A Gruta do Lago Azul fica a 20 km da cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Quem descobriu a pequena e esplendorosa caverna foi um índio terena em 1924.

Os guias levam as pessoas até o local, mas não é muito fácil descer até a gruta. O turista terá que ter muita disposição e fôlego para descer cerca de 100m, por uma trilha rodeada de pedras cheias de musgos, mas vale a pena.

A Gruta ficou famosa principalmente depois que uma expedição franco-brasileira, em 1992, descobriu ossos de animais pré-históricos, como o Tigre Dente de Sabre, a Preguiça Gigante, e outros, que viveram na região há mais de 6 mil anos. Impressionante não?

A Gruta do Lago Azul foi tombada como monumento natural em 1978, e desde então o local tem um número reduzido de visitantes, para que a área fique preservada da melhor maneira possível.

Então vá até lá com este espírito de expedidor. Reserve bastante energia e uma máquina fotográfica possante para não perder nada. A melhor época do ano para conhecer o local é no verão, logo pela manhã, quando o sol entra pela gruta e a água do lago fica mais azul ainda. Na entrada, há uma formação de cipós e plantas dando um toque natural. Lá dentro há formações geológicas repletas de espeleotemas de todos os tamanhos e o curioso é que ninguém sabe de onde vêm as águas que o formam, ao que parece há um rio subterrâneo nutrindo o lago.

Mais uma dica para as férias com a família, mas atenção, ali só é permitido entrar crianças maiores de 5 anos.

Por Dorcas Rosicler

Fonte: Portal Bonito


O Hotel Pousada Bonsai, que fica em Bonito, no Mato Grosso do Sul, próximo ao Centro da cidade é ótimo para quem procura descansar em meio à natureza.

O hotel está no meio de uma área verde de 12 mil metros quadrados, onde os turistas podem desfrutar de um riacho com águas cristalinas cercado pela mata ciliar.

Quanto a sua estrutura de lazer há opções como piscina adulto aquecida, piscina infantil, espaço zen para massagem, mini pista de Cooper, mesas de jogos, dentre outros. Já as acomodações são divididas nas categorias Luxo, Luxo Superior e Luxo Superior Especial, sendo esta última uma construção nova, com sacada privativa e uma decoração diferenciada.

E para quem quiser se hospedar no Hotel Pousada Bonsai no período de maio a junho deste ano, estão sendo oferecidas quatro diárias pelo valor de três, promoção válida somente para os apartamentos Luxo Duplo. O site do hotel é o www.hotelbonsai.com.br.

Por Elizabeth Preático


Para quem ainda não tem destino certo neste feriado de Páscoa, ou ainda pretende conhecer o interior do Brasil, mais precisamente Mato Grosso do Sul, uma boa opção de lazer é o turismo equestre, isto é, aquele momento de lazer sob o lombo de um cavalo, cortando trilhas e se aventurando na mata apenas com as rédeas na mão e uma vontade de sentir o frescor do campo.

Este tipo de atividade não tem contra indicação, mesmo aqueles que jamais montaram num cavalo podem praticar , principalmente porque a maioria dos animais usados neste turismo é completamente domesticada, mansa e responde com facilidade aos comandos que podem ser aprendidos em poucos instantes.

Para os aventureiros e interessados em contato direto com a natureza e aproveitando o que o Ecoturismo pode oferecer, não podem deixar de visitar Bonito/MS, onde a atividade é muito popular e prazeirosa. A cidade proporciona belas paisagens, boas montarias e guias especializados neste tipo de passeio, que com toda certeza vai abrir um novo horizonte para os aventureiros.

Uma das principais agências de turismo equestre na região é a Equinet, www.equinet.com.br, empresa que dispõem diversos serviços aos interessados neste tipo de turismo

Por Layla Rodrigues


No sudoeste do Mato Grosso do Sul, está uma cidade muito bonita, que possui cerca de dezoito mil habitantes e está a 300km da capital do Estado. Trata-se de Bonito, um local que tem no próprio nome as indicações do que se pode esperar encontrar.

Classificada como um dos melhores lugares para o ecoturismo (com suas cachoeiras, grutas, trilhas e águas cristalinas), a cidade tem seus atrativos apresentados aos visitantes através de uma estrutura feita dentro das propriedades particulares, que possuem o acompanhamento das agências de turismo, e a preocupação com a preservação do ambiente natural.

Grande parte dos passeios é indicada para pessoas com idade acima de 05 anos.

Bonito já foi considerada por oito vezes consecutivas, pela Revista Viagem e Turismo, como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, e no ano de 2008 recebeu do Guia Quatro Rodas o prêmio de Melhor Projeto Sustentável.

Por Elizabeth Preático


Para aqueles turistas que gostam de fazer ecoturismo uma boa opção é a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul. Lá há muitas coisas para serem visitadas e desfrutadas e algumas delas são a Gruta do Lago Azul, as Grutas de São Miguel, os Balneários do Sol e Municipal e a Praia da Figueira além do Parque Ecológico do Rio Formoso.

O turista que gosta de estar tão próximo da natureza certamente aproveitará muito um lugar como esse, além de ser um ótimo local para descanso. E para aqueles que gostam de aventuras na natureza, Bonito oferece arborismo e uma aventura pelo rio Formoso chamada Bóia-Cross do Hotel Cabanas que tem duração de uma hora e o trajeto é de 1200 metros.

Como o nome sugere, a aventura é feita com bóias individuais que deslizam por cachoeiras e corredeiras. O passeio é indicado para adultos e para crianças a partir dos seis anos. Há diversas agências de viagem em na cidade que o turista pode escolher e entrar em contato. Os telefones estão na página: www.bonitobrazil.com.br/agencias.php.

Por Karin Földes


O Abismo Anhumas, localizado a 22km da cidade de Bonito (MS), compõe-se de uma fenda numa rocha, que leva a uma admirável caverna com um lago de águas límpidas, sendo que nas paredes da fenda pode-se praticar um rapel de 72 metros de altura.

Para realizar o rapel, é obrigatório realizar um treinamento antes de se iniciar a decida e, para mergulhar no lago de maneira autônoma, é preciso ter credencial; no lago também é possível flutuar, para observar toda beleza deste refúgio subterrâneo.

De acordo com a administração do local, a descida de rapel de 72 metros equivale a um prédio com 30 andares, enquanto a área da caverna equivale a um campo de futebol e o mergulho no lago (que possui 80 metros de profundidade) pode chegar a 18 metros de profundidade.

O limite máximo de visitas diárias ao Abismo é de 16 pessoas, portanto é interessante reservar a expedição com antecedência; além disso, um dia antes do passeio, a equipe do Anhumas realiza um  treinamento na sede da empresa, no centro de Bonito.

Para outros detalhes consulte o site www.abismoanhumas.com.br.

Por Laura Skws


O município de Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, é conhecido de muitos por suas belezas naturais e seus inúmeros atrativos turísticos.

Entre os balneários de Bonito está o Balneário Municipal, que possibilita a observação de diversos peixes, em suas águas cristalinas (oriundas do Rio Formoso). Já a Praia da Figueira conta com uma lagoa (com mais de 60 mil metros quadrados) perfeita para atividades aquáticas como: natação, caiaque, tirolesa, e mergulho.

A Ilha do Padre, por sua vez, conta com piscina natural, quadra de vôlei e de futebol, trilhas e cachoeiras, além de lanchonete e churrasqueiras. Um dos diferenciais do local são os decks com acesso para cadeirantes, sendo que os banheiros também possuem acesso especial. O local também conta com guarda vidas.

Já o destaque do Balneário do Sol é a possibilidade de se nadar tanto nas inúmeras piscinas naturais, quanto no leito do próprio Rio Formoso.

Por fim, a Fazenda Segredo, local que dispõe de uma Pousada, oferecendo passeios de bote, cavalgadas e aquário natural.

Mais informações sobre Bonito no site www.portalpublicobonitoms.com.br.

Por Laura Skws.


Empresas que atuam na promoção de viagens e turismo das regiões Sul e Sudeste (PR, RJ, MG, SP e DF) foram visitadas pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur)  com o intuito de divulgar as belezas do município de Bonito, localizado no Estado do Mato Grosso do Sul.

Bonito possui uma das mais belas reservas naturais do país, com potencial turístico grandioso, ainda pouco explorado, onde são encontradas grutas, trilhas ecológicas e mananciais hídricos. A estratégia dessas instituições foi distribuir kits de divulgação, como panfletos bilíngues (inglês e espanhol), DVDs e opções de roteiros turísticos.

As instituições envolvidas acreditam que a disponibilização dessas informações permitirão, sem dúvida, um retorno compensador no que se refere ao aumento da venda de pacotes para a região sul-matogrossense. Tal iniciativa é a concretização de um dos 10 projetos selecionados pelo Ministério do Turismo, em seleção realizada há cerca de dois anos. Na época, a Seleção de Projetos de Apoio à Comercialização recebeu 181 propostas, todas voltadas para o fortalecimento da mercado turístico nacional, das quais apenas 10 foram contempladas.

Por Alberto Vicente Silva


Para os amantes do mergulho, a cidade de Bonito que fica no Estado do Mato Grosso do Sul é o local perfeito. Com muitas cachoeiras, grutas e aquários naturais, os praticantes do mergulho ficam maravilhados com tanta beleza que há embaixo da água.

Abaixo estão alguns pontos interessantes para o mergulho e para o ecoturismo:

Baía Bonita: é um aquário natural com águas cristalinas;

Cachoeira Boca da Onça;

Cachoeiras do Rio do Peixe;

Estância Mimosa;

Gruta do Lago Azul: que possui uma beleza indescritível;

Parque das Cachoeiras;

Mergulhar no Rio Sucuri.

Dica de hospedagem:

Hotel Pousada Arizona:

Esse hotel quatro estrelas oferece duas piscinas, bar, quartos com ar condicionado, wi-fi e estacionamento gratuitos. O restaurante oferece cozinha nacional e internacional.

Endereço: Rua das Águas Marinhas, nº 680, 79290000, em Bonito (Mato Grosso do Sul).

Por Fernanda T. Sodré


A CVC oferece para os seus clientes um pacote de 8 dias e 7 noites para Bonito em Mato Grosso do Sul, um dos lugares mais incríveis do Brasil. O pacote para Bonito, custa a partir de R$ 1.338,00 com saída de São Paulo e hospedagem no hotel em que o cliente desejar.

A CVC tem diversos roteiros para divertir os turistas com destino a Bonito, que incluem passeios no Rio Sucuri, Gruta de São Miguel, Gruta do Lago Azul, entre outros. A CVC aconselha que o viajante leve repelente, protetor solar, boné, óculos de sol, tênis, máquina fotográfica, e outros itens para fazer da sua viagem a Bonito, uma experiência inesquecível.

Para saber mais sobre esse pacote, acesse aqui

Por Layal Antanios


Com paisagens naturais, Bonito é uma cidade Pólo de Ecoturismo, distante somente duzentos e sessenta quilômetros da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, a cidade  reflete na suas belezas naturais a tradução do próprio nome.

Consagrada também como uma referência na preservação do meio ambiente, toda comunidade é envolvida nos processos de qualidade de vida, valorização dos recursos naturais, acolhida e orientação aos visitantes para que estes possam usufruir sem desrespeitar  a natureza.

Os passeios são os mais diversificados, contemplando os mais diferenciados gostos dos exigentes visitantes que circulam pela cidade na busca de  descanso ou de aventura. Entre as atrações mais apreciadas estão o mergulho em suas diversas modalidades, rapel, passeios de botes, cavalgadas, caminhadas em trilhas e observação de aves.

Além das cavernas, riachos e cachoeiras o visitante pode apreciar uma grande diversidade gastronômica, conhecer as muitas lendas locais e conhecer as músicas regionais.

Por Silvane Romero


Localizada em Bonito, Mato Grosso do Sul, uma região cercada por encantos e belezas, esta a Pousada Di Luna. Devido a baixa temporada, você pode encontrar preços promocionais, por exemplo, 4 noites de hospedagem em apartamento standard, com cafe da manha e traslados, passeios para pontos turísticos de Bonito, como a Gruta azul, passeio de bote no Rio Formoso, onde você pode apreciar diversos peixes e uma linda flora aquática. A Beleza do lugar, já vale a viagem até Mato Grosso do Sul, e a Pousada Di Luna, tem uma boa infraestrutura para atender aos seus hospedes. Para maiores informações acesse www.pousadadiluna.com.br Para quem quer descansar em uma bela paisagem é uma boa dica

Salete Dias


Localizada a 364 Km de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do sul, Alcinópolis é um ponto turistico ainda pouco conhecido, uma injustiça se contlemplamos a beleza do lugar.

É uma cidade pequena, mas repleta de encantos para quem adora ecoturismo, que hoje em dia é muito procurado. Alcinópolis é considerada a capital da arte rupestre e tem como principais atrações: grutas, cânions, pinturas rupestres, animais silvestres, além de uma linda paisagem que o turista com certeza ficará maravilhado.

A cidade ainda é jovem, foi povoada em 1975 e só em 1992 é que conseguiu se emancipar, talvez por isso que seja pouco conhecida. Se voce decidir visitá-la o ideal é ir de carro, pois grande parte das atrações, não ficam muito perto, como o Monumento Natural, a Serra do Bom Jardim entre outros.

Para se hospedar, você tem alguns hotéis, não muito luxuosos, mas de boa qualidade como o Hotel Dormitórios Bernardes ou o Hotel Campos Verdes.

Se você achou a dica uma boa opção de viagem, então acesse o site www.hoteis-e-pousadas.com/alcinopolis e escolha o melhor lugar para se hospedar.

Por Salete Dias


Chega janeiro e o brasileiro já está a todo vapor procurando o que fazer nos dias de carnaval, é aquela euforia, agitação e muita música, mas nem todos estão nesse pique e se vêem as voltas na busca por dias tranquilos para relaxar.

Uma boa pedida é Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul e com um nome desses dispensa maiores apresentações. É conhecido como a capital do turismo ecológico e não possui grandes variedades voltadas para as atividades carnavalescas.

Se você quer fugir de todo esse agito vale a pena conferir!!

Quer dicas de preços de pousadas? Clique aqui.


Não é à toa que Bonito tem este nome. A beleza da cidade é incomparável, as águas cristalinas e as grutas demonstram isso. Bonito fica no Mato Grosso do Sul e é uma das cidades brasileiras mais procuradas pelos turistas.

A cidade é pacata, os pontos turísticos são perfeitos para os que procuram sossego e calmaria. Quem visita o lugar não pode deixar de ir à Gruta do Lago Azul, à Gruta do Mimoso e ao Aquário Natural.

Muitas das belezas da cidade estão embaixo do solo, nas grutas e lagos que enchem os olhos dos visitantes. E para quem quer mergulhar nas águas cristalinas pode aproveitar a opções de mergulho oferecidas por algumas agências.

Por Rosana Radke





CONTINUE NAVEGANDO: