Confira aqui os melhores restaurantes para se comer em Paraty.

Paraty é uma cidade do extremo-sul do estado do Rio de Janeiro, que recebe turistas todos os dias. Não é exagero dizer que sua comida é um dos atrativos e que apenas dá ainda mais brilho à arquitetura das ruas tão famosas da cidade. Naturalmente, se você deseja visitar o local, vai querer saber onde estão localizados os melhores restaurantes de Paraty, certo? Então fique ligado, pois é exatamente isso que você vai descobrir.

Nas ruas do centro histórico e na rua Tenente Francisco Antônio, a famosa rua do Comércio, há mais restaurantes do que residências ou lojas, sendo que boa parte delas, ao cair da noite, terá música ao vivo. Na rua da Cadeia (rua lateral da Praça da Matriz), você encontrará bares e botecos, ou ainda restaurantes que funcionam como botecos. Para quem adora comidas de barraquinhas, Paraty é um prato cheio, pois há diversos carrinhos-tabuleiros que vendem bolos e doces, estacionados em pontos estratégicos a partir do meio da tarde.

Focando nos restaurantes, muitos deles têm uma coisa muito importante em comum: Os ingredientes locais que utilizam são produzidos de maneira orgânica sempre que possível. Os melhores restaurantes de Paraty são:

  1. Banana da Terra: A chef Ana Bueno aprendeu a cozinhar quando morava na praia do Caxadaço, em Trindade, e agora está à frente do mais caiçara dos restaurantes de Paraty. O destaque vai para a posta de peixe cozida com banana, feita na panela de barro;
  2. Quintal das Letras: Aberto ao público, este restaurante é perfeito para quem gosta de chegar com a barriga roncando em um lugar e aproveitar todas as delícias. Entre os diversos pratos deliciosos, destacam-se o ceviche com manga e a barriga de porco à pururuca com caramelo de shoyo. A melhor opção para as sobremesas é o trio de crèmes brûlées (cocolate, cumari e frutas vermelhas);
  3. Punto Divino: O nome não tem nada de exagerado para quem gosta de comida italiana, especialmente massas e pizzas. Os paratientes aprovam o restaurante e fazem desse lugar um ponto de encontro;
  4. Thai Brasil: É dito como um dos melhores restaurantes tailandeses do país, especialmente porque as receitas não foram abrasileiradas;
  5. Le Gite d'Indaiatiba: É um local excelente que para quem gosta da união entre comida gostosa e natureza exuberante. Você faz uma reserva e pode realizar um almoço tardio ou jantar cedinho e ainda curtir um banho de cachoeira enquanto a comida não chega.
  6. Café Paraty ou Margarida Café: Os dois cafés possuem música ao vivo elaborada com bandas, em vez do conjunto voz e violão da maioria dos locais. Para aperitivo, o Margarida oferece mini-calzones de queijo e presunto.
  7. Paraty 33: Quem disse que Paraty não tem baladas? Além da tradicional música ao vivo todos os dias, sexta e sábado o Paraty 33 emenda balada com DJ;
  8. Refúgio: Localizado ao lado do cais, é perfeito para quem gosta de almoçar ao ar livre e com vista para paradisíaca paisagem de Paraty.
  9. Istambul: Se você prefere comer coisas diferentes, a melhor pedida é um almoço nesse bistrozinho turco. As especialidades são o falafel e o couscous e, além disso, sempre oferece um prato do dia bem leve e natural;
  10. Pippo: Os amantes do cinema italiano vão se sentir em casa nesse restaurante, que possui uma bela decoração temática e pôsters de filmes clássicos do cinema italiano.

Os melhores restaurantes de Paraty estão espalhados pela cidade e agradam todos os paladares e bolsos. Não se esqueça de dar uma olhada nos sites de cada um para estar por dentro das novidades de pratos, programação e, é claro, reservar com antecedência.

Você já visitou Paraty e teve a oportunidade de comer em algum dos restaurantes de nossa lista? Deixe um comentário contando como foi sua experiência.

Por: Jéssica Lima Cochete


Saiba aqui a melhor época para viajar e como chegar até a cidade de Paraty.

Paraty é uma cidade paradisíaca do extremo sul do litoral do Rio de Janeiro, que atrai, ano a ano, diversos turistas, brasileiros e estrangeiros. Se você está pretendendo fazer uma viagem para conhecer, mas não sabe ao certo qual é a melhor época para ir e nem como chegar, confira as dicas que separamos para você.

Qual é a melhor época para viajar até Paraty?

Assim como o litoral norte do estado de São Paulo, Paraty possui invernos que podem ter ondas de frio e verões quentes e com muita chuva. De junho a setembro, a época mais seca é o melhor período para quem deseja realizar passeios de barco e, se a temperatura estiver agradável, ir à praia. Geralmente, os dias são quentes e as noites agradáveis, sobretudo para quem quer aproveitar os restaurantes de Paraty. Nas ondas de frio, a mínima pode cair para 15°C ou até menos. Por isso, se você não gosta de frio, talvez seja melhor enfrentar as chuvas do verão.

Quanto ao melhor dia para ir, vai depender do seu gosto por "calor humano". Se você prefere passear com mais tranquilidade, sem movimento, naturalmente os períodos que devem ser evitados são as férias escolares e os feriados prolongados. A densidade demográfica dos turistas diminui consideravelmente nos dias de semana e você vai ter a cidade, sobretudo os centros históricos, praticamente só para si.

É claro que, em alguns momentos, você será obrigado a aguentar a multidão, mas nesse caso estamos falando das festas e, portanto, compensa.

  • Festa Literária de Paraty ou FLIP: realizada geralmente em julho, quando não há eventos de grande proporção no Brasil, esta festa já é tradicional há muitos anos e reúne leitores e autores de todo o Brasil e até de outros países;
  • Festas Católicas: Em qualquer cidade, um dos momentos de maior comemoração são as festas católicas e não é diferente em Paraty. Você pode aproveitar épocas como a Páscoa, a Festa do Divino e, especialmente, Corpus Christi em que a cidade, que já é linda por natureza, fica enfeitada com os tradicionais tapetes coloridos feitos de serragem e areia.

Como chegar em Paraty?

  • De avião: O aeroporto mais próximo da cidade está no Rio de Janeiro, a 240 km. O aeroporto de Garulhos, em São Paulo, é um pouco mais longe, 280 km.
  • De carro: Quem já está na Cidade do Rio de Janeiro pode pegar a Avenida Brasil e cair direto na BR 101, a Rio-Santos. O trajeto tem duração entre 3h30 e 4h. Se você estiver com problemas na Avenida Brasil, pode ser que a Linha Vermelha seja um melhor trajeto e você vai pegar a Rio-Santos à altura de Itaguaí. Nesse segundo caso, você andará mais 20km.
  • De trânsfer: Pagando cerca de R$200,00, você pode viajar de trânsfer entre o Rio e Paraty. Atenção, pois você deve agendar a viagem com dois dias de antecedência e é preciso de, no mínimo, ter dois passageiros para o passeio acontecer .
  • Viajando de São Paulo para Paraty de ônibus: Com seis horas de duração e parada em São José dos Campos, a Reunidas Paulista oferece cinco horários diferentes.

Paraty tem tudo para ser a viagem de seus sonhos, há diversas festas, restaurantes, praias, além do centro histórico. Com um bom planejamento, não há como dar errado. Aproveite e viaje com sua família, com amigos ou com quem você ama e construa memórias inesquecíveis. Com certeza você vai querer voltar mais vezes e em diferentes épocas do ano.

Você já viajou para Paraty? Divida suas experiências por meio de um comentário. Não se esqueça de compartilhar nossas dicas nas redes sociais para que você e seus acompanhantes possam se decidir qual é a melhor época para viajar e como chegar.

Por: Jéssica Lima Cochete


Saiba quais as melhores opções de hospedagem em Paraty.

Paraty é um local muito conhecido e fica no litoral sul do Rio de Janeiro. E oferece a todos os visitantes a opção de conhecer um maravilhoso centro histórico, além de ter muitos pontos turísticos perfeitos, praias e a natureza a céu aberto para serem explorados. Paraty é indicado para quem quer paz e descanso, além de muitas opções de lazer. E por isso que este destino é indicado para todas as idades. Pois a satisfação e diversão é certa. Existem muitas opções de hotéis e pousadas em Paraty, vou deixar as melhores opções logo abaixo.

Pousada Literária

Esse é um hotel bem conhecido da região, principalmente por ele ter uma ótima estrutura e conseguir dar aos hóspedes conforto, espaço e requinte. A decoração do ambiente é contemporânea e com uma decoração que tem móveis bem despojados. Já a parte externa conta com móveis rústicos, essa combinação deixa o espaço ainda mais perfeito. Os quartos desse local foram reformados e contam com um ótimo espaço, com o detalhe de uma biblioteca que faz uma ponte com a sala de estar. O ambiente é bem aconchegante e por isso a Pousada Literária está sempre com seus quartos ocupados.

Pousada Pardieiro

A Pousada Pardieiro já é uma opção mais informal para os visitantes. Ela costuma agradar bastante e tem ótima reputação. Ela foi inaugurada nos anos 70 e ainda continua com sua boa fama. Existe uma grande procura dos visitantes e isso mostra que essa pousada pode ser uma boa escolha. Essa pousada é conhecida como o rosário de casas coloniais, e em sua parte externa encontramos piscinas, jardim e quintal. Essa é uma dica para quem deseja ficar hospedado em um local mais simples e aconchegante.

Pousada do ouro

Essa pousada é bem famosa em Paraty e fica a 10 minutos da praia do Pontal. A parte externa do local, conta com piscina e jardim que formam um ambiente muito bom para uma boa conversa com amigos e familiares. Já os quartos da Pousada do Ouro possuem paredes pintadas com cores chamativas e alegres, e possuem móveis de estilo campestre. Além de ser equipados com TV de tela plana, ar-condicionado e banheiro privado. Essa é uma opção de hospedagem para quem quer ter acesso de locomoção prático a Paraty, além de ser uma Pousada de muito bom gosto.

Hotel Santa Clara

O Hotel Santa Clara tem a vista de frente para o mar. É um local sossegado e indicado para uma estadia familiar. Além de ter uma vista inesquecível, esse hotel conta com quartos com decoração rústica e ao mesmo tempo aconchegante. Tem também a piscina com vista para baia. Outro ponto positivo desse hotel é seu restaurante que fica em um lugar privilegiado e conta com opções de cardápio bem saborosos.

Pousada Marquesa

A Pousada Marquesa tem um ambiente familiar e acolhedor. A parte externa oferece uma linda churrasqueira para seus visitantes, além de ponto de w-ifi gratuitos e lindas espreguiçadeiras para os hóspedes desse hotel. Os quartos são completos e possuem camas e armários, com um ambiente acolhedor. A reputação dessa pousada é acima da média e envolve alguns pontos fortes como: Limpeza do ambiente, serviço do hotel e localização. Essa é uma opção para quem deseja ter mais privacidade e espaço, já que esse é um diferencial da Pousada Marquesa.

Como foi mostrado acima, Paraty tem muitas opções de hospedagens. Elas são para diferentes estilos e bolsos. O ideal é fazer uma boa pesquisa antes de se decidir. Algumas pousadas ficam perto da praia, outras já ficam próximas do comércio ou centro histórico. O ideal é ver o que é melhor para cada visitante.

Aproveite sua viagem!

Escrito por Cristiane Amaral


Confira aqui algumas dicas do que conhecer na cidade de Paraty.

Paraty é uma cidade colonial que nasceu no ciclo da cana-de-açúcar e tornou-se rica durante o ciclo do ouro. No entanto, nem tudo são maravilhas na história desta cidade tão icônica, pois durante boa parte do século XX, ela foi completamente abandonada, voltando a cair nos encantos dos forasteiros após a abertura da estrada Cunha-Paraty, em 1964 e da Rio-Santos, em 1972.

Para quem gosta de arquitetura antiga e centros históricos, a cidade de Paraty é um destino obrigatório, pois a cidade possui uma singeleza de traçado inconfundível. Esta história, felizmente, está protegida pelo tombamento realizado pelo IPHAN em 1958. O progresso que insiste em demorar a chegar na cidade também ajuda. Mas não é só de prédios antigos que é feita a beleza da cidade, pois a visão do mar e as montanhas também encantam a todos.

Se você está planejando uma viagem ou, pelo menos, idealizando, mas não sabe bem o que fazer em Paraty e deseja dicas de passeios, fique ligado pois separamos os melhores destinos para você fazer de sua viagem inesquecível.

Passeios por terra

  1. Centro Histórico: Não tem como ir a Paraty e não aproveitar um passeio pelo Centro Histórico, sendo que o momento ideal é quando o Sol ainda não está alto e os turistas do dia ainda não lotaram as ruas. Locais afastados do corredor principal, ou seja, da rua do Comércio até a Praça da Matriz, permitem um passeio mais calmo, quando a cidade está lotada.
  2. Passeio de charrete: Na Praça da Matriz fica localizado o ponto dos condutores de charretes, que são excelentes guias. O valor é de R$ 20,00 por passageiro e o passeio dura 40 minutos.
  3. Museu de Arte Sacra: Após sete anos fechado para a reforma da Igreja de Santa Rita, localizada perto do cais, o museu voltou a abrir e a encantar os turistas. Possui relíquias do tempo da colônia, que foram recolhidas na região da cidade.
  4. Teatro de Bonecos: O Teatro Espaço é um destino obrigatório para quem estiver em Paraty na quarta-feira ou sábado à noite. Se você está pensando que Teatro de Bonecos é uma coisa destinada apenas às crianças, pense de novo, pois é um espetáculo para adultos e quem já viu afirma que é emocionante, além de, é claro, belíssimo.

Passeios de barco

Há algumas praias em Paraty que são acessíveis apenas pelo mar e isso é um prato cheio para quem gostaria de ter um momento especial nas águas calmas da cidade e até mesmo mergulhos em águas cristalinas. Durante os passeios de barco, você poderá apreciar um momento todo especial nas praias de Paraty, sendo que as melhores praias de Paraty estão na vila de Trindade, localizadas ao sul. Há três maneiras de se passear de barco por Paraty:

  1. Passeio de escuna ou de saveiro: Com itinerários de 5 a 6 horas e paradas não inclusas para banhos e almoço, estes barcos levam até 60 passageiros e o preço é de R$ 60,00. Você poderá se deliciar com frutas da região no trajeto.
  2. Traineirinhas de aluguel: Este é o autêntico jeito paratiense de passear. Você pode escolher viajar somente em casal ou em pequenos grupos. O valor do passeio é de R$ 60 e R$ 80,00 e é pago por hora.
  3. Lancha: Contratado nas agências locais ou por meio da pousada onde você está hospedado, o passeio de 5 horas cobra R$ 900,00 para quatro passageiros. Permite paradas e uma das atrações principais desse passeio é chegar até o Fiorde brasileiro, ou Saco Mamanguá.

Desde os centros históricos às praias e ilhas paradisíacas, Paraty é uma cidade que tem tudo para agradar a todos e é um destino que você pode escolher sem medo de errar ou se decepcionar. Todo mundo que visita, nunca esquece e sempre deseja voltar mais vezes.

Você já visitou algum destes lugares que listamos? Se sim, não se esqueça de deixar um comentário compartilhando as suas impressões.

Por: Jéssica Lima Cochete


Paraty é uma belíssima cidade no Rio de Janeiro. É considerada um Patrimônio Nacional pela beleza de sua arquitetura. A cidade conserva até hoje suas características do Brasil Colônia, sendo uma das cidades mais antigas do País. Para o turismo é uma ótima opção, pelas pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus.

A cidade também conta com apresentações de músicos populares, estátuas vivas, que são homens e mulheres que se pintam, ficando similares a uma estátua de mármore. Também há os chafarizes em mármore na entrada da cidade, construídos em 1851.

As praias são atrações muito procuradas para a prática de mergulho. Eventos culturais, como festivais de música e encontros de teatros complementam um passeio bastante interessante para visitantes. Aproveite a oportunidade de passeio turístico pela Pousada Ipê Paraty, com 2 diárias para casal + café da manhã + passeio de escuna por apenas R$ 149,90.

Por Monique Mota


Paraty é um paraíso ecológico que fica no sul do Estado do Rio de Janeiro. Cidade histórica, área de reserva florestal e dezenas de praias que podem ser visitadas de forma especial em passeios de escuna ou baleeiras (barcos de pesca adaptados para turismo) são algumas de suas características.

Em Paraty e nos arredores o visitante pode surfar na praia do Cepilho, em Trindade, mergulhar em diversos pontos do litoral, acompanhando o ir e vir dos peixes, tomar a melhor cachaça da cidade, à beira mar, no Alambique Maria Izabel. Enfim, opções para quem gosta do contato com a água e dos benefícios que ela pode trazer.

Os passeios de escuna duram, aproximadamente, cinco horas. São feitas de três a quatro paradas por dia e os barcos têm serviço de bordo. Já as baleeiras podem ser alugadas por quem prefere fazer um roteiro diferente dos previstos nos passeios de escuna.

Os sites www.paraty.tur.br e www.paraty.com.br podem ajudar nas escolhas. 

Por R. Tesch


A cidade de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, é considerada Patrimônio Histórico Nacional por preservar a arquitetura de uma época colonial. As ruas são ainda de pedras chamadas de “pé-de-moleque”. As Igrejas e os antigos casarões nos remetem a outra época, sem falar dos misteriosos símbolos maçônicos em suas paredes. No centro da cidade é proibido andar de carro.

A cidade de Paraty é um destino muito importante do turismo nacional e internacional. As praias com águas cristalinas e o Parque Nacional da Serra da Bocaina são, assim como outros, áreas preservadas. Muitos eventos acontecem na cidade, como um dos mais importantes festivais de literatura do mundo, a FLIP. São poucos dias de evento, mas que lotam a cidade. Há também eventos como o Paraty SPA Days, o Paraty em Foco, evento de fotografia e muitos outros.

Curiosidade: Paraty é vizinha de Angra dos Reis, de Ubatuba e de Cunha.

Fernanda T. Sodré


Paraty é um dos destinos muito procurados por turistas. Localizada no Rio de Janeiro, é uma cidadezinha super aconchegante, entre a serra e o mar, que possui tanto atrações históricas, quanto cachoeiras e praias.

Sua história está retratada no Centro Histórico, que abriga casarões coloniais e igrejas erguidos entre os séculos dezoito e dezenove, onde teve destaque o Ciclo do Ouro.

Neste local não é permitido o tráfego de automóveis, para preservar o chão de pedras pé-de-moleque feito pelos escravos da época. A Igreja Santa Rita dos Pardos Libertos, datada de 1722 em estilo barroco, feita de pedra e cal, foi a primeira a ser construída em Paraty.

Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade e a igreja que possui seu nome data de 1873. O Teatro de Bonecos, premiado em várias partes do mundo, também é destaque no Centro Histórico de Paraty, possuindo apresentações todas as quartas e sábados.

Com relação às praias, ficam um pouco distantes da cidade e o acesso é feito através de barcos, que proporcionam belos passeios. Paraty também possui belas cachoeiras, como a Tobogã, onde os visitantes podem experimentar o chamado “surf de cachoeira”, deslizando por uma pedra e caindo em uma bela piscina.


O município fluminense, localizado a 260 quilômetros do Rio de Janeiro tem atrações tanto para turistas mais aventureiros como para aqueles que preferem calmaria. Com 65 ilhas, a cidade combina exuberância e charme.

Algumas praias da cidade estão escondidas em meio à Mata Atlântica e só é possível se chagar até elas com barcos ou caminhadas por trilhas. Ao todo, há mais de cem praias no litoral de Paraty.

O centro Histórico da cidade também é uma atração muito visitada pelos turistas, os casarões, igrejas, ruas estreitas calçadas de pedra fazem o turista viajar no tempo. Tanta riqueza histórica, arquitetônica e cultural merece ser conhecidas de perto.

Por Rosana Radke


Para você que quer conhecer o litoral do Rio de Janeiro um dos destinos mais atraentes é Paraty, cidade que fica a 226 KM da capital. Centro histórico com casarões e ruelas do período colonial além de belezas naturais. São cerca de 300 praias e inúmeras cascatas, riachos e partes preservadas de mata atlântica para seu deleite.

De fácil acesso pela Rodovia Rio-Santos, a cidade oferece grande rede hoteleira, áreas de preservação ambiental e todo mês de outubro ocorre a Festa literária internacional, um dos mais importantes eventos culturais do Brasil.

Sua praia mais frequentada chama-se Trindade, onde você encontra muitos bares e agitação. Há também a Praia dos Pelados, que é uma atração a parte por ser um campo de nudismo e a Praia do Caixadaço, um lugar para quem foge dos agitos da cidade. Enfim, Parati pode lhe trazer ótimos momentos de lazer.


Pacote para Paraty, partindo do Rio de Janeiro, hospedagem para 03 adultos, na Pousada do Príncipe:

  • R$296,00 por pessoa, ou R$888,00 (03 adultos)
  • Hospedagem com café da manhã
  • Não inclui transporte
  • 02 noites de hospedagem
  • inclui city tour
  • ingressos incluídos

A Pousada conta com 34 confortáveis apartamentos com vista para o jardim ou para a piscina. Além disso dispõe de amplo espaço de lazer, salas de estar, coffee shop, bar e restaurante.

Acesse www.decolar.com e saiba mais sobre esse e outros roteiros turísticos! Boa viagem!

Por Cris Keller


Paraty reúne belas paisagens, histórias e muitas qualidades dignas de um lugar que é ao mesmo tempo, Patrimônio Natural, Patrimônio Arquitetônico e Patrimônio Histórico do Brasil. Com tantos títulos, fica fácil saber que você não vai se arrepender em passar as próximas férias por lá.

As ruas são repletas de casarões antigos, que guardam muita história, com lugares que merecem ser visitados como, Igreja de Santa Rita, Igreja do Rosário e a Casa da Cultura, além disso, as praias são caso a parte, pois a água é clara e a diversidade de cores e tipos de peixes deixa qualquer visitante apaixonado.

A culinária, repleta de doces caseiros, dá água na boco dos turistas e são fácil de encontrar, já que o comércio é quase todo de rua. E um fenômeno muito legal de se ver é a cheia do mar, o que faz com que água invada as ruas da cidade sem inundar as casas, que foram construídas acima do nível do mar para evitar catástrofes por esse fenômeno. Está curioso para ver como tudo isso acontece? Então vá para Paraty.

Por Susan Mélany





CONTINUE NAVEGANDO: