Saiba aqui onde pesquisar linhas e horários dos ônibus em Florianópolis (SC).

Foi-se o tempo que obter informações sobre horário e linhas de ônibus era algo possível apenas diretamente nas empresas e consórcios ou por telefone. Hoje, graças às novas tecnologias, é possível fazer uso de aplicativos que trazem todas as informações que o usuário precisa para localizar a linha e o horário dos itinerários. Moradores de Florianópolis, por exemplo, podem contar com o APP Fênix — que oferece todas essas informações, além de muitos dados sobre o transporte público na cidade.

O app é útil também para turistas, pois traça rotas e traz dicas no que se refere ao trânsito da capital catarinense. O aplicativo está disponível para iOS e Android e pode ser acessado em português, espanhol e inglês. Mais informações: http://www.consorciofenix.com.br/app-qrcode. Lembrando que a ferramenta foi desenvolvida pelo Consórcio Fênix, que atua no transporte coletivo da cidade.

As consultas de horários e linhas podem ser feitas também no site da empresa (http://www.consorciofenix.com.br/horarios). Outra opção é o portal MobFloripa, onde é possível ter acesso a esses dados, basta clicar no site: http://www.mobfloripa.com.br/onibus.php. O site tem muitas informações sobre trânsito e mobilidade na cidade. A página é mantida pela Secretaria de Transporte do município.

App popular

Um dos aplicativos de transporte público mais conhecidos do Brasil é o “Cadê o Ônibus”, muito útil para quem reside em São Paulo e região metropolitana, além de cidades como Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). O app traz recursos que permitem ao usuário acompanhar o trajeto do ônibus em tempo real e ter informações quanto a problemas ou acidentes de trânsito. A plataforma também indica o melhor trajeto para o usuário.

E embora seja um aplicativo bastante popular e com boa adesão entre o público, nos próprios comentários – na página de instalação – há críticas quanto ao GPS e falta de algumas notificações sobre chegada do ônibus. Usuários também reclamam da falta de zoom na tela, para ampliar as informações e mecanismos para melhorar a visualização e experiência do usuário que navega pelo app, além de haver visual/layout “confusos”.

A plataforma afirmou que pretende colher as sugestões dos usuários e trabalhar na melhora constante do aplicativo. Bom, para conhecer um pouco mais a respeito do app, acesse: https://goo.gl/mTS23M (versão desktop).

Por Letícia Veloso


Saiba aqui o que fazer para consultar as linhas e horários dos ônibus na cidade de Goiânia (GO).

Goiânia é a capital do estado de Goiás, a região metropolitana da cidade conta com cerca de 2 milhões de habitantes. Ela fica a uma distância de 200 quilômetros de Brasília. Mas, essa região entre a capital do país e a capital do estado abriga algo em torno dos cinco milhões de pessoas.

Na região Centro Oeste, Goiânia ocupa a segunda posição em termos de população. A primeira posição fica com a capital nacional. Dentro da cidade seus bairros mais populosos são os de Setor Oeste, Setor Bueno, Jardim Novo Mundo e Jardim América.

Um dos destaques da cidade é o bairro boêmio do Setor Bueno. A região conta com uma diversidade muito boa de bares e casas noturnas. Ainda em termos de cultura e lazer, uma outra opção é a feira hippie ao ar livre da cidade. É a maior do mundo. São cerca de 6 mil barracas reunidas na mesma localidade. A feira acontece todos os domingos na Praça do Trabalhador.

Para quem gosta de natureza a cidade não deixa a desejar. Entre os grandes centros urbanos do Brasil é um dos mais arborizados, ficando lado a lado com outros como Curitiba e João Pessoa.

Segundo algumas pesquisas, Goiânia é a 14ª melhor cidade do país para empreender.

Por estar situada em um planalto que apresenta clima seco, a cidade quase sempre tem uma umidade relativa muito baixa. Os dias mais secos geralmente são entre os meses de junho e de setembro. Já o mês tido como o mais seco é o de agosto.

Uma das coisas que mais chamam a atenção de turistas que visitam a cidade é o fato de que ela é situada em uma região plana. Algo que desperta a curiosidade de quem mora em regiões cercadas de montanhas.

Transporte e Mobilidade Urbana em Goiânia

A população e os visitantes da cidade que querem e precisam usar o transporte público podem ficar sabendo das informações mais importantes como os horários, terminais, rotas, entre outros, no endereço eletrônico: http://www.rmtcgoiania.com.br.

Neste mesmo site ainda é possível encontrar informações detalhadas sobre os seguintes pontos: Citybus, Localização, Terminais e Olho no Ônibus (acompanha em tempo real o trajeto dos ônibus).

Por Denisson Soares


Saiba aqui como consultar os horários e linhas de ônibus na cidade de Salvador (BA).

Salvador é a capital mundial da magia, da alegria e é muito visitado por turistas de vários lugares do globo. Ao desembarcar na da cidade já é possível sentir a animação do local.

Na terça-feira, dia 26 de maio de 2015, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, de forma conjunta com Fábio Mota, o secretário municipal de Mobilidade, inaugurou o CCO, Centro de Controle Operacional, que monitora toda a frota de ônibus da cidade de Salvador, por meio de GPS, em tempo real. O recurso permite que os motoristas tenham acesso rápido às informações, sem que seja necessárias empresas intermediarem.

O sistema de GPS está instalado nos 2700 veículos da frota, dando a possiblidade de identificar o itinerário dos ônibus e quanto tempo eles circulam, além também de dar a possibilidade de mudança o roteiro se ocorre qualquer tipo de imprevisto.

Salvador possui três mil pontos de ônibus, os quais foram georreferenciados e por meio do sistema de GPS dos veículos possibilitará a alimentação do sistema para que possam ser apresentada todas as alterações no software do transporte público. O projeto foi iniciado com as instalações na Ucsal, Estação da Lapa, Tancredo Neves, Paralela, Bonocô, Rio Vermelho e Manoel Dias da Silva.

A novidade é o novo aplicativo, chamado de CittaMobi, o qual permite que usuários do sistema de transporte tenha em seu celular os terminais da cidade, os pontos de parada e os horários em tempo real, além das linhas disponíveis e diversas outras informações para o cidadão.

A iniciativa foi desenvolvida através de uma parceria realizada entre o Setps, Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador e a prefeitura de Salvador. Foi disponibilizada também uma versão chamada CittaMobi Acessibilidade, que auxilia pessoas que possuem deficiência visual.

Com o app, os usuários do transporte público terão acesso aos dados do CCO da capital baiana, além de poder informar qualquer ocorrência como uma não parada do motorista no ponto ou uma situação de maior gravidade, como por exemplo, um incêndio ou um assalto. As duas versões do aplicativo estão disponíveis de forma gratuita nas lojas Apple Store e Google Play.

FILIPE R SILVA


Saiba aqui como consultar horários e linhas de ônibus em Fortaleza (CE).

Fortaleza, a capital do Ceará, surgiu e se desenvolveu as margens do riacho Pajeú. A cidade fica a 2.285 quilômetros da capital do país. São 34 quilômetros de belas praias. Com cerca de 7.815,7 habitantes por quilômetro é a capital com a maior densidade demográfica do Brasil. Também é a cidade mais populosa do estado e em escala mundial a 91°.

Os últimos números do IBGE apontam que na região metropolitana são 3,6 milhões de habitantes. É a sexta cidade mais populosa do país.

Outra curiosidade da cidade é que ela conta com o maior PIB municipal do Brasil. Em 2011 foi registrado R$42 bilhões.

Fortaleza é o berço de grandes nomes da cultura brasileira. Entre os mais conhecidos temos Chico Anysio, Rachel de Queiroz, José de Alencar e o ex-presidente Castelo Branco.

O principal espaço da cultura da localidade é o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ele conta com teatros, museus, planetário, bibliotecas e cinemas.

Turismo

A cidade de Fortaleza é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que querem viajar e também por estrangeiros que querem conhecer o Brasil. No país é a quarta capital mais buscada, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Os principais pontos de hospedagem ficam na orla marítima. A região conta ainda com uma variedade muito grande de restaurantes, casas de shows e atrações turísticas.

Quem busca pela história da cidade poderá conferir diversos pontos como o Passeio Público, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Praça do Ferreira, Praça Portugal, Palácio da Abolição, Parque do Cocó e o Farol Velho de Munique.

Transporte coletivo em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza criou um site para informar aos usuários e demais interessados todos os assuntos ligados com a mobilidade urbana do transporte público. Quem quiser se manter informado dos horários, linhas e paradas pode acessar o site catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.

Neste mesmo endereço eletrônico são oferecidas diversas outras informações que podem ser úteis tanto para usuários do transporte público quanto para motoristas comuns.

Entre os demais serviços temos informações sobre multas, informações sobre como os motoristas de ônibus estão dirigindo, bilhete único e cadastro de pessoas em situações especiais que podem usar o transporte com algum benefício.

Para saber mais clique aqui e veja todos os detalhes do serviço.

Por Denisson Soares


Saiba como conferir os horários de ônibus da cidade de Belo Horizonte (MG).

A história da cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, iniciou no ano de 1701 ao ser fundado o Arraial Curral del Rei. Depois de ter se tornado a capital do Estado de Minas Gerais, passou então a ser conhecida como Cidade de Minas, no ano de 1897 e apenas no ano de 1901, que o município passou a ser conhecido como Belo Horizonte, nome este que se mantém até os dias atuais

A cidade de Belo Horizonte é considerada uma das principais capitais do nosso país, sendo o primeiro município do Brasil a ser de fato planejado. Até depois de acabar se tornando um grande metrópole, a capital do estado de Minas Gerais continuou a manter uma relação forte com boas paisagens proporcionadas pela natureza, como as paisagens montanhosas que rodeiam o município mineiro.

Com atrações dos mais variados tipos, todos os dias do ano diversos turistas desembarcam de ônibus na cidade de Belo Horizonte ou então no Aeroporto (em Confins), com o objetivo de em buscar tesouros artísticos, gastronômicos e naturais, que são oferecidos pela metrópole e também pelos municípios ao redor, na grande Belo Horizonte, com muitas áreas de estâncias serranas, reservas ambientais e principalmente as cidades históricas mais importantes na história do povo brasileiro.

Como os turistas chegam a cidade com uma grande frequência, a cidade conta com uma grande frota de ônibus novos e linhas bem estruturadas para o transporte coletivo, inclusive metrô. Muitas pessoas fazem a utilização dos ônibus que percorrem a cidade de Belo Horizonte e também as cidades vizinhas, como Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Santa Luzia, Betim, Confins, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Sabará, Matozinhos, Nova Lima, entre outros municípios conhecidos.

O transporte coletivo na capital mineira é administrado pela BHTRANS, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte. A mesma oferece diversas maneiras dos turistas e usuários do serviço ficarem informados. Para tanto é necessário que o indivíduo siga os seguinte passos:

– Acesse o site da empresa neste link: http://www.bhtrans.pbh.gov.br

– Posicione o mouse na aba “ônibus”, na parte superior esquerda e selecione a opção desejada. Caso o objetivo seja verificar os horários dos ônibus, será necessário escolher “Quadro de horário de ônibus” e então verificar qual a linha desejada.

Através do site também é possível verificar itinerários, locais dos pontos, estações de integração, entre outras opções.

FILIPE R SILVA


Confira aqui como pesquisar os horários dos ônibus na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Fazer uso do transporte público na cidade do Rio é uma ótima opção para os que querem conhecer o município sem ter que gastar muito dinheiro, isto porque boa parte das atrações turísticas da cidade é atendida pelo sistema de transporte público. Quem conhece os horários de funcionamento, as tarifas e outras informações do transporte público, consegue visitar uma quantidade maior de cartões postais sem gastar muito. Há diversos site e aplicativos que se propõe a disponibilizar tais informações tornando ainda mais agradável, segura e barata a sua viagem.

Os turistas que desembarcam no Rio de Janeiro geralmente pretendem conheces pontos turísticos famoso na cidade maravilhosa, como Pão de Açúcar, Praça Mauá e Jardim Botânico, além das praias, pontos estes que são todos atendidos por meio de ônibus municipais. O sistema conta com mais de 500 linhas que realizam o transporte na cidade e possuem a tarifa básica no valor de R$ 3,80. Diversas destas linhas têm funcionamento durante 24 horas por dia, entretanto, conta com uma frequência maior durante o dia. O transporte através de ônibus realiza integração com qualquer outro, desta forma, diversos modais acabam por oferecer passagens especiais com a combinação de algum trajeto através de ônibus. Para ter mais informações sobre os ônibus da cidade, o público pode entrar em contato pelo telefone 0800 886 1000 (ligação gratuita).

A prefeitura do Rio implantou no ano de 2011 um sistema chamado Bus Rapid Service, o BRS, que hoje possui 11 corredores viários para o tráfego de ônibus que prestam serviços entre às 6h e às 21h durante os dias úteis e aos sábados até às 14h. Elas são faixas para tráfego exclusivo de táxis, veículos oficiais e ônibus pela cidade toda.

Entretanto, isso acaba afetando as paradas dos ônibus nos BRS, pois os ônibus podem parar, somente no ponto com o qual a numeração do seu vidro dianteiro corresponde. Recomenda-se que o turista que pretende descer ou subir em um determinado ponto de ônibus que faz parte do BRS verifique se a linha permite a parada no ponto em questão.

Para ter mais informações sobre os ônibus da cidade, acesse o site: http://www.rioonibus.com, no link “Serviços” ou então faça o download de apps disponíveis no mercado, como por exemplo, o Moovit.

FILIPE R SILVA


Saiba aqui como pesquisar as linhas e conferir os horários dos ônibus em São Paulo (SP).

A cidade de São Paulo é conhecida por ser caótica e nunca parar. Isso, é claro, se aplica também ao trânsito, que é famoso por suas horas de congestionamento. Se locomover em uma cidade tão grande exige um pouco de paciência, já que as distâncias percorridas geralmente são longas. Entretanto, vale lembrar que a estrutura da cidade proporciona facilidades, tanto no transporte público quanto no privado, com ferramentas como o metrô, os trens, as faixas exclusivas de ônibus e ciclofaixas destinadas às pessoas que preferem pedalar para realizar suas atividades.

Apesar de parecer um tanto quanto problemático locomover-se de maneira tão significativa todos os dias, vale lembrar que São Paulo oferece total infraestrutura para que as pessoas consigam se deslocar de um lado a outro da cidade, por mais opostos que sejam os pontos, sem utilizar mais do que o transporte coletivo.

São Paulo é uma cidade dividida em regiões, são as principais: região norte, região sul, região leste, região oeste e centro. O centro divide-se em centro velho e centro novo, enquanto a zona leste e sul representa a região mais populosa. O transporte também é dividido assim, correspondente de cada região.

No centro, encontramos ônibus laranjas. A zona sul é composta de frota verde, a zona leste tem uma vasta frota amarela, enquanto a zona norte é composta de frota azul escura. Para ver mais detalhadamente a divisão da cidade em relação à cor dos ônibus, basta acessar o Manual de Identidade Visual da cidade, disponível aqui.

Onde consultar os horários de ônibus em São Paulo

A Sptrans é o órgão responsável pelo transporte público da capital paulista. No site oficial da empresa é possível realizar a consulta por trajeto, linha de ônibus e local. Nessa plataforma se encontram agrupadas todas as informações disponíveis referentes às linhas, locais de partida, pontos de parada e horários de começo e término do expediente da frota. Nessa consulta, pode-se preencher quais formas de locomoção o usuário deseja ou não utilizar, como metrô e trem, bem como o dia e hora desejados para realização do trajeto.

Outra opção é utilizar-se do Google Maps, que oferece trajetos, disponibilizando o tempo aproximado que o usuário vai usar para percorrê-lo. Alguns terminais e pontos de parada de São Paulo são equipados com o sistema Olho Vivo, que informa a previsão de chegada do ônibus, além da existência de aplicativos que indicam essas informações.

Carolina B.





CONTINUE NAVEGANDO: