro.

A região não tem fronteira com o mar, seus atrativos ficam por conta da natureza, a cultura e a história. Suas ruas são de calçadas irregulares, possui muitas escadarias e ladeiras.

Sua história surge no fim da Idade Média, desde então passou por várias mudanças culturais; nas igrejas encontram-se obras de Pinturicchio, aliás, a cidade é um verdadeiro museu ao céu aberto, pois pode-se encontrar várias obras de artistas espalhadas por vários lugares, como por exemplo, na praça que há algumas fontes assinadas por Giovanni Pisano, Andréa Pisano e Giotto.

As principais cidades são Perugia e Assis, sendo que a capital de Úmbria é Perugia e é conhecida pelos seus chocolates e pelo Arco Etrusco. O ideal é passear a pé pela cidade e apreciar suas construções rústicas, como por exemplo, a Fontana Maggiore.

Outra atração é a Basílica de Assis, localizada em Assis, construída para o santo São Francisco em 1228, logo depois de sua morte. Essa cidade também possui algumas fontes, igrejas e construções só encontradas por lá!

Aproveite também os vinhos, as trufas e a gastronomia da região. Uma boa pedida é a carne de porco, pois os animais são tratados a base de castanhas.

Contato de algumas agências que fazem pacotes:

– CTC: 11 – 3875-5666;

– New line: 11 – 3526-2524;

– Raidho: 11 – 3383-1200;

– Vivere: 11 – 3124-7100.

Por Viviane Lima


Roma é uma cidade de 2700 anos e por isso possui muita coisa para ser visitada como, por exemplo, o Coliseu (uma das 7 maravilhas modernas), o Pantheon, as Ruínas do Foro Romano, a Fontana di Trevi, sem contar os templos e igrejas recheados de obras de arte.

Tanta coisa bela para se visitar; é preciso então passar alguns dias na cidade para conseguir ver tudo. O centro da cidade é pequeno por isso é fácil conhecê-lo a pé. Além disso, a cidade ainda possui a gastronomia, os cafés e a moda.

Algumas dicas para quem visita a cidade são: não esperar os carros pararem para atravessar a rua, pois isso nunca acontecerá. Então o jeito é atravessar sem que os carros parem porque eles pararão em cima da hora ao ver alguém passando. Usar sapatos confortáveis pois, há muitas ruas de paralelepípedos.

Para não pegar fila em trattorias e pizzarias populares é só chegar antes das 8h da noite porque elas são bagunçadas e é preciso se impor. No ônibus e no metrô é preciso tomar cuidados com pequenos furtos. As mulheres não precisam se assustar com as cantadas dos romanos.

Por Karin Földes


No norte da Itália, mais precisamente na região de Vêneto, se encontra a cidade de Veneza, famosa por suas gôndolas e por ter sido construída em cima do mar. Além disso, Veneza é famosa pelas pontes em arcos e pelos palácios  medievais.

Como toda cidade mundialmente conhecida, procurada e visitada, Veneza fica lotada nas temporadas turísticas, principalmente na primavera e no outono europeu que vai do final de março até o final de setembro. Mas isso não é problema se o turista souber dividir ruas e canais com outros turistas.

Além de se andar muito de gôndolas pela cidade, também se anda muito a pé ou então num ônibus pluvial chamado Vaporetto.

Um turista que vai a Veneza com certeza não pode deixar de ver e conhecer o coração e a alma da cidade, a Piazza de San Marco.Nessa praça pela manhã há a cerimônia de hasteamento da bandeira de Veneza que é feita pelas tropas Canabirieri vestida em trajes típicos.

Vale a pena procurar uma agência de turismo e visitar essa linda e famosa cidade italiana.

Por: Karin Földes


Quem visita cidades como Roma, Veneza ou Florença, a capital da Toscana, jamais volta para casa sem carregar um pouco de sua beleza. Parte da história da humanidade está em cada detalhe da arquitetura, nas esculturas de formas perfeitas, na praças, na gente, no ar.

Quanto mais tempo se tem tempo para contemplar a arte que compõe cada paisagem, mais sente vontade de explorar as peculiaridades de cada região. E uma das fomas mais interessantes de se deslocar entre as cidades italianas, sobretudo para quem vai pela primeira vez e quer conhecer um pouco de tudo, é fazer as viagens de trem.

Além de confortáveis, os trens possuem ar-condicionado, serviços de bufê e jornal matutino, dependendo da escolha e do horário, e pode-se desfrutar, ainda, das paisagens bucólicas que atravessam a janela. Aqui vai uma dica: até o final de janeiro de 2011, os bilhetes, ou passes, poderão ser comprados com descontos no site da Trenitalia. A compra deve ser feita até a meia-noite do dia anterior a partida. Bon voyage!

Por Rosane Tesch


Catânia, que está localizada na ilha italiana da Sicília, entre o vulcão Etna e o mar, oferece um leque de diferentes emoções. Chamada de “Cidade das Artes” é apresentada como um centro cultural em grande movimento. A presença de seus teatros e a afluência cada vez maior de público confirmam sua glória e fama. A cidade da arte e da cultura recebe da mesma forma o clássico e o novo, o antigo e o jovem.

Catânia é uma mistura dos estilos grego, romano, medieval e normando e sua história confunde-se com a história desses povos. Igrejas barrocas em contraste com palácios de rocha de lava negra atraem os olhares. O mercado colorido adiciona um elemento folclórico à paisagem local. Todas essas contradições fazem da Sicília uma região de singular beleza. Na Piazza Umberto podemos prova um suco de tamarindo e sentir o sabor local, e para explorar a natureza ao redor do Etna é possível chegar em bicicleta, a cavalo, trem ou mesmo em um veículo off – road.

Para informações de temporada teatral www.teatrostabilecatania.it

Ou informações para passeios no Etna www.funiviaetna.com

Por Cintia Santoro


Conhecer a Itália é um sonho para muitas pessoas. Conhecer o país das massas, da famosa arquitetura, da enorme quantidade de cultura, história, arte e lazer é uma viagem que está nos planos de muita gente.

Milão, cidade repleta de moda, fica no norte da Itália. A cidade é conhecida como “a cidade menos italiana da Itália". Cidade moderna e globalizada. É em Milão que se encontra a Duomo, a maior catedral gótica da Itália e o Castelo Sforzesco, muito freqüentado pelo artista Leonardo da Vinci. Vale fazer uma visita a feirinha de antiguidades da Via Madonnina, no bairro de Brera.

Roma é considerada um dos maiores centros culturais do mundo. A cidade possui muitos restaurantes excelentes, animados cafés que ficam nas calçadas, ótimas e luxuosas lojas e belíssimas fontes. A Basílica de São Pedro, o Vaticano, os museus do Vaticano, a Capela Sistina, o Coliseu, a Piazza d Spagna e a Fontana di Trevi são alguns dos pontos turísticos mais visitados em Roma.

Fernanda T. Sodré


A CVC preparou pacotes incríveis de final de ano! Visite a Europa e conheça museus, praias, praças e divirta-se muito com compras e passeios inesquecíveis!

O pacote que percorre a Itália promete arte e cultura num cenário belíssimo: visite Milão, Veneza, Florença e Roma, num pacote de 9 dias a partir de R$1821,00 por pessoa (neste valor está incluída apenas a parte terrestre).

As saídas estão previstas para os dias 5 de novembro de 2010 à 25 de março de 2011 e o pacote inclui 2 noites em milão, 2 noites em Veneza, 2 noites em Florença e 2 noitas em Roma, em hotel com café da manhã incluído, além de city tour em Veneza, Florença e Roma.

Para maiores informações acesse www.cvc.com.br. Boa viagem!

Por: Cris Keller


Vai viajar para Roma, na Itália, e não sabe em qual hotel se hospedar ? Seguem algumas dicas boas.

– O hotel Relais Maddalena está situado em uma região linda no centro histórico de Roma. Suítes grandes com ar condicionado, televisão, mini-bar e wi-fi gratuito. É oferecido um café da manhã.
Endereço do hotel Relais Maddalena é Piazza Della Maddalena 6, Pantheon, 00186 Rome.

– O hotel Roman Residence está mais para pousada, um local bem novinho, aconchegante e com preços convidativos. Fica próximo a Estação Ferroviária e de Metro Termini. Wi-fi gratuito. Perto também do Coliseu.
Endereço do Roman Residence é Via Cavour,47, Repubblica, 00184 Roma.

– O hotel Residenza Ponte Sant'Angelo está no centro histórico de Roma. Wi-fi gratuito.
Endereço do hotel Residenza Ponte Sant´Angelo é Via Di Panico 72, Navona, 00186 Rome.

Fernanda T. Sodré


A Ilha da Sicília, na Itália, e rodeada pelo mar mediterrâneo. É o destino de muitas pessoas que buscam praias paradisíacas com águas cristalinas, um pouco de aventura e uma boa gastronomia, com massas e frutos do mar.

É na região que fica o vulcão Etna, o único vulcão ainda ativo da Europa, muitos turistas gostam de fazer trilha por ele.

A capital Palermo exibe uma arquitetura única.

Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo. A ilha começa na cidade de Messina, onde o Estreito de Messina separa a ilha do continente a uma distancia de apenas 3 km. Catânia, Siracusa e Agrigento são alguns locais muito procurados na ilha. Além do italiano, a população local fala o siciliano, língua falada também na Calábria. Os marcos da colonização grega continuam muito evidentes nas regiões de Siracusa, Segesta, Selinunte e Agrigento.

Para de hospedar, a capital Palermo tem muitas opções mais moderadas.

Fernanda T. Sodré


A Strada Delle Dolomiti veio ao mundo com a finalidade que todas as estradas que são construídas tem: facilitar a vida dos viajantes.

Na virada do século 19 o carro começava a deixar de ser um sonho e começava a fazer parte da vida das pessoas. A arte de subir e descer as montanhas era outra mania na época.

Para unir os dois desejos uma estrada foi construída para serpentear as montas. Uma estrada que hoje é uma verdadeira obra de arte meio humana meio natural que vale a pena sua visita em qualquer época, principalmente no carnaval brasileiro que é uma época que por ser fora da alta temporada, faz com que a passagem para a Itália saia bem mais em conta.

São 128 quilômetros bem asfaltados que ligam as regiões de Bolzano e Trento no norte com o sul da Aústria. No meio do caminho você encontrará a histórica cortina d'ampezzo, importante e luxuosa estação de inverno da Itália.

Por Victor Gonçalves


Será que é possível resumir uma cidade em palavras? Roma, a cidade eterna, parece desafiar essa proposição. Mas para os que dispões de pouco tempo e nem tanto dinheiro assim, uma viagem de poucos dias permite ao menos visitar os famosos monumentos desta cidade encantadora, culturamente riquíssima e esplendoramente bela.

A viagem deve contemplar o Vaticano, que é o menor estado independente do mundo, a praça de São Pedro e a Basílica: são passeios que todo turista deve fazer. Além disso há o Coliseu, o Arco de Constantino, as ruínas do Fórum Romano e as Termas de Caracalla, sem poder esquecer da famosíssima Fontana di Trevi, é claro.

Na CVC você pode passar um Natal para lá de especial: em Roma! Viajando pela Alitália (9 dias e 6 noites) em classe econômica com saída de São Paulo e chegada em Roma, com traslado incluído e com hospegadem de 06 noites em Roma, o pacote sair a partir de R$4.472,16 por pressoa, com hospedagem no Hotel Regio, localizado próximo à Pizaa de la Republica. A saída está marcada para o dia 20/12/2010.

Para consultar outras opções de hospedagem acesse aqui. Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


Turim é capital e também a maior cidade da região do Piemonte, na Itália, e sua população é de aproximadamente um milhão e setecentos mil habitantes. Turim é uma cidade essencialmente industrial, sendo conhecida como capital do automóvel. O município é um dos mais importantes da Itália e, inclusive, já foi capital do país. Suas ruas e avenidas largas tornam Turim um pouco diferente das demais cidades italianas, mas a cidade ainda é capaz de revelar muitas belezas arquitetônicas e inúmeros pontos turísticos a serem visitados.

Suas praças espaçosas e geometricamente regulares são um dos grandes atrativos para os visitantes, entre as mais belas e conhecidas estão a piazza Carlo Felice e a piazza Castello. A cultura está presente em todos os cantos de Turim, inclusive um dos museus mais importantes do mundo está localizado na cidade, o Museo Egizio.

Outros importantes museus e galerias como a Sabauda, a Galleria d’Arte Moderna, o Museu do Cinema e a Pinacoteca Agnelli Ligotto também são locais importantes que não podem deixar de ser visitados por quem for até a cidade.

Por Juliete Lunkes


Um prédio mais que moderno vai emergir em meio às ruínas de Roma. No dia 30 de maio foi inaugurado o MAXXI – Museu de Artes do Século 21, o primeiro museu público da Itália destinado inteiramente à arte e à arquitetura contemporâneas.

O prédio foi desenhado pela iraquiana Zaha Hadid. Considerada uma das melhores arquitetas do mundo, ela foi a única mulher a ganhar o Pritzker, em 2004, o maior premio da arquitetura. Zaha costuma projetar edifícios muito ousados com fachadas muitas vezes futuristas.

No MAXXI, ela usou concreto, vidro e ferro para equilibrar curvas e linhas retas e fazer um incrível contraste com a paisagem da capital italiana. Na Via Guido Reni, a rua onde está o museu – no bairro Cult do Flaminio – Roma finalmente vê o futuro chegar.

Veja mais em: www.maxxi.benicultural.it (em italiano)

Por Danielle Batista


Veneza é uma das mais belas e turísticas cidades do mundo. Composta pro 117 pequenas ilhas, a cidade italiana conserva inúmeras e belíssimas pontes. Quem não tem em mente uma daquelas cenas clássicas de um casal em Veneza passeando por seus canais? 

Tudo é impressionante em Veneza e seu clima e personalidade marcante são perfeitos para viagens românticas. Seus becos e ruas estreitas são convidativos a uma caminhada sem destino. Parar em uma das cem pontes da cidade apenas para observar a paisagem é praticamente inevitável, assim como gastar uma tarde inteira na Piazza San Marco.

Se objetivo, além do descanso, é também absorver a cultura local, o ideal é visitar os diversos museus e monumentos históricos da cidade, incluindo, é claro, da Basílica de São Marcos.

Por Juliete Lunkes


Roma, a capital italiana um daqueles destinos turísticos para todos os gostos, para pessoas de todas as idades e para os mais diversos objetivos. Cheia de personalidade, Roma é o centro mundial do cristianismo, tornando se um roteiro perfeito para religiosos que sonham em conhecer o Vaticano. Os intelectuais e fãs de cultura em geral, poderão se esbaldar nas diversas excelentes livrarias da cidade, além, é claro, de visitar os famosos monumentos, como o Coliseu e a Fontana Di Trevi.

Roma possui diversas caras. É um pouco republicana, imperial, ora renascentista, barroca, medieval e papalina.  A arquitetura dos prédios romanos também são encantadores. São inúmeros edifícios históricos e um inestimável patrimônio artístico e arqueológico.

O jeito mais interessante de explorar Roma à fundo é a pé, caminhando sem pressa pelas ruas estreitas, passando pelas belíssimas praças e parando para tomar um café um das aconchegantes cafeterias. A melhor época para conhece a capital italiana é durante a primavera, em que os dias são mais longos e ensolarados e as temperaturas amenas.


Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


A cidade italiana de Milão, segunda maior do país, é mundialmente conhecida por ser um dos berços internacionais da moda e do design. Sempre atenta nas novas tendências e bem informada sobre as grifes mais ricas e famosas do mundo, a cidade respira sofisticação. Embora não seja tão charmosa quanto Toscana e nem tão caótica quanto Nápole, Milão consegue ter sua própria personalidade e assim acaba atraindo turistas e consumistas do mundo inteiro.

O povo italiano, que já é chique por natureza, faz com que em Milão as coisas definitivamente aconteçam. A cidade é repleta de indústrias e o dinheiro circula com enorme facilidade. Mas ainda há muita cultura em Milão além de todo esse universo da moda e elegância.

O Teatro Alla Scala é palco para apresentações de grandes óperas, acém de museus, expressões artísticas e históricas, e o Duomo, a mais antiga catedral do país, toda construída em estilo gótico.  Sua agitada vida noturna também merece destaque, são vários bares e excelentes restaurantes que não permitem o tédio em nenhum momento do dia.

Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


Um dos monumentos históricos mais visitados da cidade de Roma, na Itália e que foi considerado no ano de 2007 como uma das sete maravilhas do mundo, o Coliseu, é o alvo de um projeto do prefeito italiano Gianni Alemanno, que pretende realizar uma ampla reforma no local.

Esta envolve melhorias na fachada, galerias, e na segurança, entre outras. O projeto está avaliado num valor total de US$31,3 milhões e o prefeito Alemanno está em busca de patrocinadores que auxiliem na realização da reforma. A idéia também está baseada na preocupação com a preservação do patrimônio histórico local, visto que no último mês de março, há poucos metros do Coliseu ocorreu o desabamento do teto do palácio de Nero, o Domus Aurea.

Por Márcia V. L. Galvão


Essa dica é para você que adoraria fazer um Cruzeiro Internacional, mas não dispõe de muito dinheiro no momento. A Costa Cruzeiros está com uma ótima promoção para o roteiro Brasil- Itália.

A promoção consiste em dar gratuidade ao segundo hospede na mesma cabine. Imperdivel não? Mas corra,porque essa promoção só é válida para reservas feitas até 28 de fevereiro de 2010.

Para maiores informações acesse o site www.costacruzeiros.com.br e embarque em um dos grandes navios da Costa Brasileira. Se você não conhece a Itália e gostaria de conhecer, aí está uma forma, econômica, confortável e divertida de chegar ate lá, pois viajar em um Cruzeiro, olhando o mar deve ser uma experiencia inesquecivel. Acesse o site e Boa Viagem.

Salete Dias


Além de ser um museu a céu aberto a Itália hospeda um dos patrimônios culturais mais abastados do mundo.

Quando se vai à Itália alguns lugares não podem ser deixados de fora no roteiro da viagem. Roma é considerada uma das cidades mais belas do mundo e não é à toa, ela abriga um valioso patrimônio artístico no Vaticano e uma série de monumentos arquitetônicos da antiguidade.

Florença é outro exemplo de atrações imperdíveis como a Galeria Uffizzi, lá é possível ver algumas das pinturas e esculturas mais famosas do mundo. Siena é uma das cidades medievais mais famosas da Itália e atrai turistas do mundo todo.

Não poderia ficar de fora Verona, que é a maior cidade da região do Vêneto e foi cenário da famosa tragédia Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare e possui um anfiteatro mais antigo que o Coliseu (Roma).

Nesse grupo seleto também se encontra Veneza mundialmente famosa por seus belos canais e monumentos históricos e atrai turistas durante a maioria dos meses do ano.

Por fim cito Milão onde todos os olhos do mundo da moda se encontram no mesmo lugar, também é o centro financeiro do país e cheia de monumentos históricos.

Por Levi Rocha


Basta andar pelas ruas para perceber que Milão é a capital da moda italiana. As lojas de sapatos e roupas fazem até os menos consumistas irem às compras. Um dos lugares preferidos dos turistas para fazer compras é a galeria Vittorio Emanuele II , com teto de vidro e piso de mármore, a galeria abriga umas das lojas mais chiques da cidade.

Em grande estilo, Milão reúne também diversos museus, obras de arte e catedrais. Entre os artistas mais famosos que compõe o cenário artístico da cidade estão Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Um dos mais visitados lugares de Milão é Piazza del Duomo, uma catedral em estilo gótico, a quarta maior igreja do planeta, que abriga cerca de 3.500 estátuas.

Por Rosana Radke





CONTINUE NAVEGANDO: