Confira aqui algumas dicas de roteiro para passeio em Gramado (RS).

Gramado é um local muito conhecido no Brasil e também no exterior. Recebe muitos turistas em diversas fases do ano e com isso gera um alto fluxo de dinheiro para o município, que fica na bela Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Em Gramado passam mais de 2 milhões de turistas anualmente e a explicação para esse sucesso é que essa cidade tem pontos turísticos lindos e encantadores. Quem visita Gramado, vai querer voltar milhares de vezes e vai falar bem da região para outras pessoas. Esse é um círculo vicioso e que torna a popularidade da região ainda maior.

Conheça agora um pouco mais sobre as opções de diversões em Gramado.

Se programe para ir a Gramado

Gramado é um local com infinidades de opções turísticas. Cada uma mais encantadora que a outra. Por isso o ideal é se programar para ficar pelo menos uns 10 dias por lá. Além dos pontos turísticos, Gramado tem variadas opções gastronômicas que precisam ser apreciadas por seus visitantes. Então se programe para viver uma viagem incrível nessa região.

Conheça agora as melhores opções turísticas de Gramado

Gramado Zoo e Parque Gaúcho e Parque Gaúcho

O Gramado Zoo é um local repleto de animais de espécies brasileira. Para quem gosta de ver muitos animais de beleza encantadora, então pode optar sem medo por essa opção turística. O Gramado Zoo funciona desde 2008 e tem seu sucesso garantido a cada dia, além de ser uma ótima opção para o passeio em família. No Gramado Zoo o visitante tem um local seguro, com vidros blindados, jaulas e enormes viveiros de imersão, para mostrar suas variadas espécies de animais da fauna brasileira.

Já o Parque Gaúcho é ligado ao Gramado Zoo. Nele o visitante tem muitas opções de atrações incríveis e que podem ser feitas por todo tipo de pessoas. Digamos que é uma diversão ilimitada e que atrai muitos turistas. Veja agora algumas das atrações do Parque Gaúcho:

– Cidade dos Gaúchos

É um incrível espaço temático e interativo que fez a reconstituição de uma vila do interior do pampa no século XVIII. Na cidade dos Gaúchos os visitantes vão encontrar: oca de capim santa fé dos índios guaranis, estância cimarrona e a capela de pedra. Quem desejar pode tomar um chimarrão, junto ao fogo chão e ainda ter a oportunidade de ouvir a história da vila.

– Passeio de cavalos, pônei e carreta de bois

Essa é uma atração que agrada muito a crianças e adultos. E é uma diversão certa. Essa é uma opção para ter o primeiro contato de montar no animal e com um valor bem bacana. O passeio a cavalo custa R$10,00 e de carreta custa R$5,00.

DreamLand- Museu de Cera

Essa é uma ótima opção para os visitantes mais curiosos w que querem ver as réplicas mais perfeitas de artistas e figuras famosas. Ele é o primeiro museu de cera da América Latina. Essa sem dúvida é uma das atrações mais desejadas para quem viaja a Gramado. As esculturas são perfeitas e impressionam até mesmo os mais exigentes. A atração funciona diariamente e as vezes surgem promoções bem atrativas para os visitantes.

Mundo de chocolate

A última dica é o Mundo de Chocolate, e ele não é menos importante. Pelo contrário. Todos os visitantes/turistas que vão a Gramado devem passar por esse local. Muitos afirmam se sentir em um cenário de filme e o cheiro que toma esse local é tão incrível, que se torna inesquecível. Lá você tem a opção de conhecer a mini fábrica de chocolate e ver a sua fabricação, além de poder degustar também. Quem desejar, pode colocar literalmente a mão na massa e fabricar seu próprio chocolate. No Mundo do Chocolate, você tem outras opções como: Conhecer a história da primeira fábrica de chocolate da América Latina, ver esculturas de até 4 metros de altura e ter um ambiente com delicioso aroma de chocolate.

Como podemos ver, Gramado é um lugar maravilhoso e que deve ser apreciado nos mínimos detalhes!

Escrito por Cristiane Amaral


Confira aqui algumas dicas de locais para passear em Montevidéu.

Todo turista tende a apreciar terras diferentes da sua própria terra. Em geral, os passeios são realizados em temporadas de verão e os alvos mais visados pelos viajantes são as cidades portuárias. Nesse sentido, um dos destinos de férias mais indicados é a capital do Uruguai, Montevidéu, que é uma das regiões mais visitadas do planeta pelos turistas que estão em busca dos melhores e mais relaxantes passeios, na qual se pode contemplar tanto o clima, quanto o ambiente natural e o itinerário entre os prédios tradicionais da era colonial, além de poder cruzar de ponta a ponta as lindas praias.

Alguns testemunhos de turistas descrevem esta cidade como portadora de um charme ímpar. A capital do Uruguai possui um ritmo diferente as demais capitais da América Latina, já que é um lugar muito tranquilo, mais iluminado e alegre em relação às grandes cidades do Brasil. A grande cidade de Montevidéu possui todos os atributos apaixonantes para as pessoas sensíveis, que sabem viver os melhores momentos de uma vida.

Entre as regiões mais bonitas desta cidade está o portão Ciudadela, representando uma verdadeira herança para o patrimônio nacional daquele país, já que é a única parte que restou do antigo muro que envolvia toda a cidade. Hoje, esta parte significativa da história de Montevidéu, um verdadeiro monumento, constitui a entrada para a Ciudad Vieja, Cidade Velha, pois é a região mais antiga da capital. Ali estão estabelecidas as tradicionais igrejas, os museus e os teatros. Durante as noites esta cidade renasce com a presença de boates onde se tocam os Tangos e os ritmos de Candombe, que animam as multidões de dançarinos.

Portanto, o melhor meio de orientar os turistas que ainda não pisaram em Montevidéu, está em aconselhar uma espécie de city tour por toda a cidade. Em geral, os passeios que se destinam a realizar um mapeamento provisório dos melhores lugares para visitar podem durar entre duas e quatro horas, em um itinerário completo, sendo que este pode ser um tempo certo para garantir uma boa impressão geral da beleza de cada detalhe da capital, dos principais pontos visitados pela maior parte dos viajantes, dos locais mais amplos e escolher qual o roteiro a ser seguido, as regiões que serão visitadas mais vezes, durante a permanência no país.

Assim, é comum que a maior parte dos tours em todo Montevidéu destinam-se a conduzir os turistas aos locais mais icônicos como a Plaza Independencia, ou o Palácio do Parlamento e o tradicional Mercado do Porto. Entre estes lugares históricos o programa turístico pode incluir passagens para passeios entre os bairros da Ciudad Vieja, de Carrasco e de Pocitos, sendo que os visitantes serão também conduzidos em um pequeno tour pela Rambla.

Durante as noitadas, a principal atração por toda a cidade são os shows de tango tradicional, música típica do país. Ao longo destas apresentações musicais, os turistas podem desfrutar de jantar típico uruguaio, tradicionalíssimo, que inclui um excelente churrasco, tão compartilhado com o vizinho, Estado do Rio Grande do Sul. Viajar em uma temporada de férias de verão para Montevidéu certamente será uma experiência que ficará gravada para o resto da vida na memória das pessoas que por lá passaram, sendo que o registro de momentos agradáveis torna a vida muito mais plena e, certamente, desperta mais fé nas pessoas.

Entretanto, há outros modos de conhecer muito mais detalhes da grande e histórica cultura do país, e isso pode ser realizado por meio de um aventuroso tour ao redor dos grandes estádios de futebol de Montevidéu, entre eles: o histórico Estádio Centenário e o Gran Parque Central, que são os endereços próprios para os viajantes esportistas ou amantes de futebol.

Para as pessoas amantes dos melhores vinhos, o endereço certo são as tradicionais vinícolas, localizadas próximas da cidade. É importante frisar que para os turistas que desejam degustar dos vinhos produzidos na localidade, sem necessidade de preocupação para com a direção, na saída da região, os guias aconselham a aquisição do passeio pelas vinícolas. Deste modo, os visitantes podem experimentar as variedades de vinhos sem precisar dirigir na volta.

Enfim, ainda existem as visitas que podem ser realizadas pela Colônia do Sacramento, que é uma bela cidade costeira, tradicional, ou, uma breve visita à saudosa Punta del Este ou mesmo pelo imenso cartão postal que é Casapueblo, situado em Punta Ballena.

Paulo Henrique dos Santos


Conheça as melhores opções de passeios grátis em Buenos Aires.

Viajar para Buenos Aires é sonho de muitas pessoas e maioria dessas pessoas não sabem que existem algumas opções de passeios grátis em Buenos Aires. Essas opções de passeios podem tornar sua viagem mais emocionante e econômica. Selecionamos as 20 opções mais legais para quem escolheu Buenos Aires como o destino de sua viagem. Vamos as dicas de passeios:

1- Museu Nacional de Belas Artes

Para quem gosta de museu, essa é uma das melhores opções. O Museu de Belas Artes possui muitas coleções temporárias e permanentes e muitas obras distintas. Nesse museu você vai encontrar obras de artistas como El Greco, Rembrandt e Monet. As visitas ao Museu Nacional de Belas Artes funcionam as quartas e sextas, às 16h30, com visitas guiadas em português.

2- Puerto Madero

Puerto Madero é um ótimo lugar para fazer uma bela caminhada. Sua vista é perfeita e ideal para fazer um passeio em família ou com amigos. Nesse local tem uma ponte que foi feita em homenagem as mulheres, que é chamada de Puente de la Mujer.

3- Floralis Genérica

Esse é um parque que possui uma grande escultura metálica, e também é famoso por abrigar a Floralis, que é conhecida por abrir e fechar suas pétalas de acordo com a luz do sol. E o movimento nesse parque é muito grande, ele serve de cenários para fotos e vídeos.

4- Palácio de Águas Corrientes

Esse magnífico edifício fica na Av. Córdoba e não tem muitas informações do que se encontra em seu interior. Ele acomoda obras sanitárias de Buenos Aires e possui tanques com capacidade de armazenar 72 milhões de litros de água potável. Também possui atividades relacionadas a empresa de saneamento local. Nesse edifício tem um grande museu com visitas gratuitas. As visitas podem ser feitas segundas, quartas e sextas, às 11h.

5- Casa Rosada

A casa Rosada é conhecida como a sede do governo Argentino e fica localizada na Praça de Maio. Lá tem visitas guiadas gratuitas. E os dias de funcionamento são sábados, domingos e feriados. Lá você vai conhecer os salões internos do edifício que tem decorações lindas.

6- El Caminito

Essa é uma das atrações mais famosas de Buenos Aires e o melhor é que é gratuita. Nesse local é possível fazer um belo passeio e fazer compras para levar de lembranças. Os turistas tiram bastante fotos nesse local.

7- Catedral Metropolitana

É conhecido como o principal templo da igreja católica em Buenos Aires. Seu interior e lindo e grandioso e ela também é conhecida com a sede no país e tem muitos artigos do Papa Francisco. Possui visitas guiadas em espanhol de segunda a sexta, às 11h30.

8- Bosques de Palermo

Os Bosques de Palermo são lindos e famosos em Buenos aires. Uma das coisas mais vistas nesse local são pessoas fazendo piqueniques em dias de sol, além disso, também é indicado fazer caminhadas e tirar muitas fotos. Ele possui lindas árvores e jardins que são belos cenários para fotos.

9- Feira de San Telmo

Essa feira é muito famosa e indicada para quem gosta de comprar roupas, bijuterias, comidas e muitas antiguidades. A feira fica situada no bairro de San Telmo e funciona aos domingos no horário das 10h às 18h, é um programa indicado para toda a família e também a entrada na feira é gratuita.

10- Livraria El Ateneo Grand Splendid

Essa livraria é conhecida pelo seu tamanho, que é enorme, também possui um salão lindo, com decoração de filmes e teto pintado. Além de ter uma cafeteria e um local perfeito para uma leitura tranquila.

11- Galerias Pacífico

Ela é famosa por ser um dos maiores centros comerciais e que é considerado muito bonito. Chamado de shopping por muitos, ele não serve apenas para fazer compras, lá é possível passear e apreciar o ambiente que é considerado lindo por quem frequenta o local. Sua área externa tem iluminação especial durante a noite. Lá existe muitas grifes internacionais.

12- Congresso Nacional

Esse é o local de trabalho de deputados e senadores. E na maioria das vezes só pode ser apreciada apenas do lado externo. Para quem tem o desejo de conhecer a parte interna, é preciso ir dos dias de visitas guiadas.

13- Tigre

A cidade de Tigre fica a 1h de trem de Buenos Aires. Essa distância compensa bastante pela beleza do local. Na cidade de Tigre você pode conhecer o cassino Trilenium e a Feira de frutos, indicada para quem quer fazer compras. Também tem a opção de passeio de barco em suas ilhas fluviais.

14- Palermo e Plaza Serrano

Essa opção é para aquelas pessoas que gostam de passear ao ar livre. Pois possui vários parques e ruas arborizadas. Para quem gosta de tirar fotos, existe os muros grafitados que são muitos famosos. Também tem a opções de bares, que funcionam na parte da noite ou nos dias de domingo.

15- Reserva Ecológica Costanera Sur

Essa reserva fica atrás do Puerto Madero e é indicada para quem gosta de caminhar ou andar de bicicletas.

16- Centro Cultural Kirchner

Esse local não é um dos mais populares da lista. Porém, ele tem seus encantos. O centro cultural é considerado moderno por dentro e clássico por fora, o que traz toda uma curiosidade dos turistas. Possui entrada gratuita, assim como a visita guiada.

17- Teatro Colón

A visita ao teatro é paga e tem visita guiada. Mas se não quiser gastar dinheiro, existe opções gratuitas em Colón. O importante é não deixar passar as oportunidades.

18- Cemitério da Recoleta

Esse cemitério é famoso por guardar muitas das histórias da Argentina. Possui túmulos de personalidades do país, estátuas e obras de artes.

19- Passeios de bicicletas

Esse é um dos passeios mais divertidos da nossa lista e totalmente gratuito, pois a prefeitura da cidade empresta as bicicletas e não cobra nada por isso. Basta apenas disposição para passear e apreciar a linda paisagem.

20- Passeios guiados grátis

Nesse local são oferecidos diversos passeios guiados gratuitos como: passeio de remo, passeios guiados pela Plaza de Mayo e Tour de cervejas por San Telmo. É preciso fazer reservas para todos os passeios.

Agora é só montar sua programação de passeios em Buenos Aires!

Cristiane Amaral


Fique por dentro dos atrativos e saiba o que fazer durante a sua viagem para Miami.

Todos os brasileiros já sonharam em ir para Miami. Seja por conta das festas ou das lindas paisagens, é certo que esse destino atrai mais do que tudo, muitos compradores! O paraíso das compras, como é conhecido, é uma diversão imensa para quem adora comprar e olhar vitrines!

Se você é super consumista ou não perde uma promoção na outlet, certamente você está no lugar certo. Além disso, o clima do local é agradabilíssimo para quem gosta de praticar atividades ao ar livre. Se você está de férias e quer aproveitar o mar, Miami também é uma boa escolha. Vida noturna, passeios turísticos e gastronomia! Isso tudo você pode esperar desse destino incrível!

Passeios

Vá a pé ou de bicicleta, mas não se esqueça de passar pela Ocean Drive, um dos points de Miami Beach. A avenida da qual falamos fica a beira mar de South Beach e é cheia de coqueiros! Essa rua tem diversos restaurantes e boates bem badaladas, sendo um ponto de muito movimento durante a alta temporada. Se você passa por lá no fim da tarde de domingo, por exemplo, vai ver uma fila de carros esportivos, além de muitos estabelecimentos com música ambiente.

A Lincoln Road é um outro ponto muito bem frequentado. Ir a Miami e não dar uma voltinha por lá não é permitido! Brincadeiras a parte, nessa rua fica um dos maiores centros comerciais da cidade. Esse local chama muita atenção, sendo super movimentada tanto de dia quanto de noite. Se você quer procurar um restaurante bacana e sentir o clima frenético da cidade, procure a Lincoln Road.

Para aproveitar o mar

Se você é fã das praias e do mar, não deixe de aproveitá-los. A água tem cor esverdeada e é muito limpa! Aproveite para tomar um sol em South Beach. Além dessa faixa de areia, você pode aproveitar também a praia que fica no Norte da cidade, a North Beach. Caso você queira um local mais tranquilo para descansar e curtir a praia, essa segunda opção é mais indicada para você! Quer ver águas cristalinas? Visite o Haulover Park.

Atrações para crianças

Tem duas atrações bem legais em Miami para quem quer se divertir com as crianças: a Jungle Island e o Miami Seaquarium! Existe também uma piscina pública que foi inaugurada em 1923, chamada Venetian Pool. Para levar os pequenos para contato artístico, vale a pena dar uma volta em Wynwood District. Esse bairro tem diversas ruas e paredes inteiramente renovadas através do grafite! Outro lugar legal para passear é o Vizcaya Museum and Gardens! Esse local trata-se de uma residência com jardins encantadores e uma decoração deslumbrante.

Para os que gostam de natureza

O jardim botânico Fairchild Tropical dá a oportunidade para conhecer diversas borboletas, de várias cores, tamanhos e espécies, além de muitas plantas! No final da South Beach há um parque chamado South Point Park. Esse lugar é magnífico para ver o pôr do sol!

Vale a pena também embarcar nas águas de Biscayne Bay. Nessa viagem de barco, você pode ver as casas de muitos milionários e artistas! Entre outubro e maio acontece a famosa temporada de NBA. Caso você esteja em Miami nessa época, pode acompanhar um dos jogos!

Para fazer compras

Shopping é o que não falta em Miami! Visite o roteiro de compras mesmo que você não vá renovar o guarda-roupas, pois vale a pena. Bayside Marketplace é um bom lugar para comer e aproveitar o visual! Para economizar, vá ao Sawgrass Mills, mas se puder ostentar, procure pelo Bal Harbour e pelo The Village of Merrick Park!

Carolina B.


Confira aqui algumas dicas de passeios para se fazer em Nova York.

Nova York, nos Estados Unidos, é um dos destinos mais visitados do mundo. Não é para menos, a cidade é repleta de pontos turísticos famosos e que encantam milhares de turistas. É impossível visitar esse local e deixar de conhecer a Estátua da Liberdade ou fazer um passeio pelas ruas do Soho.

Você vai viajar para Nova York em breve? Confira abaixo quais são os passeios indispensáveis para o seu roteiro de viagem!

Passeio pelo Soho, Little Italy e Chinatown

Soho, Little Italy e Chinatown são três bairros localizados ao sul de Manhattan. Para começar, faça um passeio pela Prince Street, que está na área central do Soho. Quem gosta de arquitetura pode seguir pelas ruas do Distrito Histórico para apreciar as construções de ferro feitas no final do século XIX. Nesse ponto, os turistas podem conhecer aproximadamente 26 quarteirões que comportam prédios industriais, que apresentam fachadas decoradas com elementos de ferro fundido. As ruas têm calçamento original em pedra, onde também estão as lojas das grifes mais desejadas do mundo.

Em Chinatown, você pode fazer um mergulho pela cultura chinesa, aproveitando para conhecer a culinária típica e o comércio, além de caminhar pela região histórica de Five Points até Columbus Park. Também é recomendado passar pela Little Italy e conhecer as histórias da comunidade italiana.

Visite a Estátua da Liberdade

Ao viajar para Nova York, você não pode deixar de visitar a Estátua da Liberdade. Este monumento foi um presente da França para os Estados Unidos, em 1886, no Centenário da Independência Americana, sendo conhecido como um símbolo da liberdade e democracia. A visita pode ser feita a pé ou por meio de um passeio no Barco Spirit, que navega no Rio Hudson e oferece uma vista maravilhosa.

Conheça o Central Park

O Central Park é considerado o coração verde de Nova York. O parque é composto por 3.400.000 m². Inicie o passeio a pé na esquina da Rua 59 com a Quinta Avenida, onde é possível ver a Loja da Apple e o Hotel Plaza. Seguindo em frente, o turista se depara com o belo lago ‘’The Pond’ e o Central Park Mall, que é rodeado de árvores centenárias e que oferece vista para os prédios antigos do Upper West Side.

Andando pelo ponto turístico, você também pode conhecer o Strawberry Fiels, que é o memorial de John Lennon e um dos locais mais visitados da região, estando localizado a poucos minutos do tradicional Edifício Dakota, em que o cantor Lennon morou e foi assinado.

Explore a Time Square

Passear pela Time Square é um passeio interessante de dia e principalmente à noite. Esse lugar oferece um espetáculo de luzes e muitas atrações. É indicado passar pelo Lincoln Center e o Jardim de Inverno do World Financial Center. Faça a travessia da Manhattan Bridge para contemplar as vistas proporcionadas pela Ponte do Brooklyn e do sul de Manhattan. Vale a pena ir para no mirante do River Café, que está às margens do Easy River para observar a iluminação noturna da cidade.

Aproveite para visitar o Empire State Building

Considerado um símbolo do poderio econômico de Nova York, o Empire State Building é um arranha-céu estruturado em 102 andares, tendo sido construído no estilo Art Déco, situado na esquina da 5ª Avenida com a Rua 34. O nome do monumento é derivado do apelido concedido ao estado de Nova York, no período em que este era classificado como carro chefe do país e chamado de Empire State (Estado Império).

O prédio foi o construído em 1931, tendo sido o mais alto do mundo por quarenta anos até a construção da Torre Norte, pertencente ao World Trade Center, no ano de 1972. Depois do atentado de 2001, o Empire State voltou a ser o mais alto de Nova York, perdendo o título recentemente para a Freedom Tower, que foi levantada no mesmo local onde estavam as torres gêmeas.

Simone Leal


O Brasil possui lindos passeios de trem. Confira alguns.

Apesar de não ser muito divulgado, o Brasil tem rotas incríveis para se fazer de trem. Separamos algumas delas para você aproveitar essa experiência incrível. Confira:

1. Serra do Mar, Paraná

São 110 km de trajeto, percorrendo uma ferrovia de mais de 125 anos: essa viagem te dá a oportunidade de contemplar uma das áreas mais preservadas da mata atlântica brasileira. O percurso acontece todos os dias e tem Curitiba como ponto de partida, indo até Morretes ou, aos domingos, até Paranaguá.

2. Serra da Mantiqueira, Minas Gerais

Esse passeio começa na cidade de Passa Quatro, iniciando-se na estação com exposições fotográficas ao som de música mineira. Na sequência, o trem para em Manacá, onde há uma feira de artesanato. Daí em diante, o trem começa a subir a serra. O preço do passeio é de R$35 e é possível visitar locais como onde ocorreram as gravações de JK e Mad Maria, séries da rede Globo.

3. Expresso Turístico da Luz, SP

Saindo do centro de São Paulo, na incrível estação da luz, ocorrem alguns passeios administrados pela CPTM. Entre outros destinos, destaca-se Paranapiacaba, uma cidade de arquitetura alemã, que conta com turismo de aventura e também com feiras esotéricas, por ser considerada uma cidade mística. O passeio custa R$29 por pessoa, além de ser possível alugar um vagão inteiro para um grupo fechado, por R$1.728.

4. Trem das Termas, SC e RS

Voltando para o sul do Brasil, não podíamos deixar Santa Catarina e Rio Grande do Sul de fora. Esse expresso conta com 6 vagões mais uma Maria Fumaça datada de 1920. Todos os sábados, o trem percorre desde Piratuba em Santa Catarina, até Marcelino Ramos, no RS. O tour precisa de lotação mínima de 40 pessoas, sendo R$50 por pessoa. Além do city tour pela cidade, é possível visitar as águas termais da região.

5. Corcovado, RJ

Esse passeio de trem leva as pessoas até o Cristo Redentor. Dura 20 minutos e custa R$48 por pessoa, sendo R$24 para crianças. Nesse valor, está inclusa a visita ao Cristo.

Por Carolina B.

Trem na Serra do Mar


Confira aqui algumas dicas de passeios gratuitos em Belém (PA).

O estado do Pará está localizado na região Norte do Brasil e faz fronteira com 6 (seis) estados brasileiros. Quatro estados da sua região (Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins), o estado de Mato Grosso na região Centro-Oeste e Maranhão no Nordeste. A sua capital é a cidade "Belém", que também é conhecida como "Belém do Pará", e segundo o IBGE, possui aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.

Um dos pontos turísticos mais importante do estado é o Mercado do Ver-o-Peso. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o mercado é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e o mercado público mais antigo do país, ele foi inaugurado em 1901. Hoje existe uma grande variedade de produtos comercializados no mercado, como carnes, peixes, frutas, verduras, legumes e muitas ervas, seja dentro dele ou na sua área externa. Ele está localizado na Av. Boulevard Castilho França, no bairro Cidade Velha e a sua entrada é gratuita todos os dias, das 6 às 18 horas.

Mais um ponto turístico gratuito e que está no mesmo bairro do mercado é o "Mangal das Garças". Diariamente, às 10 horas, é feita a soltura de borboletas, já que ali existem um borboletário com 1350 m² e é considerado como o maior da América do Sul. Uma torre com 47 metros de altura também é aberta ao público, com uma plataforma com vista 360° da cidade de Belém. Com um total de 40 mil m², este parque abriga mais de 50 (cinquenta) espécies de aves.

O "Complexo Turístico Feliz Lusitânia" abriga o Forte do Presépio (com vista para a baía do Guajará), a Casa das 11 Janelas (ambos com entrada gratuita às terças-feiras), a Catedral Metropolitana de Belém, que foi inaugurada em 1771 e é conhecida por ter os seus 10 (dez) altares revestidos de mármore, e a igreja de Santo Alexandre. Está localizada na Praça Dom Frei Caetano Brandão, nº 117.

A Estação das Docas está localizada na frente da baia do Guajará e está dentro de três armazéns de ferro inglês do século XIX. Com um total de 32 mil m², este espaço possui bares, restaurantes, feiras de artesanato e uma área de lazer que tem até música ao vivo.

A Basílica Santuário de Nazaré foi construída no século XIX e é o ponto final da romaria do Círio de Nazaré, que acontece todo segundo domingo de outubro. Ela possui um estilo neoclássico com mais de 50 vitrais franceses , 36 colunas de granito italiano e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, original em madeira que foi encontrada ali no século 18. Está localizada na Av. Nazaré nº 1300.

Encerrando as seis dicas de passeios, porém não a menos importante, o Espaço São José Liberto é um centro cultural que funciona dentro do Presídio São José, que foi desativado em 1998. Além do quartzo rosa de 2 metros de altura e com 8 toneladas que encontramos no Jardim da Liberdade, o turista ainda encontra o Museu de Gemas (com trabalhos primitivos), espaço para shows, um centro de artesanato e urnas funerárias de 2500 anos.

Belém possui o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira e o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (Júlio Cezar Ribeiro). Venha conhecer esta capital e o seu povo simpático, seja na área urbana ou em uma das suas 39 ilhas.

Por: Fernando Dias


Viajar é o sonho de muitas pessoas e Amsterdã é um dos lugares mais visitados por turistas brasileiros. Se você está pensando em ir para lá, mas tem medo do quanto pode gastar com os passeios, aqui você vai conferir algumas dicas de programas gratuitos.

A capital holandesa reabriu o museu Rijksmuseum após passar por dez anos de renovação. Outro museu interessante é o Van Gogh Museum, cada um deles tem dias que não são cobrados ingressos, por isso é importante ficar atento à agenda de programação. Para quem não quer arriscar, o centro de Amsterdã já equivale por um museu e conhecer as suas ruas não custa nada.

Passear pelos canaisé outro programa que os turistas adoram. Pelo passeio é possível conhecer a arquitetura de mansões do século 17, prédios estreitos e armazéns restaurados. O início dos canais é em Singel, trecho marcado por lindas flores flutuantes. Na sequência estão os canais Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht.

Os bares são um encanto a parte. Os famosos “brown cafes” são pequenos bares em madeira escura sendo um ambiente muito aconchegante e bonito.

O pátio Begijnhof é um local que já foi até cenário de novela, tamanha é sua beleza. É um pequeno pátio rodeado por casas exuberantes construídas no século 18. Ele fica bem no centro da cidade, por isso é de fácil acesso ao comércio.

Por Jéssica Posenato


Que Paris é espetacular, todo mundo já sabe. No entanto, quase ninguém sabe que nem só da Torre Eiffel é possível ver a cidade de cima, um ponto de vista privilegiado para se admirar não só a beleza das paisagens da capital, mas também, a forma como a cidade foi planejada em 1852, pelo barão de Haussmann.

Mesmo se você não gosta de aventuras, poderá se divertir muito num passeio de balão chamado cativo, que fica preso ao solo e é cercado por barras metálicas. Siga para o ultramoderno André-Citroën, um parque público de 14 hectares localizado na margem esquerda do Sena, no XV distrito de Paris. Aberto desde 1992, o parque foi construído numa antiga fábrica da Citroën por arquitetos de renome como Patrick Berger e possui seis jardins temáticos, entre outros destaques.

O balão, de 32 metros de altura e 22 metros de diâmetro, tem capacidade para 30 adultos ou 60 crianças. Ele sobe 150 metros, de onde você poderá observar o Sena e, especialmente, o oeste parisiense: o bairro moderno La Défense, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, a Basílica de Sacre-Coeur, etc.

Por Christiane Suplicy Curioni

Fonte: Linternaute


Crianças dificilmente ficam atraídas pela China. O país que vende o maior número de celulares do mundo por dia será um grande passeio para adultos, mas pode ser chato para as crianças. Se estiver por lá, reserve um dia em seu roteiro para levar os acompanhantes ao Magic Bean House Children’s Museum, ou Museu das Crianças Casa do Feijão Mágico, em Pequim.

O local irá proporcionar um mergulho na cultura oriental. Há oficinas culturais com aulas de artesanato como: fazer colares típicos chineses, pintura de objetos em louça, escultura, entre outras.

A grande atração do museu fica com o conto do feijão mágico, uma história típica chinesa que é contada para as crianças com dramatização para que eles conheçam um pouco mais da cultura da região. Os pequenos irão ainda conhecer músicas da região com professores que irão ensaiar uns passos e usar roupas locais, como os famosos kimonos.

Por Lidianne Andrade


Com a chegada do verão europeu o turismo nas cidades costeiras começa a ficar mais agitado. Na costa espanhola, cidades como Valência são o destino favorito de turistas do mundo todo. A capital da Espanha reserva inúmeras atrações para todos os gostos e estados de espírito, desde seus belos monumentos arquitetônicos, como a vanguardista Cidade das Ciências e das Artes, até a exuberante natureza de seus parques e jardins, que deram à cidade o título de cidade das flores, além, é claro, das belezas do Mar Mediterrâneo e dos rios Turia e Júcar.

Cidade das Ciências e das Artes é uma estrutura composta pelo Museu das Ciências, pelo Palácio das Artes, por um planetário e ainda um Museu Oceanográfico. E para quem não dispensa um agito, não pode deixar de participar da noite de Valência, que começa com o pôr do sol e só termina com o nascer dele. A melhor região para a diversão noturna é o bairro universitário, onde se encontra a maior opção de baladas e bares, desde os mais elegantes e sofisticados até os mais alternativos e undergrounds.

Por Juliete Lunkes


Para muitos, Paris é a terra dos "amantes", porém, não é apenas a Torre Eiffel ou o Rio Senna que chamam a atenção na cidade da Luz. Existem muitos segredos nas ruas estreitas de Paris.

A cidade é uma das mais antigas da Europa e possui locais de visitação pouco conhecidos pelos turistas, mas que são tão incríveis quanto qualquer monumento popular.

Assim, quando for a esta espetacular cidade e tiver oportunidade, não deixe de visitar a Torre de Jean Sans Peur e suas catacumbas, na qual existem milhares de crânios enterrados, ou ainda a Arena de Lutécia, local de luta de gladiadores, pouco conhecida pelos turistas convencionais.

A maioria das agências de turismo não fazem estes percursos, por isso, os interessados devem fazer a visitação destes locais por conta.

A visitação da Torre de Jean Sans Peur ocorre todos os dias em horário comercial, bem como a Arena de Lutécia, em ambos os locais há guias turísticos e o valor de entrada é baixo, já que os locais não são muito conhecidos ou visitados. Fica a dica de visitação para um turismo mais excitante e fora dos roteiros comuns.

Por Layla Rodrigues


O País de Gales nunca foi considerado um destino turístico certeiro para os brasileiros, que quando o assunto é Europa já resumem suas viagens em países como Inglaterra, França, Itália e Espanha. Mas Gales é capaz de surpreender com seus atrativos turísticos, que valem a visita tanto no gelado inverno quanto no verão.

No noroeste do país, há a inspiradora ilha de Anglesey, um pequeno vilarejo com clima bucólico e paisagens de encher os olhos. Mas apesar de pequena e pouco conhecida por turistas fora da Europa, a cidade possui uma ótima infraestrutura para receber seus visitantes, com ruas bem cuidadas e uma variada opção de bons hotéis e restaurantes.

A cidade é excelente para a prática de esportes náuticos, mas há também opções de passeios mais culturais, como uma visita à igreja de Santa Dwynwen, uma volta pela Ponte de Menai, construída em 1823, e um passeio até o belíssimo castelo de Caernarfon. É em uma das praias da ilha de Anglesey que está localizada a base da Força Aérea britânica em que o príncipe Willian serve.

Por Juliete Lunkes

Fonte: Extra


A cidade de São Paulo é conhecida por sua noite festiva de bares, danceterias, casas de shows e variadas opções para quem adora sair para a balada.

Mas uma das coisas que vale a pena aproveitar é o centro da cidade e, por que não, à noite? Depois de faixadas e edifícios restaurados durante alguns anos, o centro da cidade de São Paulo se tornou algo glamuroso de se visitar pois nos remete à época onde tudo começou.

A vantagem de se visitar à noite é justamente pela iluminação que foi dada aos edifícios, proporcionando um passeio cultural agradável e que pode render lindíssimas fotos.

Para conhecer esse lado de São Paulo existe a Caminhada Noturna Pelo Centro que te leva para um passeio com guias turísticos onde será possível conhecer fatos históricos sobre arquitetura, museus, galerias, esculturas e, é claro algo que não pode faltar, bares e restaurantes.

Para mais informações acesse ao site da Caminhada Noturna.

Por Mariana Gomes


Países como a Inglaterra costumam ser mais lembrados pelos brasileiros por causa do seu rigoroso inverno. Os turistas esperam o clima esquentar por aqui para começar a arrumar as malas e partir para o friozinho europeu. Mas a Inglaterra também reserva excelentes atrativos turísticos durante o seu verão. Sendo assim, é hora de começar a cogitar fazer uma vistinha às praias inglesas.

Um dos mais belos destinos do litoral inglês é a cidade de Bournemouth, situada no sul do país. Seus 11 quilômetros de orla marítima e sua intensa vida cultural e social costumam atrair turistas de várias partes do mundo. Por ser uma cidade cosmopolita e universitária, eventos culturais ocorrem com muita frequência, desde apresentações musicais, de dança e teatro no famoso Pavilion Theatre, até exposições na galeria de arte e museu Russell-Cotes.

Para se divertir durante o dia, o ideal são passeios no píer, parques e jardins. Já durante a noite, o trecho conhecido como “triângulo de Bournemouth”, é onde os jovens costumam lotar as baladas com sua programação variada para todas as idades, além dos seus inúmeros restaurantes excelentes.

Por Juliete Lunkes


A Turquia fica com o “pezinho” entre a Grécia e a Roma, isso porque ela se localiza entre o Oriente e o Ocidente. Seu território já foi conhecido como Tróia e teve como capital Constantinopla, devido a essa belíssima história é rica em castelos, mesquitas, igrejas e palácios.

Sua capital é Istambul e é uma cidade fascinante, que o viajante jamais esquecerá, é a cidade de “Mil e uma Noites”. Sua paisagem é composta por cúpulas, minaretes, o Palácio de Topkapi, as ilhas dos Príncipes, a ponte Gálata, e muitos outros monumentos e locais históricos. Esta é uma cidade que formou o berço da civilização européia!

Istambul atualmente é a cidade das compras, e está empenhada em se tornar umas das maiores cidades do mundo em relação a isso. Ainda neste ano será lançado um evento denominado Shopping Fest, esse evento ocorrerá durante 40 dias e será um dos maiores no requisito da moda. A data prevista é 18 de março a 22 de abril.

Os hotéis já estão quase todos lotados para o grande evento e também devido ao feriado da Páscoa. O Ministério do Turismo está preparando vários outros eventos locais, isso tudo para atrair ainda mais turistas para a cidade.

Um roteiro para seguir é visitar a Mesquita Azul, a cisterna Yerebatan, o Palácio Topkapi, o mercado perto da Santa Sofia, ir à Torre Gálata, conhecer o mercado de especiarias o Misir Çarsisi, o Palácio Dolmabahçe (é considerado um dos mais bonitos, pois foi residência de sutãos), fazer um cruzeiro no Bósforo da onde dá para ver o Palácio Beylerbeyl, fazendo esse passeio de cruzeiro você irá deparar com um restaurante chamado “O Pescador” onde pode saborear um belíssimo prato de frutos do mar, ir a Capadócia e visitar igrejas por onde passaram os primeiros cristãos do Oriente.

A companhia aérea é a Turkish Airlines e os hotéis sugeridos são: Erguvan, Star Holiday Hotel, Túnel Residence, Tria Hotel e Amisos Hotel.

Por Viviane Lima


A cidade de São Paulo tem algumas atrações turísticas inusitadas, como visitas aos cemitérios pela arte existente nesses locais ou pelas figuras famosas que possuem seus restos mortais abrigados em alguns deles. Um dos mais procurados é Cemitério da Consolação. O local tem obras de grandes artistas como Victor Brecheret e Amadeu Zani; como também túmulos de certa beleza ou monumentais que podem ser apreciados em visitas guiadas por monitores.

Inaugurado em 1858, foi o primeiro cemitério público da cidade. Hoje está entre os 22 administrados pelo Serviço Funerário do município. Ele abriga os túmulos de personalidades como Washington Luis, Monteiro Lobato, os Modernistas – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade e de importantes famílias, como a Matarazzo e Álvares Penteado.

Serviço:

Rua da Consolação, 1.660;

Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 7h às 18h;

Agendamento das visitas monitoradas: das 9h às 14h pelo telefone (11) 3256-5919;

Visita Gratuita.

Por Danielle Vieira


A cada dia é comum encontrar pessoas que viajam sozinhas. E para atender a essa demanda, empresas do setor fornecem pacotes turísticos e roteiros exclusivos para os solteiros.

Os lugares podem ser os mesmos de casais e familiares, o que muda na verdade são as atrações. Nas praias os luais, casas noturnas, bares agitados e até mesmo cruzeiros são os atrativos.

Normalmente esses pacotes apresentam um custo mais alto, mas para quem não abre mão de fazer seus próprios horários e escolher o local que deseja visitar, o preço não faz muita diferença, afinal de contas o que conta mesmo é se divertir e conhecer pessoas novas.

E uma boa opção para quem está sozinho e é cheio de energia é a cidade de São Paulo, a mega cidade tem opções infinitas de diversão: bares, shoppings, museus, festas, eventos, etc.

O Rio de Janeiro também é uma opção que deve ser levada em conta. A praia de Copacabana é o local ideal para caminhar, sentar num quiosque e conhecer novas pessoas. A gafieira da Estudantina e a Lagoa Rodrigo de Freitas são boas opções. Se você for uma pessoa comunicativa vai encontrar diversão em pouco tempo.

A dica é não ficar tão preocupado em seguir o roteiro à risca do seu pacote de viagens. Mantenha o pensamento aberto, faça um esforço e se enturme com as pessoas da região, isso serve também para você fazer um autoconhecimento.

Por Viviane Lima


Sabará fica localizada perto de Belo Horizonte, rica em construções históricas e com um povo muito hospitaleiro. A cidade, com suas ruas estreitas, casas e construções do século 18, é uma ótima opção de turismo religioso, pois a maior atração é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A igreja conta com um grande altar e mais seis altares em suas laterais.

A cidade também possui as igrejas: Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e São Francisco de Assis. Algumas foram privilegiadas pelo famoso escultor Aleijadinho e pelo estilo barroco, que também está presente em alguns pontos do centro da cidade.

Outros atrativos turísticos são: o Teatro Municipal, o Museu do Ouro (antigamente era uma casa de fundição) e o evento da Festa da Jabuticaba (festival anual que acontece entre os meses de Outubro e Novembro).

Opções de hotéis e pousadas: Hotel Solar Corte Real, Pousada Dona Zarita, Pousada dos Biquínis.

Por Viviane Lima


O Balneário Camboriú (SC) é considerado um dos maiores pólos turísticos brasileiro, anualmente recebe milhares de turistas, principalmente os nossos vizinhos argentinos.

Não tem uma época específica para o turismo, pois até no inverno há atrações ou lugares para conhecer. O mais famoso de todos é o Parque do Beto Carrero, que fica a 37km do balneário.

Outros lugares interessantes para conhecer são: Cristo Luz, Parque Unipraias, Ilha das Cabras, Interpraias, Morro do Careca, Molhe da Barra Sul, Zoológico, Parque Ecológico, Ponte Pênsil, Capela Santo Amaro e o Centro de Cultura.

Quem vai para Camboriú quer curtir também a praia. E as melhores para serem conhecidas são: Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas, Laranjeiras, Central e Buraco.

Com toda uma infraestrutura completa de lojas, supermercados, restaurantes, shoppings, casas noturnas e passeios de barco, a cidade ganha um brilho ainda maior por investir em qualidade de vida e está entre as melhores cidades do país em desenvolvimento humano.

Por Viviane Lima


Muitas pessoas buscam a oportunidade de fazer uma viagem internacional, conhecer outra cultura e outras paisagens pode ser algo inesquecível.

A cidade de Lisboa em Portugal possui 550.751 habitantes, com clima agradável boa parte do ano, a cidade tem intensa movimentação portuária e turística.

Lisboa abriga locais incríveis, as ruas históricas da zona comercial do Chiado são uma boa opção pra um passeio ou um café no final da tarde.

O bairro de Alfama com suas ruas irregulares e prédios com características em arquitetura únicas refletem a presença muçulmana na cidade.

Entre os locais que merecem destaque estão: o Rio Tejo, o Oceanário, o mosteiro dos Jerônimos e o Aqueduto das Águas Livres.

Procure um agente de viagens e saiba mais sobre os pacotes especiais para Lisboa.

Acesse www.cvc.com.br e reserve bons momentos visitando Portugal.

Por Milena Evelyn


O Brasil é uma mistura maravilhosa de cultura e história, e para aqueles que pensam que cidades históricas estão somente em Minas Gerais enganam-se. Cidades próximas a São Paulo contam com uma bagagem recheada de herança cultural deixada pelos seus ancestrais.

Vou citar algumas cidades que fazem parte do Vale Histórico de São Paulo: Arapeí, Areias, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras.

Começando por Arapeí, que é uma cidadezinha que faz parte da microrregião de Bananal, suas atrações turísticas ficam por conta do turismo rural, ecoturismo e da história e cultura da cidade.

A cidade de Areias é conhecida por ser a primeira a plantar o café e por hospedar imagens ilustres como Dom Pedro I e Dom Pedro II. As atrações da cidade são suas construções, o povo hospitaleiro e ecoturismo.

Graças a uma capela humilde e um povoado que formou uma pequena vila em meados do ano 1832, Bananal cresceu e enriqueceu através do café. Essa cidade teve seus momentos de glória, teve até moeda própria, fazia empréstimos na época Imperial para Bancos ingleses. Atualmente a cidade é bem simples e vive do turismo histórico-cultural.

Próximo a Guaratinguetá está o município de Queluz, onde podemos encontrar o Pico dos Três Estados, no qual marca a fronteira entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. A herança dessa cidade se deve aos  índios puris. Logo surge a primeira capela e a cidade vai se desenvolvendo e vira um marco histórico!

São José do Barreiro surge para dar suporte às cidades vizinhas, localizada na Serra da Bocaína, é rica em beleza natural e seu principal atrativo fica por conta do Parque Nacional da Serra da Bocaína. Ela também conquista os turistas devido às comidas caseiras, doces e trilhas.

Silveiras também encanta pela natureza e o artesanato. Surgiu através dos Tropeiros, coleciona uma rica história do Brasil, a qual vale a pena conhecer. 

Por Viviane Lima


O gostoso de viajar ou passear em lugares que não conhecemos é extremamente enriquecedor. Não falo somente de viagens longas, pois os passeios curtos muitas vezes são os melhores! Num domingo, por exemplo, pegar a família e ir almoçar em uma cidade próxima já vale por muitas viagens.

E um bom roteiro para sair com sua família é a Rota dos Bandeirantes. O local adquiriu esse nome devido aos bravos homens que exploraram o interior de São Paulo. As principais cidades são: Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Porto Feliz e Tietê.

Um dos principais atrativos dessa região é a gastronomia, você encontra uma diversidade de doces caseiros e comidas típicas (como o porco no rolete).

Para maiores informações sobre essa rota acesse o site: www.roteirodosbandeirantes.com.br.

Programe-se, pesquise restaurantes, estradas, pedágios e faça um bom passeio!

Por Viviane Lima


Não tem como ir a Roma e não ser envolvido com o charme e encanto das lendas e histórias do seu passado. Afinal de contas foi a cidade mais famosa e revolucionária da história antiga!

Hoje, Roma, capital da Itália, recebe todo ano milhares de turistas sedentos pelos seus encantos. Segundo o site de turismo da Folha, durante a noite a cidade tem uma iluminação especial, o Coliseu parece que ganha vida com suas luzes amareladas!

Durante o dia a movimentação de turistas e guias é enorme, sendo que o local mais visitado é a Fontana di Trevi.

O que não falta em Roma é lugar para visitar, os roteiros são diversos, um em questão é a Piazza dei Cavallieri di Malta (um mosteiro da Ordem do Cavaleiros de Malta) que não é muito explorado pelos guias. Sua localização é na colina do Aventino.

Outros lugares interessantes de conhecer em Roma: Forro Imperiale, Circo Massimo, Piazza di Spagna, Pantheon, Obelisco, Rio Tevere, entre vários outros.

Por Viviane Lima


O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. A maneira de servi-lo, as opções entre expresso e com chantilly, por exemplo, estimulam o paladar de seus apreciadores.

No intuito de oferecer maiores conhecimentos sobre o café, a partir do dia 12 de fevereiro turistas e residentes de São Paulo poderão saber mais sobre a história da cidade e sua afinidade com o café. O ponto inicial dessa viagem é na Estação da Sé, com percurso à pé até a Estação São Bento.

Um guia devidamente treinado explanará detalhes sobre a economia em torno da cultura, que teve crucial participação no desenvolvimento da cidade entre os séculos XIX e XX. Um dos pontos altos do roteiro é a visitação à primeira cafeteria local, próxima à tradicional rua XV de Novembro.

Mais adiante, o passeio abrange ida à antiga sede do Banco do Brasil e, em seguida, ao Largo do Café, que antigamente compreendeu algo similar a uma bolsa de valores de café.

Os interessados devem estar atentos, pois o roteiro ficará disponível durante os finais de semanas entre os meses de fevereiro e abril. No Carnaval, porém, o passeio não será realizado.

Para fazer parte dessa viagem pelo mundo do café é necessário acessar o site do Café Moka com pelo menos dois dias de antecedência. Para obter o ingresso deve-se levar ao local uma embalagem de qualquer mercadoria Moka.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Uma boa dica de passeio diferente está em Boituva. Considerada a Capital Nacional do Paraquedismo Civil, essa cidade, que está a 117 km de São Paulo, atrai visitantes das mais diversas localidades em busca de alguns minutos de sensações inesquecíveis.

Os mais aventureiros podem arriscar-se em um salto duplo junto a um instrutor e curtir uma queda livre de aproximadamente 45 segundos de duração a cerca de 200 km/h. O valor médio para curtir essa emoção varia de R$ 290 a R$ 565 com a Escola Paraquedismo Boituva, que varia conforme opção do cliente por fotos e/ou filmagem do momento.

Aqueles que preferem um voo mais calmo e silencioso podem optar pelo voo de balão. Com ele dá para sentir o vento e aproveitar a paisagem com uma visão de 360 graus, que proporciona uma sensação de liberdade indescritível. Na Aventurar Equipe de Balonismo, os adultos pagam R$ 300 e as crianças R$ 170.  Também é uma ótima sugestão de presente para surpreender aquela pessoa especial!

Por Lucieny Prado


Um jeito diferente de conhecer os 2700 metros da Avenida Paulista é optar pelo passeio guiado por MP3 criado pelo grupo Anônimos SP.

Segundo o site do grupo (www.corporastreado.com) esta intervenção conduz o visitante a explorar a avenida estimulando uma reflexão econômica, social e política que ela carrega em sua história.

Uma dica que fica para quem for realizar o passeio é realizar o trajeto à noite. Isso porque nesta hora não tem sol para esquentar a cabeça e o corre corre na avenida já diminuiu bastante.

Os idealizadores do projeto ainda possuem vinte aparelhos de MP3 para empréstimo para aqueles que têm interesse no passeio e não possui o tocador.

O percurso tem duração de 50 minutos e começa no Conjunto Nacional e termina na Casa das Rosas.

– Reserva de MP3  pelo e-mail:contato@corporastreado.com

Por Danielle Vieira


Sempre que chegam os finais de semana e feriados prolongados, os brasileiros procuram relaxar a cabeça por meio de viagens ou acessando os mais comuns serviços disponíveis. Inúmeras são as opções, desde passeios em parques até viagens ao exterior. Que tal, porém, sentir a aura dos velhos tempos a bordo de um trem turístico?

É justamente essa a ideia que a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) querem fomentar. Desde 2009, a região metropolitana de São Paulo oferece ao público o Expresso Turístico, que conta com três roteiros diferenciados, com saída na Estação da Luz e destino a Paranapiacaba, Mogi das Cruzes ou Jundiaí.

O trajeto por meio do trem não é o único atrativo, pois ao desembarcar no destino escolhido as pessoas complementam o programa com passeio a pé ou por rotas rodoviárias, sempre com enfoque nos roteiros culturais (igrejas, museus e trilhas ecológicas).

No intuito de não deixar o transeunte à deriva, guias turísticos devidamente qualificados dão informações e apresentam os locais mais interessantes. Para saber mais sobre o Expresso Turístico, acesse o site da CPTM.

Por Luiz Felipe T. Erdei


Será a sede das Olimpíadas em 2016, sendo assim a capital espanhola já está se preparando para receber os turistas. Foram construídos 12 hotéis no ano de 2008, depois em 2009 mais 3 e está para sair mais 35 este ano.

A cidade tem estrutura para receber 80 feiras anuais, em média chega a 42 mil pessoas. Madrid possui também 21 espaços para exposições, 106 museus e 104 centros culturais. Para atender toda uma demanda turística, você pode contar com mais de cinco mil restaurantes, e poderá realizar um passeio no Mercado de San Miguel onde pode degustar vinhos e outros produtos. Mas, não é só no Mercado que você poderá degustar os vinhos, Madrid conta com 39 adegas e possui roteiros para conhecê-las.

É uma cidade que dá boas opções de compras, pois andando pelas ruas você pode se deparar com estabelecimentos antigos e lojas de grifes famosas.

Para os amantes do futebol, o estádio do Real Madrid, o Santiago Bernabéu, possui uma estrutura que conta com quatro restaurantes e alguns museus.

A vida noturna de Madrid também é bem agitada e não vai deixar nenhum “baladeiro” na mão. Você pode encontrar diversão nos 33 mil pubs, bares e nightclubs espalhados pela cidade.

Caso você aprecie, também tem as touradas, porém creio que este não é mais o foco de atração turística devido a tanta polêmica.

Mas para você que está pensando em viajar por lá, fique esperto com a Siesta (ela existe mesmo, não é lenda!), o pessoal dorme depois do almoço, o horário normal dos estabelecimentos é das 8h30 às 13h depois das 17h às 20h, há museus que funcionam somente nos finais de semana. Outro fator importante são os feriados, na Espanha eles comemoram seus padroeiros e a cidade literalmente fecha durante uns dez dias.

Por Viviane Lima


Paraty é um paraíso ecológico que fica no sul do Estado do Rio de Janeiro. Cidade histórica, área de reserva florestal e dezenas de praias que podem ser visitadas de forma especial em passeios de escuna ou baleeiras (barcos de pesca adaptados para turismo) são algumas de suas características.

Em Paraty e nos arredores o visitante pode surfar na praia do Cepilho, em Trindade, mergulhar em diversos pontos do litoral, acompanhando o ir e vir dos peixes, tomar a melhor cachaça da cidade, à beira mar, no Alambique Maria Izabel. Enfim, opções para quem gosta do contato com a água e dos benefícios que ela pode trazer.

Os passeios de escuna duram, aproximadamente, cinco horas. São feitas de três a quatro paradas por dia e os barcos têm serviço de bordo. Já as baleeiras podem ser alugadas por quem prefere fazer um roteiro diferente dos previstos nos passeios de escuna.

Os sites www.paraty.tur.br e www.paraty.com.br podem ajudar nas escolhas. 

Por R. Tesch


Gravatá é uma cidade com apenas 67mil habitantes, e uma das riquezas localizadas perto de Pernambuco.

Por incrível que pareça tem um clima agradável, e se você estiver em Recife também dá para aproveitar um passeio na cidade, pois a distância é de 85 km, e tem muitas atrações turísticas como cachoeiras, grutas e várias trilhas. Abaixo trazemos alguns pontos turísticos da região:

Alto do Cruzeiro – local onde tem o Cristo Rei;

Palácio Joaquim Didier – é a Prefeitura de Gravatá, o edifício tem estilo português;

Igreja Matriz de Sant’Ana;

Pólo Moveleiro – a principal economia da cidade são os móveis, sendo assim esse local é onde se concentra os fabricantes;

Estação do Artesão – centro de exposição de artesanatos;

Memorial de Gravatá – era uma cadeia pública, mas agora é um museu;

Feira Livre – é uma feira que vende frutas, verduras, artesanato, etc.

Além desses pontos turísticos, também pode-se aproveitar as redondezas da cidade, como as cachoeiras e banhos em açudes, piscinas naturais, serras e algumas fazendas históricas que possuem plantações de fumo.

Vale  apena para quem quer fazer uma viagem para o Nordeste e ter uma opção a mais além de praias e axé!

Por Viviane Lima


Em 2007, a estátua do Cristo Redentor foi eleita uma das novas maravilhas do mundo. Quem já a conhece sabe o que é vislumbrar o belíssimo cartão postal do Rio visto do alto dos 710 metros do morro do Corcovado, onde a estátua se encontra. Mas, para que o passeio torne-se realmente inesquecível o visitante precisa conhecer, também, o Trem do Corcovado.

O Trem leva turistas e cariocas até o Cristo por uma linha férrea inaugurada pelo Imperador D. Pedro II em 1884. A construção abriu caminho pelo Parque Nacional da Tijuca, um paraíso de mata atlântica e maior floresta urbana do mundo.

O trem funciona de segunda a domingo, das 8:30 às 19:00. São 20 minutos até o monumento e o preço do bilhete inclui ida e volta. O site www.tremdocorcovado.com.br está publicado em 5 línguas e conta um pouco mais sobre a história deste ponto turístico obrigatório.

Por R. Tesch


São Paulo é conhecida por sua gastronomia, pelo que oferece em um passeio noturno pela cidade, por sua cultura, enfim, atração é o que não falta. Mas, além disso, a terra da garoa ainda guarda uma característica que tem se tornado comum às grandes cidades: a diversão cada vez mais tem se concentrado nos shoppings.

Tudo está lá, lojas de souvenirs, restaurantes, cinemas, teatros, etc. Tanto que estes grandes projetos arquitetônicos estão passando a ser “área de lazer”. Só na capital o número de shoppings chega a quase 50. E há, pelo menos, uma dezena de outros na grande São Paulo.

O Central Plaza, por exemplo, possui uma praça de eventos que oferece atrações variadas ao longo de todo o ano e o Ibirapuera fica próximo do Aeroporto de Congonhas e do Parque do Ibirapuera, cartão postal paulistano.

O site www.shoppingsdesaopaulo.com.br reúne todos os endereços para quem quer aproveitar para fazer compras e se divertir ao mesmo tempo.

Por R. Tesch


A região de Busan fica localizada na Coréia do Sul. Além de ser o maior porto da Coréia, também é um importante centro industrial, comercial e cultural (depois de Seul).

O seu principal atrativo é o mercado de peixes vivos, tradicional desde 1865, que é praticamente um mar inteiro, com mariscos, lulas, polvos, e muitas outras espécies (vivas ou mortas). O mercado se chama Jagalchi e além da variedade de animais marinhos outra curiosidade é a forma como são expostos, uns são arrumados em cestas ou pratos lembrando um buffet de flores, outros (vivos) ficam em bacias e os vendedores ficam “regando” com água (isso quer dizer que o mercado é também um lago).

Outra atração turística é conhecer o Aquário de Busan, onde as criaturas vivem em harmonia plena; água-viva, camarões, tubarões, entre outros. Outro passeio legal é o barco indoor.

A praia Haenduae, é turística e temos outra peculiaridade coreana, os nativos não usam saídas de banho, somente os turistas, isso porque é um costume local. Mas isso não tira o charme da região, com areia branca, muitos templos e o parque Fuknoka.

O cartão-postal da cidade é um edifício redondo, chamado Nurimaru APEC House. O local recebe vários eventos e fica aberto para os curiosos. Dependendo do ângulo da onde se tira a foto, pode-se pegar uma paisagem diferente, como por exemplo, a ponte suspensa Gwangan Grand, que tem 7,4 quilômetros de comprimento.

Outros lugares interessantes são: o Cemitério das Nações Unidas, o calçadão Kwangbok e a torre de Busan (com 120 metros de altura).

Por Viviane Lima


A França é sem dúvidas nenhuma, um dos lugares mais românticos para ser visitado. E para aqueles que acham que visitar o país é sinônimo de gastos exorbitantes, podem se enganar, pois o lugar possui roteiros totalmente gratuitos e que oferecem além de belezas e descontração, muito cultura e conhecimento deste cenário que mexe com a imaginação dos casais apaixonados.

Gosta de música? O evento musical Fete de La Musique, acontece todo ano durante o verão, e é distribuído em diversos pontos do país. Se estiver em Paris, você pode conhecer alguns museus gratuitos como Musée Carnavalet – Histoire de Paris, que conta a história da cidade. Se preferir arte moderna, visite o Musée d'Art Moderne de La Ville de Paris.

Obra-prima construída na Idade Média no lugar de um templo romano, a Catedral de Notre Dame, é um dos pontos mais requisitados e visitados. Vale a pena conferir mesmo que a atração custe 8 euros.

Juliana Alves


Nova York é uma das cidades mais incríveis do mundo. Existem muitas possibilidades de diversão, para todas as idades. São muitos parques, museus, zoológicos, lojas incríveis, shoppings, espetáculos surpreendentes e de altíssima qualidade, hotéis e pessoas do mundo inteiro.

Dicas de Passeios:

– Passear pelo Central Park: o parque oferece aos turistas diversas formas de entretenimento como, por exemplo, restaurante, um zoológico, pistas de corrida, áreas para patins, bicicleta, tênis, pesca, quadras para jogos como futebol e basquete, além de lagos lindos. No verão muitos nova-iorquinos passam o dia aproveitando o sol no parque. Tanto para passear como também para malhar e namorar, o parque é perfeito. Site: www.centralpark.com.

Empire State Building: ir ao topo do Empire State, um dos prédios mais famosos do mundo, é praticamente uma obrigação para quem visita a cidade pela primeira vez. O prédio aparece em muitos filmes como King Kong, Taxi Driver e Superman. Site: www.esbnyc.com.

Por Fernanda T. Sodré


Viajando pela Suécia, o turista tem a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a história dos vikings. Um país com lembranças medievais e uma capital, Estocolmo, conhecida como a Capital dos prêmios Nobel. É um país de primeiro mundo com uma organização incrível.

A Suécia é repleta de montanhas e lagos praticamente desertos. Estocolmo é cheio de museus interessantes e lindos jardins.

Abaixo estão algumas dicas de passeios:

Elevador Jatarina: ir ao topo para beber um drinque e aproveitar a vista sobre o parque de Djurgarden e sobre a baía de Riddarfjarden;

– Ir visitar o navio Vasa: com mais de 380 anos, o Vasa é uma parte da história dos vikings no país. O Vasa está no museu Vasamuseet;

– Visitar o Palácio Real e o Stadshuset, o prédio da prefeitura de Estocolmo;

– Passar um dia no Kungstradgarden, o jardim mais antigo da cidade;

– Passar um dia no parque de diversões Tivoli: programa ideal para as crianças e adolescentes.

Por Fernanda T. Sodré


Além de andar de metrô é possível também agora passear de metrô por São Paulo.

O Governo do Estado de São Paulo em parceria com o São Paulo Turismo, montaram seis roteiros turístico para mostrar a capital paulista a seus visitantes.

Os passeios passam pelos principais pontos turísticos de São Paulo como a praça da Sé, Memorial da América Latina, Av. Paulista, Teatro Municipal, Parque da Luz e Memorial do Imigrante.

Em todos os roteiros acompanham os turistas guias bilíngues e atores que encenam os principais fatos históricos de cada região.

É preciso fazer a inscrição com trinta minutos de antecedência no balcão do TurisMetrô na Estação da Sé (linha vermelha).

Serviço:

  • TurisMetrô
  • Aos sábados e domingos entre 9h00 e 14h00
  • Valor: De um a três bilhetes de metrô dependendo do roteiro escolhido
  • Maiores informações acesse os sites ou ligue para:
  • www.metro.sp.gov.br
  • www.cidadedesaopaulo.com
  • Tel: (11) 2958-3714

Por Monica Dinah


A capital do Paraná é um cenário muito rico em paisagens e ambientes verdes. Curitiba oferece inúmeras opções em praças, parques e centros para a diversão de toda a família.

Curitiba é um exemplo de preservação a natureza, são 51 metros quadrados por habitante de área verde espalhadas por parques e municípios, como Barigui.

Quem for ao local, não pode deixar de visitar o Jardim Botânico e a Ópera de Arame. Para saborear a gastronomia, vá até o bairro de Santa Felicidade. E como parada obrigatória, não deixe de ir ao Museu Oscar Niemeyer. O artesanato fica por conta das feirinhas do Largo da Ordem, um dos locais mais procurados por turistas.

O Palace Hotel está com preços a partir de R$ 25 pelas diárias.

O Centro Europeu Tourist cobram diárias a R$ 75 por pessoa, incluindo café da manhã e café da noite.

Juliana Alves


A cidade de Tiradentes é repleta de artesanatos e doces locais. A cidade é assim chamada devido ao mártir da Inconfidência Mineira.

Dica de hospedagem: Abelhas Pouso – Endereço: Rua Agostinho José Cabral, nº 241, no Parque das Abelhas, em Tiradentes.

Dica de gastronomia: San Felice Ristorante – Endereço: Largo das Forras, nº 86, no Centro Histórico, em Tiradentes.

Dica de compras: Fabrica de Terços São Luiz – Endereço: Rua Custódio Gomes, nº 144, no Centro, em Tiradentes.

Outra cidade que atrai muitos turistas é Diamantina. Sua forte tradição religiosa é vista através das muitas igrejas existentes na região.

Dica de hospedagem: Pousada Real – Endereço: Estrada do Cruzeiro Luminoso, s/n.

Dicas de passeios: As casas de Chica da Silva e a de Juscelino Kubitschek, o Mercado Velho, a Biblioteca Antonio Torres, o Museu do Diamante, Igreja São Francisco, Igreja das Mercês, Capela Imperial do Amparo e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Por Fernanda T. Sodré


Devido ao diabo da Tasmânia, a ilha australiana Tasmânia se tornou conhecida. A capital Hobart é a segunda cidade mais antiga da Austrália, só fica atrás de Sidney.
Belas praias com águas transparentes, montanhas, lagos, parques, muitos cafés, bares, restaurantes, museus e galerias de artes fazem a alegria de qualquer turista na ilha.

Dicas de passeios:

Port Arthur: Complexo penitenciário do início do século 19;
Tasman National Park: Montanhas, praias, lagos, tudo muito lindo. Site: www.parks.tas.gov.au;
Passear por Salamanca: Opções de bares e restaurantes;
Baia de Wineglass: praia incrível;
Bay of Fires: muito procurada por mergulhadores.

Dica de hospedagem:

Brighton Hotel Motel: Endereço: 28 Midlands Highway, Brighton, 7030 Hobart. O hotel disponibiliza estacionamento.

Por Fernanda T. Sodré


Não é segredo para ninguém que as Cataratas do Iguaçu são realmente hipnotizantes. Isso a luz do dia. A novidade é que agora será possível visitar e admirar as cataratas a noite.

A operadora Brasil das águas juntamente com o Hotel Rafain Palace de Foz de Iguaçu (Paraná) estão em parceria promovendo um pacote para quem quiser vivenciar esta experiência. Será uma espécie de luau na Garganta do Diabo (local mais alto e imponente das cataratas). Após a observação das quedas d´àgua seguirá-se um jantar no restaurante La Selva que serve carnes típicas argentinas.

O pacote inclui quatro noites, traslado, luau, ida  a cassino, jantar, drinques e transporte para os passeios. Sai por 955 reais por pessoa em acomodação dupla. Os pacotes estarão viáveis até dia 15 de dezembro, sempre que houver lua cheia.

Mais informações pelo site www.rafainpalace.com.br

Por Victor Gonçalves


A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é muito charmosa e vale a pena visitar. Além de muitos pontos turísticos, a gastronomia também é um verdadeiro atrativo, com boas cozinhas e ótimos preços.

– Mabu Parque Resort
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, nº 2609, na Cidade Industrial

– Restaurante Don Max
Endereço: Rua tenente Max Wolf Filho, nº 37, bairro de Água Verde

– Passear pela Praça da Espanha. Local com muitos bares e restaurantes, além de uma ótima feira de antiguidades.

– Passear pelo Bosque do Papa e pelo Bosque de Portugal, ótimos lugares para relaxar e curtir a história. O primeiro é um memorial da imigração polonesa e o segundo é uma homenagem aos laços luso-brasileiros.

– Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, nº 999, no Centro Cívico.

Fernanda T. Sodré


Vai viajar para Foz do Iguaçu e não ao certo o que fazer por la? Então olha só as dicas:

– Visitar as cataratas. Atenção: Vá com uma roupa de banho por baixo da roupa pois há uma certa chance de sair da Garganta do Diabo molhado.
– Curtir o passeio do Macuco e a cachoeira do Macuco com uma queda de 20 metros de altura.
– Visitar a Usina Itaipu
– Aventuras possíveis: rapel, arvorismo, escalada, rafting
– Parque das Aves com cerca de 150 espécies
– Praça Santos Dumont
– Visitar o Marco das Três Bandeiras que simboliza o Brasil, a Argentina e o Paraguai
– Cassino Iguazu

Como o Paraguai e a Argentina estão ali do lado, há a possibilidade de fazer algumas comprinhas por lá.

Fernanda T. Sodré





CONTINUE NAVEGANDO: