Saiba como conferir os horários de ônibus da cidade de Belo Horizonte (MG).

A história da cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, iniciou no ano de 1701 ao ser fundado o Arraial Curral del Rei. Depois de ter se tornado a capital do Estado de Minas Gerais, passou então a ser conhecida como Cidade de Minas, no ano de 1897 e apenas no ano de 1901, que o município passou a ser conhecido como Belo Horizonte, nome este que se mantém até os dias atuais

A cidade de Belo Horizonte é considerada uma das principais capitais do nosso país, sendo o primeiro município do Brasil a ser de fato planejado. Até depois de acabar se tornando um grande metrópole, a capital do estado de Minas Gerais continuou a manter uma relação forte com boas paisagens proporcionadas pela natureza, como as paisagens montanhosas que rodeiam o município mineiro.

Com atrações dos mais variados tipos, todos os dias do ano diversos turistas desembarcam de ônibus na cidade de Belo Horizonte ou então no Aeroporto (em Confins), com o objetivo de em buscar tesouros artísticos, gastronômicos e naturais, que são oferecidos pela metrópole e também pelos municípios ao redor, na grande Belo Horizonte, com muitas áreas de estâncias serranas, reservas ambientais e principalmente as cidades históricas mais importantes na história do povo brasileiro.

Como os turistas chegam a cidade com uma grande frequência, a cidade conta com uma grande frota de ônibus novos e linhas bem estruturadas para o transporte coletivo, inclusive metrô. Muitas pessoas fazem a utilização dos ônibus que percorrem a cidade de Belo Horizonte e também as cidades vizinhas, como Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Santa Luzia, Betim, Confins, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Sabará, Matozinhos, Nova Lima, entre outros municípios conhecidos.

O transporte coletivo na capital mineira é administrado pela BHTRANS, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte. A mesma oferece diversas maneiras dos turistas e usuários do serviço ficarem informados. Para tanto é necessário que o indivíduo siga os seguinte passos:

– Acesse o site da empresa neste link: http://www.bhtrans.pbh.gov.br

– Posicione o mouse na aba “ônibus”, na parte superior esquerda e selecione a opção desejada. Caso o objetivo seja verificar os horários dos ônibus, será necessário escolher “Quadro de horário de ônibus” e então verificar qual a linha desejada.

Através do site também é possível verificar itinerários, locais dos pontos, estações de integração, entre outras opções.

FILIPE R SILVA


Confira aqui a lista com os melhores hotéis de Belo Horizonte (MG).

Minas é um estado cheio de encantos, o que atrai muitos turistas para lá. A famosa comida mineira, as belas paisagens, o clima bucólico. Tudo isso nos remete à Minas Gerais. Belo Horizonte, sua capital, mais cosmopolita, não deixa de ser menos atraente. BH, assim como o resto do Estado, tem muitas coisas boas para oferecer a quem pretende viajar para lá. Programas culturais, vida noturna, ótimos restauras, shoppings e – é claro – excelentes hotéis. Para passar uma noite ou 1 mês na cidade, ai vão 3 opções de ótimos hotéis para se hospedar.

1- Ouro Minas Palace Hotel

O Ouro Minas Palace Hotel é um hotel 5 estrelas que fica localizado no bairro Ipiranga. Sua localização é próxima aos aeroportos e ao estádio do Mineirão. Suas acomodações tem uma variedade bastante ampla, indo desde as opções mais luxuosas até às um pouco mais simples. São elas: a suíte presidencial real, a suíte presidencial máster, a suíte presidencial sênior, o andar premier, a suíte executiva e executiva superior, o apartamento luxo, o apartamento standard flex e, por fim, o apartamento standard. O hotel também possui piscina, ambiente de Spa, restaurante e sala de café da manhã servidos com excelente gastronomia. Também há espaços para alugar e promover eventos, como festas, conferências e casamentos. Para mais informações é possível acessar o site: http://www.ourominas.com.br/ ou entrar em contato por meio do email: ourominas@ourominas.com.br e telefone: +55 (31) 3429-4001.

2- Belo Horizonte Othon Palace

Os hotéis Othon Palace possuem filiais em vários lugares do Brasil. Entre eles Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. O Belo Horizonte Othon Palace é um hotel muito aconchegante que oferece todo conforto aos seus hóspedes. Possui piscina, sala de café da manhã, sala para conferências e outros atrativos, como área para trabalho, wi-fi, lavanderia e serviço 24h. Um ponto forte são as promoções que o hotel oferece, para todos os tipos de quarto. Uma diária na suíte super luxo sai a R$ 247, 50 . Já a suíte superior, um pouco mais simples, sai a R$ 175,00 a diária. O Belo Horizonte Othon Palace fica localizado na Av. Afonso Pena. O site do hotel é http://www.othon.com.br. O contato pode ser feito por meio do email: portalothon@othon.com.br ou pelo telefone +55 (31) 2126-0000.

3- Hilton Garden Inn Belo Horizonte

O Hotel Hilton Garden Inn Belo Horizonte, da famosa rede de hotéis Hilton, fica localizado no bairro Cidade Jardim. Sua localização fica a 40 minutos do Aeroporto Tancredo Neves/Confins. Como atrativos o Garden Inn Belo Horizonte oferece sala para conferências, academia de ginástica 24 horas, wi-fi, sauna, piscina e banheira de hidromassagem ao ar livre. Além, é claro, de quartos com todo o conforto, na faixa de 200 a 270 reais. O Hilton Garden Inn mantém a linha dos dois hotéis recomendados acima e com certeza não irá decepcionar em termos de qualidade. Para mais informações, o site do hotel é http://www.hiltonhotels.com/. Já o telefone é +55 (31) 3298-2700.

Por Carolina Costa


Aplicativo da Belotur irá informar sobre a localização dos Blocos de Rua.

A Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) vai lançar um aplicativo de celular no início de fevereiro, que será a grande novidade no Carnaval mineiro para esse ano de 2017.

O aplicativo estará disponível durante toda a programação do evento e indicará o trajeto dos blocos de rua que tem cadastro na prefeitura da cidade.

Alguns representantes da prefeitura e dos blocos carnavalescos se reuniram na noite de ontem (23) na conhecida Praça da Estação para acordar sobre alguns detalhes da festa que promete atrair mais de 2,5 milhões de foliões para as ruas da capital mineira, além da promessa de ser um Carnaval como o mineiro nunca havia visto na Capital.

Trata-se de um aplicativo que vai mapear todos os pontos de concentração dos animados foliões que vão desfilar na cidade.

Segundo o gerente de operações da Belotur, Glauco Carvalho, o aplicativo vai permitir que o cidadão veja toda a programação do Carnaval em determinado bairro, bem como o dia e a hora em que seu bloco preferido vai desfilar.

Foram 363 blocos cadastrados em Belo Horizonte e a estrutura será bem maior que no ano passado, que foram cerca de 200 e 2 milhões de foliões. Ainda segundo o gerente, a Belotur lançou um edital para arrecadar verbas para a melhoria da qualidade do som dos blocos carnavalescos. Basta o bloco se cadastrar e os sorteados vão receber um certa quantia em dinheiro que pode ser usada em investimento em roupas ou em melhorias no som do trio elétrico.

No encontro realizado ontem, foram discutidos sobre a tradição do Carnaval em Minas Gerais e a melhoria do evento em Belo Horizonte, que vem ocorrendo desde 2009. Segundo o diretor regente de um bloco tradicional em BH, Peu Cardoso, o Carnaval de Belo Horizonte estava apagado alguns anos atrás e de 2009 para cá, teve uma melhoria na qualidade e principalmente na organização, graças ao apoio da prefeitura, que investiu pesado esse ano.

Ainda segundo Cardoso, a grande questão é tentar melhorar cada dia mais para que nos próximos anos o Carnaval de Belo Horizonte seja bastante conhecido no Brasil inteiro e traga um maior número de turistas a cada ano.

Para mais informações sobre o aplicativo, o usuário pode acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br) ou ir pessoalmente no posto da Belotur no centro da capital mineira.

Rodrigo Souza de Jesus


Belo Horizonte reúne uma vasta lista de pontos turísticos que irão encantar os visitantes.

Belo Horizonte é uma das maiores capitais brasileiras, reunindo o histórico e o moderno, ao tempo que encanta o visitante com sua hospitalidade.

Veja os principais locais de visitação na capital mineira:

Parque das Mangabeiras – A assinatura do projeto do parque é de Burle Marx. O espaço é um dos pontos ecológicos mais importantes da capital mineira com 2,3 trilhões de m2. Mata nativa, trilhas, animais silvestres – tudo para encantar o visitante.

Parque Ecológico da Pampulha – Outro exemplo de recanto de tranquilidade junto à natureza, o parque está situado às margens da lagoa da Pampulha e é daqueles espaços ideais para se passar o dia com familiares. Dentro do parque existem outras atrações, como o Memorial da Imigração Japonesa.

Praça da Liberdade – Na verdade um complexo arquitetônico que começou a ser construído no período de fundação da capital mineira. O Palácio Cristo Rei, com seu estilo art decó, faz parte deste complexo.

Teatro Topázio – Um centro de espetáculos moderno que faz parte da estrutura do Minascentro, possuindo um centro de convensões moderno e bem equipado.

Mercado Central – São mais de 400 lojas que reúnem produtos de artesanato, lojas de griffe e restaurantes. O espaço recebe por ano milhares de pessoas do Brasil e do mundo.

Memorial Minas Gerais – Também conhecido como Museu de Experiência, a casa inova ao apresentar ao visitante a mistura do virtual com o real, levando-o a um passeio histórico recheado de sensações.

Basílica Nossa Senhora de Lourdes – Ou Igreja de Lourdes, a construção neogótica conta com uma infinidades de detalhes em suas paredes que encantam os visitantes mais atentos. O projeto é de Manoel Túnes, e a construção é de Antônio Gonçalves Gravatá.

Palácio das Artes – São 18.000 m2 administrados pela Fundação Clóvis Saldado. No espaço existem teatros, cinemas e um centro de formação artística.

Lagoa da Pampulha – Conhecida em todo mundo, principalmente pelo que representa por conta de sua proposta moderna. Este ícone da capital mineira possui 18 km de extensão e traz assinatura de Oscar Niemeyer, além de pinturas de Portinari e esculturas de outros artistas renomados. Em suas proximidades encontramos o campus da Universidade Federal de Minas Gerais, o estádio de futebol Mineirão, entre outros.

Por Dan Dias

Praça da Liberdade


Confira aqui a lista com os melhores restaurantes de Belo Horizonte (MG) neste ano de 2017.

A comida mineira dispensa comentários por sua qualidade e comprometimento com a história da região. Mas não é só pela comida mineira que Belo Horizonte desponta como um dos maiores polos gastronômicos. Veja os dez melhores restaurantes da capital mineira.

1) Restaurante Único Pampulha – Atendimento nota 10, culinária brasileira levada a sério, chopes e vinhos variados. Tudo isso bem próximo a obras de Oscar Niemeyer. Um destaque: costela com barbecue e fritas. Endereço: Av. Coronel Dias Bicalho, 547, São José.

2) Glouton – Restaurante requintado, especializado na alta gastronomia. Um destaque para o salmão defumado com dados de tapioca. Localização: Rua Bárbara Heliodora, 59.

3) Vechio Sogno – O restaurante localizado na Rua Martim de Carvalho, 75, Santo Agostinho, prima pelo atendimento e bom gosto. Experimente o salmão com mousseline de inhame.

4) Taste Vin – Segundo revistas especializadas, a excelência vai das entradas ao prato principal, passando pelo atendimento impecável, além da ótima carta de vinhos. Não deixe de provar o pernil de cordeiro assado ao molho de vinho branco e arroz oriental. Endereço: Rua Curitiba, 2105, Lourdes.

5) Provincia Di Salerno – O bom gosto da culinária italiana, aliada à sofisticação e hospitalidade mineira fazem do restaurante um dos mais procurados da região. O ravióli com cabrito é uma das atrações do cardápio. Localização: Rua Maranhão, 18, Santa Efigênia.

6) Haus Munchen – A culinária alemã está aqui muito bem representada, mesclando sofisticação, atendimento diferenciado e o que há de melhor na gastronomia da Europa Oriental. Um destaque para o joelho de porco pururucado. Endereço: Rua Juiz de Fora, 1257, Santo Agostinho.

7) Casa Cheia – Quem diz que qualidade não combina com simplicidade não conhece esta casa, que oferece o melhor da comida mineira em ambiente superinformal. Quem prova as almôndegas de carne de sol com purê de abóbora volta sempre. Localização: Av. Augusto de Lima, 744, Loja 167, Centro.

8) Fogo de Chão – Especializado nos melhores cortes de carne, além de bebidas e petiscos saborosos. Experimente a paleta de cordeiro e torne-se um cliente assíduo. Endereço: Rua Sergipe, 1208, Savassi.

9) AA Wine Experience – Quer aliar uma gastronomia de excelência com uma esplêndida carta de vinhos? O estabelecimento, não por acaso, já recebeu o título de melhor carta de vinhos do Brasil. Junte o vinho de sua preferência com o bacalhau da casa e terá o casamento gastronômico perfeito. Endereço: Rua Curitiba, 2102, Lourdes.

10) Au Bon Vivant – Fechando nossa lista, uma casa que possui o Certificado de Excelência conforme o Trip Advisor. Comida francesa autêntica aliada a uma bela carta de vinhos. Que tal experimentar o pato ao molho de laranja? Endereço: Rua Pium-í, 229, Cruzeiro.

Dan Dias


Principais eventos na cidade são no Iate Tênis Clube, Alambique na Terra de OZ e Mix Garden 2017.

Você já programou o seu réveillon? A capital mineira conta com várias atrações diferentes para celebrar a chegada de 2017. Uma das festas mais tradicionais é a do Iate Tênis Clube, que está situado na Pampulha, área nobre de Belo Horizonte, e que conta com vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha.

Entre as principais atrações da festa de réveillon do clube Iate destacam-se a famosa dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, o cantor Léo Santana e um dos maiores DJ’s de funk do País: Dennis DJ. Além disso, para o evento foram planejados três ambientes a fim de oferecer uma noite única e muito especial: Área Vip, que tem bebidas como vodka, suco, citrus, cerveja, refrigerante e água, Backstage com whisky, espumante, energético, vodka, cerveja, citrus, suco, refrigerante, petiscos, acesso à área Primium e a Vip, e o local Premium, que é mais exclusivo e tem acesso livre à pista, além de Whisky, vodka, suco, cerveja, citrus e refrigerante. Os ingressos já estão disponíveis para a venda, e podem ser comprados por meio de lojas físicas ou pelo site: www.centraldoseventos.com.br/comprar/reveillon-iate-2017-31-de-dezembro.

O Réveillon Alambique na Terra de OZ, também, será um evento diferenciado e muito badalado, sobretudo pelos shows de Manu Rosa, Marcos e Márcio e o Dj Rodrigo Floripes. Os interessados podem escolher ficar na pista e camarote Germana ou camarote Heritage . Além disso, é open food em todos os ambientes.

O cardápio conta com itens variados como espetinho de verão, croquete de carne, mesa de frutas, penne ao pesto, farofa nordestina, mouse de chocolate, pudim de leite condensado, entre outros. O Alambique está situado na avenida Raja Gabaglia e os ingressos podem ser comprados no local ou por meio do site: www.centraldoseventos.com.br/comprar/reveillon-alambique-na-terra-de-oz-31-de-dezembro.

Outra festa agitada é o Réveillon Mix Garden 2017, que conta com uma programação muito animada: Inimigos da HP, Rick e Ricardo, Dj Marlboro, Banda Put’s Grila e DJ’s. Além disso, a festa terá energético, refrigerante, Whisky 08 anos, energético, entre outras bebidas. Para saborear, tem mesa de entrada, buffet de massas, pizza e petisco liberado durante toda a festa. Os ingressos já podem ser adquiridos em lojas físicas ou por meio do site: www.centraldoseventos.com.br/comprar/reveillon-do-mix-garden-2017-31-de-dezembro.

Depois destas dicas, é só escolher o local e convidar a sua turma. Sucesso!

Por Babi


Quem gosta de cidade grande, com muitos bares, boates e restaurantes, pessoas agradáveis e cordiais, deve conhecer a capital mineira.

Conhecida por ser a cidade dos bares, Belo Horizonte é tipicamente mineira. Cidade pacata, com muitos parques ecológicos, áreas verdes em torno da metrópole, cercada por uma linda serra, BH é um lugar bacana para quem gosta de um pouco de sossego.

Sua maior movimentação é no inverno. Nesta época fria do ano, a cidade torna-se atrativa para quem curte os mais variados bares da cidade. Os caldos de feijão e mandioca, os tradicionais petiscos de boteco, a cachaça mineira e as diversas tortas e broas, ganham espaço nos bares e restaurantes, tornando irresistíveis as saídas de sexta-feira à noite.

Um bom local para passar alguns dias em Belo Horizonte é o hotel Ouro Minas. Localizado em ponto estratégico, na avenida que liga o aeroporto ao centro da capital, o hotel cinco estrelas oferece conforto, lazer e segurança para os visitantes da cidade.

Belo Horizonte é um lindo e tranquilo lugar para quem procura outras opções de turismo.

Por Rodolpho Medeiros


Nem todo mundo é apaixonado por praia. Há aqueles que preferem lugares mais afastados, cercados por montanhas e matas, ou até mesmo quem prefira conhecer melhor a história de certas regiões ou países.

Um bom lugar para visitação, afastado do litoral, é a antiga cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Cidade histórica, importante no período colonial brasileiro, a antiga capital mineira, rica em ouro em um período passado, é um ótimo lugar para se conhecer. Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada como patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO.

Construída em um relevo acentuado, a cidade é famosa por seu centro universitário, que atrai diversos estudantes do país. Suas festas e seu carnaval são sempre deliciosas atrações para quem curte uma boa folia.

Ouro Preto também é um importante centro cultural, não só por causa de seus excelentes museus como o da Inconfidência e o museu Casa dos Contos, mas também por acolher importantes festivais de música, cinema e teatro

Por Rodolpho Medeiros


Em meio a notícias de desaceleração da economia, companhias áreas buscam na alta demanda uma maneira de se sustentar. A TRIP Linhas Aéreas anuncia para esta segunda-feira (16 de maio) o início da Rota do Petróleo, a qual compreende conexão entre Campos, no Rio de Janeiro, Ipatinga, em Minas Gerais, Macaé, também Rio de Janeiro, a própria cidade carioca e Vitória, Espírito Santo.

O trajeto, que pode ainda conectar Juiz de Fora, Minas Gerais, contempla passagens a partir de R$ 89,90 caso sejam adquiridas com certa antecedência. Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e de vendas da companhia, pondera que essa expansão foi possível graças ao poderio econômico de Vitória, notória por sua intensa área portuária, crucial à indústria petrolífera.

A TRIP afirma que a rota reduzirá expressivamente o tempo de viagens entre as cidades citadas. Para aquisição de passagens e mais informações, acesse o site da companhia pelo endereço www.voetrip.com.br.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


Um bem material nem sempre é o melhor presente para as mamães, que comemorarão seu dia oficializado em calendário no próximo domingo (8). Os filhos que desejam aliviar o estresse mundano de suas genitoras podem presenteá-las com pacotes para três destinos em que a rede Allia Hotels possui empreendimentos: Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Guarapari, no Espírito Santo, e Araxá, em Minas Gerais.

O Gran Solare Lençóis Resort oferece todo o conforto que uma verdadeira reserva ecológica dispõe. Com praias de águas cristalinas, várias lagoas naturais e outros atrativos naturais em seu redor, os pacotes saem a partir de R$ 1.650, valor que pode ser parcelado em até três vezes sem juros – nesse valor está incluída a hospedagem de três dias e duas noites para duas pessoas.

O estabelecimento Bristol Guarapari Residence está situado em um local considerado o principal pólo turístico do Espírito Santo. Belezas naturais não faltam, como por exemplo, as areias monazíticas, com qualidades terapêuticas. O valor da diária para o casal é de R$ 138, a qual dá direito ao café da manhã e uma rosa e um chocolate para as mães que estiverem hospedadas por lá, no domingo (8).

Por fim, a rede Allia Hotels sugere o Plaza Inn Flat Araxá, local também famoso por conter águas e lama com propriedades medicinais. A paisagem, que já serviu de cenário para as gravações da antiga novela Dona Beija, exibida recentemente por uma emissora de TV, conta com extensa área voltada ao artesanato. O pacote de duas diárias para duas pessoas, com direito a café da manhã, sai por R$ 280.

Para qualquer uma dessas opções, a Allia Hotels disponibiliza o telefone de contato 0800 283-9988, por meio do qual é possível efetivar reservas. Outro canal de comunicação é o endereço de e-mail reservas@alliahotels.com.br.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Assessoria de Imprensa


Monte Verde, em Minas Gerais, oferece charme e boa gastronomia em um refúgio na Serra da Mantiqueira.

Até 21 de maio acontece na cidade o II Festival Gastronômico – Pinhão, o Sabor da Montanha, onde, por R$ 36, os restaurantes locais terão pratos tradicionais à base de pinhão.

Como opção de hospedagem na cidade, está a Pousada Moinho, localizada a 700 metros do Centro, exibe o estilo de uma mansão inglesa em uma extensa área verde cercada por pinheiros e araucárias e possui 16 suítes; além de 11 chalés que abrigam até seis pessoas cada.

A pousada oferece café da manhã colonial incluído na diária e traz pães, bolos e tortas desenvolvidas no próprio local. Durante o festival, a Pousada Moinho tem diária para duas pessoas a partir de R$ 176 em suíte dupla. Crianças com até quatro anos não pagam e até 10 anos pagam 15% do valor do casal. A casa possui wi-fi, TV a cabo, piscina, mirante, salão de jogos e muita diversão com escalada, rafting, boiacross, arborismo e etc.

Para informações sobre pacotes e reservas, ligue para (35) 3438.1346 ou acesse www.pousadamoinhovelho.com.br.

Por Danielle Vieira


Semana santa em uma típica pousada mineira com preço especial? A oportunidade chegou, diária para casal por R$ 145 (50% de desconto) na Pousada do Danielson, em Macados (MG).

A pousada conta com piscina, restaurante e scotch bar, com direito a vista privilegiada para as montanhas mineiras e cachoeiras incríveis.

Macacos é um vilarejo localizado a quase 30 km de Belo Horizonte, em São Sebastião das Águas Claras e a Pousada do Danielson está pronta para receber casais que desejam relaxar e curtir bons momentos em Minas Gerais, em sua pousada intimista e que conta com hidromassagens aquecidas para os dias frios.

Adquira agora seu pacote e aproveite sua estadia.

Acesse mais informações no site da pousada.

Por Silvia Fonseca


Localizada nas cidades históricas mineiras está Ouro Preto.

Para quem gosta de história e ao mesmo tempo quer ver um belo cenário natural nas montanhas, essa é uma boa pedida.

A cidade possui muitas igrejas, museus e prédios que contam um pouquinho da história brasileira nos tempos áureos da extração de ouro.

Além da parte cultural, há também a parte ecológica, o lugar possui parques e oferece passeios ecológicos.

Os valores de hospedagem variam bastante entre as pousadas e hotéis. Outra opção são os albergues e para quem quer um pouco mais de luxo há os spas.

Restaurantes e cafés, também não faltam na cidade.

Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais procurados em Minas e por isso fica cheia aos finais de semana e feriados prolongados.

Na página oficial de turismo do local, há indicações de como chegar, de lugares onde ficar e comer. Basta acessar:  http://www.ouropreto.org.br/

Por: Karin Földes


Monte Verde, situada na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, é uma ótima opção de viagem para quem gosta de aventura.

Além de todo o charme da cidade, dado por sua arquitetura europeia rodeada por montanhas, Monte Verde ainda oferece diversas atrações.

Na cidade é possível fazer passeios de monomotor, rafting pelas águas do rio Jaguary, passeios com Jipe (inclusive em dias de chuva e barro), quadriciclo, além das grandes tirolesas que totalizam mais de 900 metros a mais de 60 metros de altura do solo.

Outro atrativo especial são as trilhas para os picos das montanhas, que devem ser realizadas durante o dia e não necessitam de guia, pois as trilhas são devidamente sinalizadas para garantir a segurança.

O primeiro pico encontra-se a apenas 40 minutos do início da trilha, mas para chegar ao último gasta-se cerca de 4 horas, apenas de ida.

Monte Verde é, com certeza, um lugarzinho todo especial para os amantes de aventuras.

Conheça mais em www.monteverde.com.br.

Por Tamara Fonseca


Para os amantes do Ecoturismo, uma ótima opção é a Gruta Maquiné, em Minas Gerais. Localizada na cidade de Cordisburgo, a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte, é a maior gruta de Minas Gerais, contemplando 650 metros de extensão (440 metros abertos ao público) e 18 metros de profundidade.

A gruta possui infraestrutura completa para receber os turistas, com passarelas e iluminação, além de guia local, tornado o passeio pelas galerias subterrâneas seguro e educativo. No local existem, ainda, à disposição do público, 2 restaurantes, sanitários e loja de artesanatos locais.

A visitação à gruta é aberta ao público todos os dias das 8h às 17h, mas recomenda-se a visita durante a manhã ou no fim da tarde, devido ao calor que fica intensificado dentro da gruta nos períodos mais quentes do dia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.grutadomaquine.tur.br.

Por Tamara Fonseca


Já pensou o que vai fazer na Semana Santa? Se não, já está na hora de resolver. Para quem quer tranquilidade uma ótima opção é o pacote de Semana Santa na Pousada e Restaurante Sant’Ana, em Sabará, Minas Gerais, a apenas 23 km de Belo Horizonte.

A partir de R$ 906,00 para o casal é possível curtir 4 dias de tranqüilidade. O pacote contempla 4 diárias (20 a 24 de abril de 2011) com pensão completa, ou seja, com café da manhã, almoço e jantar.

A pousada conta ainda com piscina infantil e adulta, playground, campo de futebol society, além de quadra de areia para peteca e vôlei de praia.

Para mais informações, acesse o site: www.pousadasantana.tur.br.

Por Tamara Fonseca


Para quem não pretende passar o Carnaval em casa, mas também não quer se aventurar nos intermináveis congestionamentos em direção às cidades do litoral, existem opções de viagens interessantes sem gastar muito. Uma das opções é a cidade de Santa Bárbara-MG.

Localizada a 105 quilômetros da capital do estado Belo Horizonte, ela está situada em um dos mais conhecidos pontos turísticos: o Circuito do Ouro. Cidade natal do ex-presidente Affonso Penna que governou o Brasil durante a República Velha, no início do século XX, Santa Bárbara preserva várias construções em estilo colonial, inclusive a residência do ex-presidente que se transformou no Memorial Affonso Penna em 2009. Esta é uma das diversas opções de lazer e cultura existentes na cidade.

A Casa do Mel é outra atração que vale uma visita. No local os visitantes podem conferir toda a importância que a produção do mel proporciona à cidade que ficou conhecida como a capital do mel e exporta produtos para todo o país e América Latina. A Cozinha do Mel, a Colmeia e a Loja do Mel também podem ser visitadas dentro da casa e pode-se também conhecer todas as fases do processamento do alimento e adquirir produtos feitos com essa delícia natural.

Belezas naturais também podem ser conhecidas como o Parque Recanto Verde, com 45 hectares de mata nativa, bem no centro da cidade. Outra vantagem em visitar a cidade é sua grande rede hoteleira, com opções de diárias de R$ 25,00 a R$ 70,00 por pessoa.  Mais informações sobre a cidade no site: www.santabarbara.mg.gov.br.

Por Selma Isis


Quando acaba a folia do Carnaval é hora de começar a planejar o inverno. Para quem não pôde tirar as tão sonhadas férias durante o verão, não há motivos para tristeza, pois nem só de belas praias é feito o Brasil. As Serras estão aí com suas paisagens paradisíacas dispostas a proporcionar dias incríveis de descanso, frio, diversão, aventura e deliciosa gastronomia. Mesmo que a região Sul seja a mais visada para esta época do ano, há também ótimos destinos de inverno em outras regiões. A exemplo disso, temos a cidade mineira de Monte Verde.

Há quem diga que a cidade é uma versão despretensiosa da paulista Campos do Jordão, o que pode ser muito bom para quem procura descanso em primeiro lugar, já que é menos procurada.

Localizada na Serra da Mantiqueira, Monte Verde possui aproximadamente 5 mil habitantes e já chegou a receber o apelido de “Suíça brasileira”. Repleta de paisagens naturais, a cidade também não fica atrás quando o assunto é diversão, com seus inúmeros bares, restaurantes e shoppings. Com uma excelente infraestrutura de hotéis e pousadas para receber turistas, Monte Verde é capaz de reunir aventura, belezas naturais, descanso e agito, tudo em um só lugar.

Por Juliete Lunkes

Fonte: IG Turismo


Para os amantes do ecoturismo, uma ótima opção é a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas, Minas Gerais. Além de fácil acesso e ótima infraestrutura, conta ainda com uma beleza indescritível. A gruta possui quase 1 km de extensão, mas apenas cerca de 220 metros são abertos à visitação.

A caverna é dividida em quatro salões: Couve-Flor, Blocos Desabados, Poço dos Desejos e Poço das Raridades. Esse último salão não tem esse nome por acaso, ele conta com várias helictites, formação rara na região. É importante ressaltar que recomenda-se a visitação da gruta em pelo menos dois períodos do ano, seco e chuvoso, pois a caverna se mostra de forma totalmente diferenciada.

Aqueles que se preocupam com a segurança podem ficar tranquilos, pois a gruta possui passarelas, corrimão e degraus, para um percurso seguro. Externamente, a gruta possui ainda estacionamento e lanchonete.

Para mais informações, acesse o site: www.setelagoas.com.br.

Por Tamara Fonseca


Para os amantes das cidades históricas Tiradentes é parada obrigatória. Localizada a 210 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a cidade é conhecida mundialmente e recebe visitas de brasileiros e estrangeiros constantemente.

A cidade foi fundada em 1702 e tem preservados diversos monumentos religiosos e civis. Possui 9 igrejas disponíveis para visitação, além de 2 museus, chafariz, arquitetura residencial preservada e a conhecida Maria Fumaça, uma estação ferroviária que hoje é utilizada apenas para fins turísticos, ligando Tiradentes a São João Del Rey nos fins de semana e feriados.

A cidade possui ainda uma estruturada rede de pousadas, restaurantes e bares para receber os turistas, sem contar as inúmeras lojas de artesanato local.

Para mais detalhes sobre a cidade, atrações e hospedagem, acesse o site: www.tiradentes.mg.gov.br.

Por Tamara Fonseca


Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, localizado em Betim/MG, é conhecido por sua famosa cachaça artesanal, que recebeu medalha de ouro no prêmio Cachaça Masters 2010 da revista inglesa “The Spirit Business”.

Mas o que alguns não sabem é que o parque é uma reserva natural que oferece diversas atrações de lazer e cultura, como parque de pesca, pedalinho, tirolesa, trilha ecológica, entre outras.

No Vale Verde é possível conhecer e aprender sobre diversas espécies de pássaros, inclusive a Harpia, uma das maiores aves de rapina do mundo. Para os amantes de orquídeas, o parque possui cerca de 20 mil exemplares espalhados em toda sua extensão.

Para os adultos, ainda são oferecidas visitas ao processo de fabricação da famosa cachaça Vale Verde. Informações completas sobre o parque, horário de funcionamento, tarifário e atrações podem ser obtidas no site: www.valeverde.com.br.

Por Tamara Fonseca


Sabará fica localizada perto de Belo Horizonte, rica em construções históricas e com um povo muito hospitaleiro. A cidade, com suas ruas estreitas, casas e construções do século 18, é uma ótima opção de turismo religioso, pois a maior atração é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A igreja conta com um grande altar e mais seis altares em suas laterais.

A cidade também possui as igrejas: Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e São Francisco de Assis. Algumas foram privilegiadas pelo famoso escultor Aleijadinho e pelo estilo barroco, que também está presente em alguns pontos do centro da cidade.

Outros atrativos turísticos são: o Teatro Municipal, o Museu do Ouro (antigamente era uma casa de fundição) e o evento da Festa da Jabuticaba (festival anual que acontece entre os meses de Outubro e Novembro).

Opções de hotéis e pousadas: Hotel Solar Corte Real, Pousada Dona Zarita, Pousada dos Biquínis.

Por Viviane Lima


Poços de Caldas faz parte do Circuito das Águas, famosa pelas suas fontes de águas curadoras, faz jus ao seu nome, pois Caldas significa “águas quentes”, a cidadezinha de Minas é bem apreciada aos olhos dos visitantes.

E o que mais tem na cidade é fonte: Fonte Santa Terezinha, Fonte Santana, Fonte Martinico do Prado, Fonte da Vila Cruz, Fonte Luminosa, Fonte Antônio Rubbo, Fonte Vereador Eduardo Prada, Fonte Pedro Botelho, Fonte dos Macacos, Fonte dos Amores, Fonte do Monjolinho e Fonte das Rosas.

Poços de Caldas também conta com atrativos diversos como o teleférico, um Cristo Redentor, igrejas, um kartódromo, campo de golfe, ciclovia, parque aquático, praças e parques. Dentre os parques o mais famoso é o Parque José Affonso Junqueira, onde era a antiga biblioteca. Atualmente o visitante aprecia a bela arquitetura do prédio tomando um cafezinho estilo mineiro e claro o delicioso pão de queijo.

Para aquelas mulheres que adoram e não abre mão de sair da cidade de mãos vazias, Poços é excelente para compras, desde artesanato, cristais, sabonetes artesanais e doces caseiros! Há locais próprios para as feiras de artesanatos, como por exemplo, a Feira de Artesanato Véu das Noivas, o Mercado Municipal, e uma feira da Fepasa.

Além de tantos atrativos e pontos turísticos a pequena cidade também possui diversos eventos anuais.

Por Viviane Lima


Simples e rústica São Thomé das Letras, em Minas Gerais, é considerada uma Cidade Mística. Muitos turistas vão até lá impulsionados pela crença de este ser um dos sete pontos energéticos de todo o mundo. Assim, o local é ponto de encontro daqueles que buscam realizar retiros espirituais e estar em contato com outras pessoas interessadas nesse lado curioso da cidade.

Além disso, São Thomé exibe majestosa um importante Centro Histórico que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/ MG).

Como a cidade está localizada bem em cima de uma formação rochosa, os primeiros habitantes trataram de aproveitar a matéria-prima e construir tudo à base de pedra. É assim com as ruas, com as casas e praças, até as igrejas são de pedra!

Quem visita o local pode aproveitar para percorrer um dos trajetos turísticos bastante típicos da cidade: no lado mais alto da cidade há uma pirâmide, um passeio que vale tanto pela vista, quanto pelo caminho percorrido. E quem gosta de bons cenários, uma dica é subir à montanha do Cruzeiro onde lá de cima dá para ver toda a cidade.

São Thomé tem ainda inúmeras outras atrações. Entre elas, o Vale das Borboletas, a Cachoeira da Eubiósia, a Cachoeira da Lua, a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira do Flávio, a Gruta e Cachoeira do Sobradinho, Cachoeira Shangri-lá e a Gruta do Carimbado. Todas são de fácil acesso e bem sinalizadas.

Por Vivian Fiorio


A Serra da Canastra, localizada no estado de Minas Gerais é considerada uma região ecoturística, abrangendo mais de 6 municípios, a sua maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra. Criado em meados de 1972, com a finalidade de proteger as nascentes do tradicional Rio São Francisco, hoje o local é visitado por milhares de pessoas durante o ano todo.

A região é repleta de pousadas, hotéis e restaurantes típicos para atender turistas do mundo todo.

Considerado um passeio inesquecível, indicado para toda a família e amantes da natureza, a Serra da Canastra é um local que proporciona paisagens naturais e emocionantes a todos que visitam o local.

Uma ótima dica é provar o queijo canastra, presente na culinária local, esse queijo é feito artesanalmente e muito saboroso, vale conferir.

Para mais informações acesse www.canastra.com.br.

Por Milena Evelyn


O sul de Minas Gerais abriga uma das regiões na qual se pode encontrar águas que nascem naturalmente gasosas. Tal feito deu origem à estância hidromineral de São Lourenço.

A água que sai de suas fontes, localizadas no Parque das Águas de São Lourenço, recebeu o nome de “água da boa mesa” por limpar o paladar na hora da degustação de vinhos graças ao seu sabor leve e bolhas suaves.

A cidade de São Lourenço tem como sua maior fonte de renda o turismo. Além de beber destas águas, o turista também pode se refastelar nas estâncias termais com suas águas ricas em minerais, duchas, ofurôs e banheiras relaxantes.

Serviço:

  • Parque das Águas de São Lourenço
  • Alameda João Lage, s/nº São Lourenço – Minas Gerais
  • Terça a Sexta das 9h00 às 12h00 e das 16h30 às 19h50
  • Sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00
  • Domingo das 9h00 às 12h30
  • Ingresso: R$5,00
  • Tel.: (35) 3332-3066

Por Monica Dinah


A cidade de Tiradentes é repleta de artesanatos e doces locais. A cidade é assim chamada devido ao mártir da Inconfidência Mineira.

Dica de hospedagem: Abelhas Pouso – Endereço: Rua Agostinho José Cabral, nº 241, no Parque das Abelhas, em Tiradentes.

Dica de gastronomia: San Felice Ristorante – Endereço: Largo das Forras, nº 86, no Centro Histórico, em Tiradentes.

Dica de compras: Fabrica de Terços São Luiz – Endereço: Rua Custódio Gomes, nº 144, no Centro, em Tiradentes.

Outra cidade que atrai muitos turistas é Diamantina. Sua forte tradição religiosa é vista através das muitas igrejas existentes na região.

Dica de hospedagem: Pousada Real – Endereço: Estrada do Cruzeiro Luminoso, s/n.

Dicas de passeios: As casas de Chica da Silva e a de Juscelino Kubitschek, o Mercado Velho, a Biblioteca Antonio Torres, o Museu do Diamante, Igreja São Francisco, Igreja das Mercês, Capela Imperial do Amparo e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Por Fernanda T. Sodré


A região Sudeste do Brasil é conhecida pelo seu forte apelo econômico e pelas metrópoles que enfeitam as cidades com prédios e algumas peculiaridades. Mas não é só de trabalho que se sustentam as grandes cidades da região. O Sudeste oferece ótimas dicas de roteiros para casais que preferem o romantismo das regiões urbanas.

Em São Paulo, o município de Campos de Jordão é conhecido pelo ótimo roteiro gastronômico e por seus atrativos culturais que encantam os visitantes.

Já no Rio de Janeiro, entre suas belas praias e magníficos cenários naturais, destaca-se o município de Petrópolis com seu clima ameno, construções históricas e abundante vegetação.

O distrito de Monte Verde, em Minas Gerais sagrou-se com o título de cidade mais romântica do país, em votação promovida pela revista Quatro Rodas em conjunto com o site Viajeaqui, em 2009. Já em 2010, o título foi passado para a cidade de Domingo Martins, no Espírito Santo, mais um ótimo destino a dois.

Por Rafael Olanda


Para aquelas pessoas que gostam de viajar, conhecer lugares novos e interessantes, de preferência com uma natureza exuberante, existe um lugar ideal, "O Parque Estadual da Lapa Grande".

Situado a poucos metros de Montes Claros, cidade pólo do norte de Minas Gerais, este parque segundo o site www.intertvonline.globo.com possui 8 mil hectares reservados à natureza.  

Esta maravilha ecológica foi criada em 2006 e além da paisagem é um recanto de pesquisas, uma vez que, o mesmo, possui mais de 40 sítios arqueológicos. Sendo assim é possível perceber  que este parque não é só um deslumbre para os olhos, mais também uma rica fonte de pesquisas. Um verdadeiro tesouro ecológico.

Por Celia Santos


Fundada durante 1700 e 1800, no período do Ciclo do Ouro no Brasil, as cidades históricas de Minas Gerais, preservam os seus monumentos e igrejas que fazem parte da sua história. As cidades mineiras atraem muitos turistas, com o ecoturismo e a natureza incrível do lugar.

Ouro Preto é a cidade mais conhecida da região, famosa pelas suas construções e preservação das ruas. Em Tiradentes, o turista poderá encontrar uma variedade de artesanato e deliciosos doces mineiros. Para quem aprecia o poeta Carlos Drummond de Andrade, gostará de conhecer Itabira, que abriga um memorial do autor.

Já quem é apaixonado pro ecoturismo, não pode deixar de visitar São Tomé das Letras, a cidade que atrai esótericos e místicos. Antes de ir a minas Gerais, não deixe de fazer um planejamento do roteiro para as belas cidades mineira

Por Layal Antanios


Quiabos frescos na beira da estrada. Este é o caminho que leva a Inhotim. Um lugar como próprio nome sugere, impregnado de paz e harmonia que fica situado entre as montanhas de Minas Gerais.

A área é imensa: são 450 mil metros quadrados com centenas e centenas de espécies de plantas, sendo muitas destas exóticas e raras. Lá há muita arte, jardins, lagos, restaurantes e paz muita paz neste humilde distrito de Brumadinho, a 60 quilômetros da capital Belo Horizonte.

Lá você encontra um jardim projetado pelo mestre Burle Marx e também nove galerias.

Se você ainda não sabe para onde ir no feriado, corra, Inhotim é o seu destino, certamente!

Por Teresa Almeida


Se você não sabe o que fazer no feriado de sete de setembro a dica é visitar a capital mineira, Belo Horizonte e de quebra conhecer os deliciosos barzinhos que existe lá. Segue aqui o nome destes graciosos botecos que encanta todos os sentidos.

Os melhores barzinhos são: Agosto Butiquim, Bar da Cida, Bar da Lora, Bar do Antônio, Bar do Careca, Bar do Doca, Bar do Véio, Bar do Zezé, Bartiquim, Café Palhares, Família Paulista, Kobes, Patorroco, Pimenta com cachaça, Temático e Bolão.

Visite qualquer deles e entenda porque os botecos, bares, botequins ou como você quiser chamar, são considerados um patrimônio de Belo Horizonte e uma atração a parte na cidade.

Por Teresa Almeida


As cidades históricas de Minas Gerais são um patrimônio do Mundo. É andar por ruas de pedras ladeira abaixo e a cima, conhecer igrejas ou museus. Cada cidade é única, com seus monumentos de mestres barrocos a céu aberto ou com sua história. Além da arquitetura, a beleza natural se faz de Minas um lugar especial. E o povo acolhedor e simpático evidencia o existe de mais belo para quem aprecia tradição.

Em qualquer cidade, grande ou pequena, o povo acolhedor e com aquele jeitinho que só o mineiro tem, consegue atrair um número cada vez maior de turistas estrangeiros, que se deslumbram com a cultura, a arte, o artesanato e a culinária.

Por Patricia Gujev


Novamente cultura em Minas Gerais. E desta vez é no Triângulo Mineiro. Para quem gosta de apreciar obras de arte, poderá visitar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Casa de Cultura de Uberlândia uma série de esculturas feitas com ferro.

As obras são do artista plástico Assis Guimarães, e você pode conferir à obra gratuitamente.  Mas atenção a exposição só vai até o dia 19 de junho de 2010. Com significados profundos que levam a reflexão sobre as diferenças, tolerância, proteção mútua, vale a pena conferir a proposta desse artista. Não deixe de visitar e conferir esta novidade.


Para quem deseja conhecer um pouco de Minas Gerais, uma dica é a cidade de São Sebastião das Águas Claras. A 27km da capital Belo Horizonte, a cidade é um típico arraial mineiro, que oferece belezas naturais e o sossego da vida no interior.

Com vista para lindas montanhas, Macacos oferece vários atrativos, que vão desde descansar sentindo o cheiro do mato, provar as delícias da culinária até praticar esportes radicais, tradição do local. A cidade conta com diversas cachoeiras e trilhas para os adeptos ao turismo ecológico.

Pousadas aconchegantes, restaurantes requintados e bares super animados, Macacos é uma boa pedida para turistas de todos os lugares.


A cidade de São Tomé das Letras, localizada ao sul no Estado de Minas Gerais, próxima à cidade de Três Corações, é uma das preciosidades escondidas no interior do Brasil.

Antigamente uma região mineradora, é toda cercada por pedreiras, grutas e dezenas de cachoeiras. O componente mineral dá uma aura mística ao lugar, onde residem muitos gurus, cartomantes, sensitivos de todos os tipos. Nas suas imediações há templos e comunidades alternativas, além de sítios e fazendas abertos a visitação.

Suas ruas, ladeiras todas forradas de pedras, têm comércio hippie bem elaborado, além de restaurantes com a incomparável comida mineira.

Assim como a comida, as estadias nas pousadas também têm custo abaixo da média. Algumas dicas para hospedagem são Pousada Alien’s Palace e Arco-Íris.

Clique aqui e confira mais opções de pousadas em São Tomé das Letras.

Por Karina Gonçalves


Você que não gosta de praia, mas quer passar sua ferias em um local lindo e agradável, aqui vai uma sugestão. Hotel Brasil, situado em São Lourenço, no sul do estado de Minas Gerais, é um hotel tradicional, que oferece em outras coisas, um ótimo parque aquático, recreação e lazer, para você e seus filhos, além de estar localizado bem próximo ao Parque das Águas, ponto tradicional da cidade.

Se vocês desejam conhecer nessas férias, outros lugares que não as praias, visitem um lindo lugar com clima agradável e pessoas receptivas.

Se desejar conforto e requinte, venha para o Hotel Brasil acesse o site www.hotelbrasil.com.br e verifique se há algum desconto ou alguma promoção, vale à pena conferir. Chega de praia e calor, venha curtir um lugar tranquilo e com clima agradável, onde você pode passear tranquilamente e ainda conhecer as estâncias hidrominerais.

Salete Dias


A cidade é na verdade uma vila, localizada a apenas 3 quilômetros do Parque Estadual do Ibitipoca, situado na zona da mata mineira. Tem poucas construções, e recebe cada vez mais turistas, que vêm em busca de cachoeiras, grutas, lagos, corredeira, cânions e mirantes, com alturas que atingem de 1762 a 1784 metros, como os situados nos Picos do Pião e da Lombada.

Não deixe de visitar a Ponte de Pedra, o Lago dos Espelhos e a Prainha, sem esquecer das águas, é claro: o passeio até as cachoeiras do Rio Vermelho, com destaque para a cachoeira Janela do Céu, é obrigatório. Para maiores informações sobre o clima, turismo e eventos locais, acesse http://www.ibitipoca.tur.br/aspectos/. Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


São Lourenço se destaca por sua excelente infra-estrutura: são mais de 60 hotéis, desde os mais simples até os mais luxuosos, que oferecem inúmeras alternativas de entretenimento.

A cidade é conhecida como “A Cidade das Charretes” e o destaque maior é o Parque das Águas, onde se localizam as fontes e o Balneário Municipal. Além das águas, não deixe de passear de teleférico e conferir o artesanato e a culinária local.

Ainda é possível fazer um charmoso passeio de Maria Fumaça! Para saber mais sobre as atrações de São Lourenço, acesse http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/SaoLourenco/port/apresent.asp e boa viagem!

Créditos: Cris Keller


Famosa pela grande variedade de águas hidrotermais, Caxambu é um destino turístico que mescla descanso e agito na medida certa: a visita às fontes é obrigatória, bem como a realização de passeios tranquilos, como a compra de doces típicos, como o de doce-de-leite, de abóbora, de mamão e os queijos produzidos na região.

Desde a época do Império a cidade recebe turistas em busca de suas águas com altas propriedades terapêuticas: o Balneário oferece serviços diversos, como relaxantes banhos e imersões.

O passeio de charrete é outro programa imperdível, bem como a visita ao Parque das Águas, com suas 12 fontes que homenageiam D.Pedro e demais membros da família imperial, adepta dos poderes medicinais das fontes da cidade. Há uma enorme réplica da coroa do imperador, que vale a pena ser visitada.

As águas da cidade são engarrafadas mecanicamente e exportadas desde 1956.

Confira em http://turismo.casas.blog.br/tag/caxambu/ opções de hospedagem e dicas de restaurantes da cidade. Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


Edificada sobre uma grande formação rochosa, São Tomé das Letras é considerada uma cidade sagrada já que muitos acreditam que as rochas armazenam energia cósmica.

As rochas estão em todo lugar e constroem desde o calçamento das ruas até as casas e igrejas. Tem até uma pirâmide que deve ser visitada ao pôr do sol: o visual é deslumbrante! Como a cidade é considerada uma das 7 cidades sagradas do mundo, acaba atraindo muitas pessoas místicas e esotéricas: a cidade abriga diversos grupos de estudos alternativos, entre eles a Fundação Harmonia, o Movimento Gnóstico e muitos outros.

Não deixe de conhecer o artesanato local: destaque para as casinhas feitas com pedras são-tomé, além dos casarões e ruínas do centro da cidade. Também há muitas atrações e passeios pela região: vá até o Vale das Borboletas, na estrada para Três Corações: o local possui quedas d’água, piscina natural e em determinadas épocas do ano é possível avistar dezenas de espécies de borboletas. Há também várias cachoeiras, grutas e piscinas naturais na região.

Para maiores informações sobre o turismo em São Tomé das Letras, acesse aqui.

Créditos: Cris Keller


A descoberta de uma fonte de águas borbulhantes é a origem da cidade de Lambari, estância hidromineral localizada no sul de Minas Gerais, distante 350 quilômetros da capital mineira e apenas a 51 de São Lourenço.

A cidade possui altitude de quase 900  metros, clima ameno com temperatura média anual de 19 graus Celsius. O Parque das Águas domina a paisagem local: é nele que se localizam as seis fontes de águas gasosa e ferruginosa, além de piscinas de água mineral e área de lazer.

Não deixe de visitar o Parque Wenceslau Braz, localizado à beira do Lago Guanabara: há piscinas, duchas, lago e espaço para a prática de esportes.

O comércio da cidade se concentra basicamente em vender produtos feitos em madeira e couro. Há também objetos feitos em palha de milho, como bolsas e chapéus. Veja mais detalhes em http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Lambari/port/apresent.asp. Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


Campanha é a porta de entrada para o circuito das águas na região, além de ser uma das cidades mais importantes do estado de Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro, preservando até hoje muitas das construções do século XVIII.

O nome da cidade deriva de uma “campanha” encabeçada por Cipriano José da Rocha, ouvidor de São João del Rei, para desbravar os sertões e chegar até jazidas de ouro recém descobertas na região do Rio Verde. A cidade é a mais antiga de todo o sul mineiro, e é sede de várias entidades sócio-culturais, como a  Academia Sul-Mineira de Letras. A cidade é conhecida como a Atenas Sul Mineira, sendo terra natal do cientista Vital Brasil.

O Museu Regional do Sul de Minas possui um acervo bem variado de arte sacra, incluindo oratórios, figuras religiosas e santos do pau oco: no espaço vazio eram escondidos objetos de valor em épocas antigas.

Não deixe de visitar a Catedral de Santo Antônio: nela há uma imagem esculpida pelo Mestre Aleijadinho, que representa Jesus carregando a cruz.

Créditos: Cris Keller


Distante apenas 8 km do Estado de Minas Gerais, Águas de Lindóia é um município pacato e com a economia fortemente ligada ao setor de turismo: com uma rede hoteleira bem estruturada, a cidade conta com boa infraestrutura para receber os turistas, que não cansam de apreciar a tranquilidade do local e sempre voltam, porque são mais de 1 milhão de turistas por ano! Destaque para os inúmeros congressos, ligados a universidades, centros de pesquisas e empresas de diversos setores.

Além do turismo, a cidade considerada “A Capital Termal do Brasil” dedica-se ao engarrafamento e comércio de água mineral. No turismo, destaque para a Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, com fonte luminosa, cisnes e outros animais, além de uma série de barraquinhas que vendem produtos aos turistas, de alimentos a artesanato. Os interessados em usufruir os benefícios das águas termais não podem deixar de ir ao Balneário Municipal: pagando-se uma pequena taxa é possível usar as diversas piscinas do local, bem como tomar banhos de espuma, de imersão, fazer drenagem e muito mais! Confira detalhes em http://www.balnearioaguasdelindoia.com.br/.

Créditos: Cris Keller


Distante apenas 18 quilômetros de Águas de Lindóia, Monte Sião tem quase a totalidade de sua população empregada direta ou indiretamente na indústria de malhas (clique em http://www.portalmontesiao.com.br/malharias.htm e acesse uma lista das melhores malharias e confecções de Monte Sião) .

As malharias familiares tecem anualmente milhares de peças que são vendidas em dezenas de lojas do centro da cidade. A cidade ostenta um título um tanto incomum: é o maior consumidor per capita de máquinas de tricô do mundo!

Outro produto em destaque é a porcelana branca com flores azuis: a única fábrica localiza-se na cidade e a produção é completamente artesanal. Atualmente a linha de cores foi ampliada: a louça já existe nas tonalidades verde/branca e marrom/branca, mas a produção ainda mantém sua característica mais importante: as peças são pintadas à mão, conferindo exclusividade a cada peça, já que não existe uma peça igual a outra.

A tonalidade azul é obtida através de uma reação do dióxido de cobalto com a fumaça da lenha usada no cozimento das peças. Exatamente do mesmo jeito que na China medieval.

Créditos: Cris Keller


As cidades de Poços de Caldas, Monte Sião, Águas de Lindóia, Serra Negra, Campanha, Lambari, Cambuquira, São Tomé das Letras, Caxambu e São Lourenço compõem o chamado circuito das águas minerais, famoso pelas águas medicinais, pelos balneários, malhas, artesanato e belezas naturais, já que a região tem relevo montanhoso de rara beleza.

O circuito engloba cidades de São Paulo e Minas Gerais onde o termalismo (banhos em águas termais) é a grande atração, além das paisagens serranas, ar de montanha e da recente introdução de esportes radicais, como asa-delta e para-glaider em várias cidades do circuito.

As cidades de Conceição do Ibitipoca, Brotas e Águas de São Pedro estão nos arredores, e também oferecem boas opções de turismo, como ótimos passeios, dentre os quais merece destaque o que percorre o caminho até o Lago dos Espelhos, em Ibitipoca. Igualmente imperdível é a descida de bóia pelos rios e lagos de Brotas. Como o nome sugere, em Águas de São Pedro há águas minerais e um balneário, que oferece diversos serviços. Entre as fontes, uma se destaca por apresentar o maior teor de enxofre das Américas. Para saber mais, acesse http://www.aguasdesaopedro.com.br/index3.htm, http://www.ibitipoca.tur.br/ e http://www.brotas.com.br/.  Boa viagem!

Créditos: Cris Keller


A cidade de Jacutinga, localizada no sul  de Minas Gerais, está preparando um presépio exclusivo que será uma das grandes atrações das festividades natalinas do município: confeccionado em malhas de tricô,  irá certamente atrair a atenção dos turistas que procuram a cidade para compras de artigos, entre eles malhas e tricôs.

A programação de Natal ocorrerá de 1o a 24 de dezembro e será no Largo da Estação: um espaço recém inaugurado e que receberá decoração especial, contado com apresentação de corais, bandas, danças e desfiles de moda.

Os turistas terão a disposição praça de alimentação, parque com várias opções de brincadeiras infantis, e muito mais! Para maiores informações, o telefone é (35) 3443-2007.

Créditos: Cris Keller


Monte Sião é quase um shopping center a céu aberto, um paraíso para os consumidores que buscam artigos de lã, linha e demais novidades no setor de vestuário.

A cidade se localiza no sul do Estado de Minas Gerais, bem próximo da divisa com o Estado de São Paulo, e concentra inúmeras malharias, que tecem incansavelmente milhares de peças ao dia, que são vendidas em diversos estados. Mas a cidade deixa as agulhas um pouco de lado na época do Natal, já que está preparando sua Parada de Natal, marcada para as 18 horas do dia 24 de dezembro.

Na ocasião, carros antigos decorados vão passear pela cidade, dando boas vindas ao Papai Noel, que chegará em alto estilo, numa carruagem. O município também está preparando uma decoração especial, com os temas “O Circo do Noel” e “Fábrica de Panetones”.

Para as crianças, a festa promete: haverá espaço para várias brincadeiras, além de atividades como pinturas, brinquedos e jogos. Acesse o site http://www.portalmontesiao.com.br/turismo.htm e confira fotos da cidade, mapas, e endereços de malharias.

Créditos: Cris Keller


Se você está pensando em passar dias ótimos na divisa com Minas Gerais, mais bem próximo a capital do estado de São Paulo , não pode deixar de ir a Águas de Lindóia. A cidade oferece belas paisagens, um clima agradável e muita hospitalidade.

Lá, é possível ver quase 100 km de montanhas cobertas com uma vegetação de dar gosto de ver, a enorme paisagem verde dá asas literalmente para aqueles que gostam de esportes radicais e não tem medo de altura, lá é possível fazer, vôo livre, pára-quedas e ou esportes radicais.

Além disso, as águas minerais e cristalinas da cidade são atração a parte e reservam muita saúde e frescor aos visitantes. Já a culinária é um misto entre paulista e mineira e tem diversas opções, para todos os gostos. Ou seja, não importa a idade, o gosto e o sexo, você vai gostar muito de conhecer Águas de Lindóia.

Por Susan Mélany


Localizada na cidade de Caldas, interior de Minas Gerais, o Balneário Mineiro de Pocinhos do Rio Verde, encanta seus visitantes e sempre deixa um gostinho de quero mais. A principal atração sem dúvidas é a água. Lá, é possível aproveitar um banho de cachoeira, aproveitar as águas termais para relaxar e para tratar algum tipo de doença, além de aproveitar a paisagem que é linda.

A culinária é algo a parte. A cozinha totalmente mineira leva os turistas a experimentar diversos tipos de pratos deliciosos, vários tipos de comida salgada, como leitoa a pururuca, tutu de feijão, entre outros, além dos doces, é claro, com muito doce de leite e compotas.

Se você procura sossego, lazer, diversão, em um lugar com muita natureza, pessoas receptivas e uma culinária maravilhosa, então, venham de conhecer Pocinhos do Rio Verde, e aproveitar tudo que Minas Gerais têm a oferecer.

Por Susan Mélany


A fama de Poços de Caldas se deu principalmente por ser berço de águas termais e com propriedades terapêuticas. A cidade fica em Minas Gerais, e é roteiro de viagens não só para turistas que procuram beleza, como também aqueles que vêm em busca dos poderes miraculosos de suas águas.

Além das águas, muitas atrações encantam os visitantes, como o Véu da Noiva, uma cachoeira formada por três quedas de água. Para se chegar até a cachoeira é preciso pegar um trenzinho, seu percurso é rodeado por pinheiros e flores.

Outras atrações imperdíveis são as trilhas pela Serra de São Domingos, e um passeio pela Cascata das Antas e pelo Pedra Balão, o lugar abriga um mini-curral e permite aos turistas tirar leite de vaca e cavalgar.

Por Rosana Radke


Localizado em meio a um vale de montanhas no estado de Minas Gerais, Ouro Preto encanta por sua arquitetura e pelo povo hospitaleiro. As igrejas, com detalhes em ouro, arrancam olhares dos visitantes.

Ouro Preto foi a primeira cidade do país a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980. A cidade parece ter saído de uma tela de TV, a riqueza de detalhes históricos ganha destaque nas casas antigas e nas ruas estreitas.

Além da arquitetura atrativa, Ouro Preto oferece um rico ecossistema para os apreciadores da natureza. Cachoeiras, trilhas e uma extensa área de mata nativa contornam a cidade mineira.

Por Rosana Radke


Destino preferido dos casais apaixonados, Monte Verde fica localizada no estado de Minas Gerais.

Um local perfeito com uma paisagem maravilhosa, repleto de casas e chalés aconchegantes para aqueles que viajam em busca de conforto e qualidade.

A cidade possui diversos passeios que envolvem caminhadas e escaladas, além da culinária com restaurantes fantásticos que completam o visual da cidade.

Na maior parte do tempo, tem uma temperatura baixa, o que pede o acompanhamento de pratos especiais e um bom vinho. Se você ainda não conhece, não perca tempo.

Vale a pena conferir!!


Tiradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais. Toda a arquitetura da cidade é preservada e um passeio pelas ruas estreitas da cidade pode render boas fotos. É muito comum encontrar casarões e sobrados com aspectos barrocos e igrejas tombadas pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Por isso, é preciso muita disposição, os passeios são normalmente feitos a pé e há muita coisa para se visitar. Os passeios imperdíveis são: o Museu Padre Toledo, a Rua Direita e a igreja Nossa Senhora das Mercês. Além disso, passeios de Maria Fumaça e subir pelas colinas da cidade e apreciar a paisagem são ótimas pedidas.

Tiradentes ainda oferece uma culinária rica em detalhes e sabores. A culinária é tão boa que todo ano acontece o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. Vale à pena dar um pulinho por lá!

Por Susan Mélany


O roteiro que a CVC preparou permite que você conheça o Vale da Mantiqueira através de um passeio rodoviário, que além de poder ser pago em até 10 vezes sem juros, permite que você contemple a beleza do lugar de maneira bem prazeirosa, lentamente, em completa harmonia com a vida rural da região.

Confira o pacote de 3 dias com pensão completa:

  • Saídas: 16, 23 e 30 de outubro; 6,13 e 27 de novembro.
  • Em Virgínia, sul de Minas Gerais, o hotel que acomodará os turistas possui completa estrutura de fazenda, permite que se vivencie a vida no campo, sem esquecer do cenário belíssimo, aliado a muito lazer e diversão: há uma piscina natural com cachoeira, além de lago para pesca.
  • É possível andar a cavalo, passear de charrete, praticar hipismo, jogar minigolfe e praticar uma série de outros esportes já que o hotel possui quadras poliesportivas.
  • Passeios em Virgínia, São Lourenço e Caxambu.
  • Compra de malhas é um programa imperdível em Caxambu. Aproveite!

Preços a partir de R$388,00, válidos para compras efetuadas até o dia 31/10/09.

Acesse www.cvc.com.br e saiba mais sobre esse e demais roteiros de viagem!

Por Cris Keller





CONTINUE NAVEGANDO: