Veja aqui a programação e as principais atrações do Carnaval de Olinda 2018.

Se você vai viajar para Olinda ou mora na cidade e não está inteirado sobre o que vai acontecer durante os dias de folia, confira esse post e saiba tudo sobre esses dias de Carnaval muito divertidos!

Haverão atrações para todas as pessoas, gostos e faixas etárias. A programação para o Carnaval de Olinda está muito diversificada e foi planejada com muita atenção para agradar todos os foliões, desde quem está na melhor idade até os pequenos que estão começando a conhecer os belos e divertidos dias de Carnaval.

Estará em Recife e vai curtir a folia pela cidade? Então confira este post, aqui nós lhe contaremos tudo o que vai acontecer nesses dias de Carnaval e se intere sobre a Programação de Carnaval 2018 de Olinda!

Carnaval 2018 de Olinda – tudo sobre a programação desses dias divertidos

Os encarregados da prefeitura de Olinda divulgaram através da mídia telecomunicativa, nesta terça-feira de fevereiro, dia 6, a programação do Carnaval completa, informaram nos comunicados quais serão os shows de Carnaval durante todos os dias.

Ao todo são dez palcos preparados para a curtição, eles estarão espalhados pela Cidade Alta em Olinda e irão receber artistas tanto de Pernambuco, como de outros estados brasileiros. Segundo a prefeitura, a cidade receberá mais de 2,3 milhões de foliões nos dias de folia (8, 9, 10, 11,12, 13 e 14 de fevereiro).

Você pode conferir a programação completa do Carnaval 2018 de Olinda através do site da prefeitura, a programação e os horários também está disponível no aplicativo, preparado apenas para o Carnaval de Olinda desse ano, intitulado como “Carnaval de Olinda 2018”. De acordo com o secretário de Patrimônio e Cultura da cidade de Olinda, Gilberto Sobral, o app é gratuito e está disponível para download desde o dia 17 de janeiro. Já o site está disponível para visitas e consultas desde o 1º dia de fevereiro.

Na abertura do Carnaval de Olinda, quem abrirá as alas será o artista Alceu Valeça (no dia 8, quinta-feira), o palco que ele se apresentará será o intitulado como “Tito Lívio”, homenagem a personalidade que faleceu em novembro. Na mesma quinta-feira, 8, o artista Rogério Rangel também estará se apresentando no mesmo palco. Outros destaques para esse dia são os artistas: Romero Ferro, Nação Zumbi, banda Eddie, Siba, Nonô Germano, Bongá Ceceu Valença e Mundo Livre S/A.

Os foliões encontrarão uma imensa diversidade musical, que irá do maracatu a ciranda, passando pelo “caboclinhos”, samba, coco e brega. O frevo ganhou uma programação e um espaço especial no Carnaval deste ano, já que é nesse ano de 2018 que o estilo de dança comemora 111 anos. O dia escolhido para comemorar e saltitar ao som do frevo é 9 de fevereiro, a concentração para a comemoração será no Carmo. Esse polo especial foi batizado com o nome do compositor e cantor Tito Lívio. Neste ano, os pernambucanos ganharam ainda mais destaque no Carnaval. Segundo a Prefeitura da cidade, 99% das atrações que se apresentarão no Carnaval de Olinda são pernambucanos.

O tema do Carnaval de Olinda deste ano será "Terra de gigantes".Além das apresentações já confirmadas dos artistas conhecidos no Brasil inteiro, há ainda uma programação especial para os tão famosos cortejos das agremiações: O Homem da Meia-Noite, Pitombeira, Mulher do Dia, Maracatu Nação Leão Coroado, Menino da Tarde, Flor da Lira, Cachorro do Homem do Miúdo, Elefante, Alafin Oyó, Lenhadores, Vassourinhas, Cariri, Piaba de Ouro e Preto Velho.

E então? O que achou da programação especial de Carnaval na cidade de Olinda? Divertida, não? Acompanhe todas as informações através do site da prefeitura e curta a folia com responsabilidade!

Carolina B.


Muitas atrações ocorrem nesta semana em Recife e Olinda. Confira a programação e se divirta.

Oficialmente o carnaval ainda nem começou, mas isso não impediu que Olinda e Recife ofereçam opções de folia para todos os gostos e idades. Os ensaios gerais para a abertura do carnaval 2017 começaram nesta segunda (20) no Marco Zero. Durante a semana que precede o carnaval serão diversas prévias para colocar tudo em ordem.

Programação:

Terça-Feira (21):

O ensaio de abertura acontece no Marco Zero. Previsto para começar às 17h30 contará com a presença de Nonô Germano e Marrom Brasileiro. Ás 19h20 é a vez de Virginia Rodrigues e Lenine. A Orquestra Contemporânea de Olinda se apresenta às 21h50. Às 23h30 é a vez do Recife de Bambas.

Quarta (22):

Nena Nogueira e o Coral Edgar Moraes realizam um ensaio geral às 17h30. Lenine e Virgínia Rodrigues se apresentam com o Coral Voz Nagô às 19h20.

Também está previsto o ensaio geral da Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos. A apresentação deve começar às 21h30. Mais tarde ás 23h10 é a vez de Alceu Valença.

Quinta (23):

Gustavo Travassos começa o ensaio ás 17h30. Elba Ramalho se apresenta às 19h20. Na sequencia a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério se apresenta com Karinna Spinelli. Fechando o dia tem Almir Rouche, às 22h20.

Mais Diversão:

No dia 21 é dia da Terça Negra de Carnaval. Vai ter apresentação de Maracatus Nação Cambinda Africano, Afoxé Omo Badê e Coco Bojo de Macaíba. A festa está marcada para às 20h no Pátio de São Pedro.

Na quarta 22, é dia do Bloco Focca Folia. O bloco sai em desfile pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico de Olinda. A concentração está marcada para às 20h, na Rua do Bonfim.

Quinta, dia 23, é vez do EPC em Folia. A programação será atrativa contando com maracatus, passistas e shows.

Também teremos o encontro dos cabloquinhos. Serão 20 agremiações e grupos carnavelescos. A festa acontece na Rua da Moeda, no bairro do Recife Antigo. O início está marcado para as 19h.

A Troça Carnavelesca Mista Mulher na Vara marca os últimos acertos para às 19h. Deve acontecer no Garage Food Truck que fica na Rua Padre Silvino Guedes, n°65 – Espinheiro. A entrada é gratuita.

É importa lembrar aqui que a entrada é gratuita. A animação vai ficar por conta do Dj Arlequim Dourado, além de artistas convidados e orquestra de frevo.

Por Denisson Soares

Carnaval Recife 2017


Faltam poucas semanas para o carnaval, e você já escolheu o seu destino? No Brasil, regiões como Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Olinda são famosas pela festa. Além disso, pequenas cidades do interior também são bem conhecidas pela folia, como, por exemplo, Diamantina, que esta localizada em Minas Gerais.

No Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa é tradicionalmente conhecida pelos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, uma conhecida avenida, que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Além disso, outro evento tradicional do carnaval no Rio de Janeiro são os blocos de rua, que acontecem nos bairros e proporcionam muita animação no feriado.

A energia do carnaval de Recife contagia, principalmente, pela diversidade dos ritmos que fazem parte da folia. Neste ano, por exemplo, serão 63 polos de animação com mais de duas mil apresentações programadas como Diogo Nogueira, Nando Reis, Fundo de Quintal, entre outros. Além disso, o maior bloco de carnaval do mundo, Galo da Madrugada, também fará parte da festa no sábado, dia 14 de fevereiro.

Outra região famosa pelo carnaval é Olinda, que se destaca pelos blocos e principalmente pelos bonecos gigantes, que fazem sucesso nas ruas da cidade ao som dos ritmos pernambucanos.

Já pensou em curtir a folia em São Paulo? Além do conhecido desfile das escolas de samba no sambódromo em Anhembi, a região também está ficando famosa pelos carnavais de rua. As pessoas contam com opções e programações variadas para curtir o bloco em vários bairros da cidade com repertórios musicais desde as tradicionais marchinhas ao Rock Nacional e MPB.

Em Salvador, ocorre uma das maiores festas do país, e deve atrair foliões de várias parte do mundo. Os famosos trios passam pelos circuitos: Osmar / Campo Grande, Dodô / Barra-Ondina e Batatinha- Pelourinho, e assim embalam vários ritmos musicais diferentes.

Qual o seu destino para o carnaval de 2015?

Boa folia!

Por Babi


Como presente de aniversário adiantado, a cidade de Olinda, em Pernambuco, ganhou um elevador panorâmico no bairro do Alto da Sé. A cidade também vai completar 30 anos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e além do presente nas alturas, recebeu uma reforma generalizada em vários pontos da cidade.

Foram investidos R$ 4,5 milhões num período de três anos, mas valeu a pena esperar.  Até os postes de iluminação estão de cara nova sem nenhuma fiação aparente. A rua da catedral do Alto da Sé agora é um calçadão para os pedestres.  E os turistas podem apreciar o rico artesanato da região num novo mercado com vista para o mar, saboreando também a famosa tapioca ao som da música regional.

O elevador leva os turistas ao ponto mais alta da cidade, onde ficava o antigo prédio da caixa d’água que abastecia os moradores, e transformou-se num mirante com um panorama a causar inveja a qualquer país vizinho ou da Europa. Do alto pode-se avistar a imensidão do céu, num brilhante azul encontrando o mar, as torres das 22 igrejas do sítio histórico, Recife e seus edifícios, numa visão de tirar o fôlego para nunca mais se esquecer.

Além do novo mirante, o turista que visitar Olinda, dependendo da época, poderá também se divertir no Carnaval, dançando com os gigantescos bonecos, blocos carnavalescos  ao som do frevo, maracatu, ritmos originais de Pernambuco. Durante o ano todo pode visitar as feirinhas de artesanatos, ouvir grupos de reggaes, sambas, maracatus e afoxés.

Há bares, casas de festas e os famosos restaurantes culturais com noites literárias e comida de excelente qualidade, e muitos deles à beira-mar.

Por Dorcas Rosicler

Fonte: Portal Olinda


Além de Recife, a cidade de Olinda também possui um Carnaval muito agitado. A festa de rua possui blocos tradicionais e a cidade recebe muitos turistas. Caso você queira passar o Carnaval na folia, confira algumas opções de pacote para Olinda:

– Sete Colinas

Preço: R$ 3.950;

Estada: Cinco noites com café incluso; inclui camarote para assistir ao carnaval de rua e ver a saída do bloco Pintando o 7.

Informações: (11) 3257-8713 ou www.intercontinental.tur.br;

– Sete Colinas

Preço: R$ 4.715;

Estada: Seis noites com café incluso; city tour e traslado entre o hotel e o aeroporto;

Informações: (11) 3122-0200 ou www.viajanet.com.br

– Sete Colinas

Preço: R$ 4.720;

Estada: Cinco noites com meia pensão; traslados;

Informações: (11) 3206-9000 ou www.intravel.com.br

Por Adriana Arruda


Você não conhece Olinda (PE)? Nem sabe nada sobre a cidade?  Calma, isso não é mais problema. A partir desta sexta-feira (21), você tem a oportunidade de conhecer um pouco da cidade onde ocorreu o primeiro grito de República das Américas, em novembro de 1710.

Às 19h30 desta sexta-feira, na Biblioteca Pública da cidade, no bairro do Carmo, estará sendo lançado o livro“Olinda de Duarte! Olinda para todos”, de Bárbara Lustosa.

Nas 115 páginas do livro você encontrará um pouco da história da cidade e das lutas libertárias da tão falada “Marim dos Caetés”, a “Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade” e “1ª Capital Brasileira da Cultura”. Há todo um apanhado histórico, desde que o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, chegou à localidade em 1535, até a recente concessão do título de “Monumento Nacional”.

O leitor também vai encontrar mapas, um roteiro turístico e o hino da cidade. Vai também conhecer alguns monumentos bastante conhecidos da Marim dos Caetés, como o Mercado da Ribeira, o Farol e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-PE).

Por: Alexandre de Souza Acioli


Tido como o maior portão de entrada de turistas, Recife, capital de Pernambuco, faz sucesso por ser o maior centro cultural, de serviços, saúde e lazer do Nordeste, sem esquecer, claro, do posto de terceiro pólo gastronômico do pais.

Para quem quer passar o carnaval aproveitando a folia de Olinda, por exemplo, que é um dos mais animados, juntamente com Salvador e Rio de Janeiro, encontrará como diferença o seguinte: não existe sambódromos, nem trios elétricos e abadas. A festa é mais popular e costuma acontecer em palcos e com grupos folclóricos desfilando pelas ruas.

O interessante de Recife e toda sua região é que dá pra curtir durante o dia conhecendo lindas praias, como a de Boa Viagem e também fazer passeios agradáveis à noite, seja para curtir a folia ou apenas para apreciar eventos culturais, tornando o feriado ainda mais especial.

Por Rafaela Ometto.


Uma constatação que vem sendo feita nos últimos dois anos pelas agências de viagens do Rio Grande do Norte: neste período de carnaval, os potiguares estão preferindo, cada vez mais, destinos como Olinda (PE).  Salvador (BA), que tempos atrás era a cidade preferida, perdeu a liderança. A queda na procura para a terra do axé é de cerca de 60%.

Nessa época de mercado de pacotes turísticos e vendas de passagens interestaduais aquecido, as agências de viagens de Natal (RN) comemoram o movimento. Para o período de carnaval (Entre os dias 13 e 17 de fevereiro), a agência Costa do Atlântico já vendeu pacotes para Olinda para mais de 400 pessoas. Olinda também é o destino preferido dos que procuram a Aliança Turismo.

Mas também há muitas procuras para outros destinos em Pernambuco, a exemplo da Ilha de Itamaracá, distante 45 quilômetros do Recife; a praia de Porto de Galinhas (Ipojuca), no litoral sul do Estado; e o Veneza Water Park, localizado na Praia de Maria Farinha, na cidade do Paulista. O carnaval do Recife Antigo, também tem demanda em alta, por conta de mais de uma dezena de show com atrações artísticas nacionais programas para o local.

Leia mais aqui

Por: Alexandre de Souza Acioli


Dentro dos próximos dias, os turistas estrangeiros e brasileiros que vierem ao Recife e Olinda (PE) terão a possibilidade de conhecer o interior das igrejas – o que não acontece até hoje porque os templos estão sempre fechados e alguns deles só abrem para missas em determinados dias da semana.

Mas essa situação vai mudar graças a uma parceria firmada entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur). O acordo permitiu a criação do projeto Circuito das Igrejas”, que garante a abertura diária, das 9h às 17h, de 11 templos instalados nas duas cidades.

Nesses monumentos, os turistas que os visitarem irão encontrar guias, que são estagiários dos cursos de graduação em Eventos e Turismo. Mais à frente,  o projeto irá oferecer aos visitantes a possibilidade de assistirem a apresentação de músicas sacras. Os representantes da Setur e da Arquidiocese irão estudar dias fixos para essas apresentações em cada um dos 11 templos.

Por Alexandre de Souza Acioli


Ao viajar para Olinda, o turista encontra muita história, belezas naturais, artesanatos de qualidade e muita hospitalidade.

A cidade é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade e por isso, um simples passeios por suas ladeiras e casarões, já é uma aula de história. Além disso, a cidade viu na oportunidade de mostrar sua história e cultura para os visitantes, à oportunidade de empregar jovens moradores como guias turísticos e treiná-los e capacitá-los para fazer isso direitinho. Por isso, um dos maiores atrativos da cidade é a hospitalidade, além de boas instalações de hotéis e restaurantes.

As belezas da terra são indiscutíveis, belas paisagens naturais e belezas históricas compõem o visual exuberante. Além disso a terra é cheia de artesanatos, feitos por moradores da cidade e de uma culinária maravilhosa. Vale à pena conhecer.

Por Susan Mélany





CONTINUE NAVEGANDO: