A cidade de Belém, no Pará, é uma ótima opção para quem quer viajar para um local cheio de história e com deliciosas praias.

Cidade ensolarada, de imensa riqueza cultural, Belém do Pará foi de grande importância nacional, na chamada era da borracha. Localizada na região norte do país, e com saída para o mar, a cidade tornou-se principal canal de exportação para a famosa borracha brasileira, produzida em larga escala em tempos passados.

Quem deseja visitar esta cidade, tem como opção o hotel Grão Pará. Com boas acomodações e agradáveis suítes, este simples hotel foi projetado para quem procura um local com ambientação estilo família. Sem muitas atrações de lazer, este hotel oferece conforto e economia para hóspedes que não possuem grande renda, ou que apenas desejam passar uma curta estadia na cidade. 

Vale a pena conhecer Belém do Pará e sua riquíssima história, e um bom lugar para ficar é o hotel Grão Pará.

Por Rodolpho Medeiros


Nem todo mundo é apaixonado por praia. Há aqueles que preferem lugares mais afastados, cercados por montanhas e matas, ou até mesmo quem prefira conhecer melhor a história de certas regiões ou países.

Um bom lugar para visitação, afastado do litoral, é a antiga cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Cidade histórica, importante no período colonial brasileiro, a antiga capital mineira, rica em ouro em um período passado, é um ótimo lugar para se conhecer. Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada como patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO.

Construída em um relevo acentuado, a cidade é famosa por seu centro universitário, que atrai diversos estudantes do país. Suas festas e seu carnaval são sempre deliciosas atrações para quem curte uma boa folia.

Ouro Preto também é um importante centro cultural, não só por causa de seus excelentes museus como o da Inconfidência e o museu Casa dos Contos, mas também por acolher importantes festivais de música, cinema e teatro

Por Rodolpho Medeiros


Para você que adora viajar e conhecer lugares inesquecíveis, uma ótima opção é a cidade de Praga, na República Checa, Europa Oriental. A cidade é bem aconchegante e a cultura está em cada parte.

Praga tem um final de tarde deslumbrante, de cor alaranjada, que enfatiza as construções barrocas em volta da ponte Carlos V, desta que é uma das mais antigas capitais europeias.

Possuindo mais de mil anos, a cidade possui uma arquitetura toda especial, com construções que vão desde o estilo gótico até o moderno, retratando os diversos períodos da história por quais passou, como as monarquias e os domínios nazista e soviético.

Por não ter ainda incorporado o Euro como sua moeda, Praga se torna um destino de viagem mais barato do que as outras famosas cidades da Europa, como Roma e Paris.

Em suas ruas pode-se ver uma invasão cultural com músicos, cafés, palcos de teatro de marionetes, além de cervejarias e igrejas que apresentam verdadeiros concertos de música clássica.

Sem dúvida um destino inesquecível.

Por Elizabeth Preático


Para os amantes das cidades históricas Tiradentes é parada obrigatória. Localizada a 210 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a cidade é conhecida mundialmente e recebe visitas de brasileiros e estrangeiros constantemente.

A cidade foi fundada em 1702 e tem preservados diversos monumentos religiosos e civis. Possui 9 igrejas disponíveis para visitação, além de 2 museus, chafariz, arquitetura residencial preservada e a conhecida Maria Fumaça, uma estação ferroviária que hoje é utilizada apenas para fins turísticos, ligando Tiradentes a São João Del Rey nos fins de semana e feriados.

A cidade possui ainda uma estruturada rede de pousadas, restaurantes e bares para receber os turistas, sem contar as inúmeras lojas de artesanato local.

Para mais detalhes sobre a cidade, atrações e hospedagem, acesse o site: www.tiradentes.mg.gov.br.

Por Tamara Fonseca


O edifício Copan é um dos marcos da arquitetura e da história da cidade de São Paulo, ele suscita muitas curiosidades e folclores.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história de São Paulo e sobre o Edifício Copan não pode deixar de participar do Roteiro Histórico e Cultural realizado pelo pessoal da Caminhada Noturna pelo centro de São Paulo.

Os guias do tour, que é realizado a pé, contam fatos históricos sobre a arquitetura, esculturas, museus, praças, galerias, bares, restaurantes entre outros pontos importantes da cidade.

Serviço:

  • Caminhada nas Alturas do Copan
  • Ponto de encontro, restaurante Apfel Centro
  • Rua Dom José de Barros, 99 esquina com a Rua Barão de Itapetininga
  • Tel.: (11) 3256-7909
  • Saídas às sextas-feiras às 14h00
  • Ingresso: R$ 15,00
  • Reservas com Laércio pelo telefone: (11) 9837-4063
  • Maiores informações: www.caminhadanoturna.com.br

Por Monica Dinah


Carregando em seu nome a importância histórica de um dos momentos mais marcantes do Brasil, São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, tem o título de Patrimônio Histórico e Cultural desde 1983.

No século 16, São Miguel das Missões, serviu como abrigo para padres jesuítas durante a catequização de índios guaranis. E hoje, as histórias contadas são um dos principais atrativos do lugar.

A cidade está em ruínas, e apesar de tudo ainda é muito visitada por turistas e apreciadores da história brasileira. O por do sol sobre as fachadas das construções é um show a parte e vale pela ida ao local.

Juliana Alves


Localizado no Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara, é considerado um dos patrimônios culturais pré-históricos de maior importância no planeta.

O parque arqueológico guarda um acervo cultural pré-histórico devido às gravuras rupestres e pinturas há mais 100 mil anos, quem gosta de histórias antigas, como é mostrado em filmes, vai adorar conhecer o local e suas lendas.

O lugar que é ainda pouco explorado pelos turistas, tem atribuído à suas paisagens os pontos de destaque para as visitas. Vale ressaltar que o local é fonte de informações históricas milenares e também uma boa pedida para quem gosta de um ambiente mais calmo.

Juliana Alves


Se você está visitando o Nordeste, considere uma passagem por Laranjeiras, cidade histórica situada em Sergipe. O calendário cultural da cidade nos dá mais de uma possibilidade de aproveitar o cenário composto pelas ruas e as edificações históricas do município.

No mês de janeiro ocorre a Festa de Reis, na cidade conhecido como Encontro Cultural de Laranjeiras, com a realização do Simpósio em que se discutem temáticas relacionadas com a cultura sergipana, o cortejo dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade e os shows na praça de eventos.

A cultura afro-descendente ganha espaço de destaque, tendo na festa popular da contenda entre Lambe-sujos versus cabloquinhos (escravos africanos versus indígenas que trabalham para os senhores de engenho) a lembrança dos tempos de Brasil colônia em sua versão mais lúdica.

Considere uma visita ao Terreiro de Santa Bárbara, terreiro nagô liderado por Mãe Bárbara, e o terreiro Filhos de Obá, patrimônio cultural brasileiro. 

Por Christiane Falcão


A melhor época para conhecer a mística Machu Picchu vai de abril a novembro...ou seja está acabando.

Esta época é perfeita por que chove pouco e as paisagens estão na complitude de sua beleza. As chuvas dos outros meses pode atrapalhar os passeios, principalmente para quem for fazer a famosa trilha dos Incas.

Fora deste período a névoa é bem intensa 3 pode encobrir a vista das ruínas.

Então se você deseja conhecer Machu Picchu e quer fazer isto este ano, tem pouco mais de um mês para aproveitar a melhor época para isto. Então corra para sua agência (caso não conheça nenhuma sugiro a Venturas & aventuras www.venturas.com.br e programe-se já!

Por Victor Gonçalves


Visitar Paris é um sonho para muitas pessoas. A arquitetura, o pão, os queijos e vinhos, seus castelos, seus châteaus, a moda, os cafés e principalmente o romantismo que a França em si possui. O Vale do Loire é famoso por seus castelos, ao todo são 27 que foram construídos entre os séculos 14 e 18.

Um local muito procurado é o túmulo de Leonardo da Vinci que fica na bela capela de St. Hubert. E o castelo de Clos-Lucé onde Leonardo da Vinci viveu seus últimos três anos de vida. A história de Joana D`Arc que batalhou e morreu na região é muito conhecida.

A TAM Viagens leva você até essa bela região. Saindo de Paris, há uma excursão com visitas programadas a três castelos. O valor do passeio fica em R$ 475,00. Existem três maneiras de chegar ao Vale do Loire, de carro, de trem e de ônibus. O percurso dura 1h se for de trem e 2h30 se for de carro.

Para mais informações fale com a TAM Viagens – www.tamviagens.com.br

Fernanda T. Sodré


Fundada durante 1700 e 1800, no período do Ciclo do Ouro no Brasil, as cidades históricas de Minas Gerais, preservam os seus monumentos e igrejas que fazem parte da sua história. As cidades mineiras atraem muitos turistas, com o ecoturismo e a natureza incrível do lugar.

Ouro Preto é a cidade mais conhecida da região, famosa pelas suas construções e preservação das ruas. Em Tiradentes, o turista poderá encontrar uma variedade de artesanato e deliciosos doces mineiros. Para quem aprecia o poeta Carlos Drummond de Andrade, gostará de conhecer Itabira, que abriga um memorial do autor.

Já quem é apaixonado pro ecoturismo, não pode deixar de visitar São Tomé das Letras, a cidade que atrai esótericos e místicos. Antes de ir a minas Gerais, não deixe de fazer um planejamento do roteiro para as belas cidades mineira

Por Layal Antanios


Capital da Hungria, localizada as margens do Rio Danúbio, Budapeste é mais do que uma opção de turismo é um mergulho na cultura e na historia.

Sedutora e deslumbrante Budapeste, com suas exuberantes pontes, museus, palácios, impressiona por seus traços, é uma harmonica mistura do clássico, da aristocracia majestosa, da musicalidade poética e folclórica.

Ha muitas opções para visitação de Museus, os visitantes podem eleger entre os temas: ferrovias, armas, telefonia, bandeiras, selos, borboletas, bonecas, aviões antigos, roupas dos tempos imperiais, História Natural,  Arte e Cultura, Holocausto, Tecnologia e muitos outros.

Também a Ópera Nacional, a Praça dos Heróis, o maior Parlamento do mundo, a maravilhosa Ponte das Correntes (Széchenyi), a Basílica de Santo Estevão, Coluna do Milênio, os Cassinos e o Mercado Central que é um paraíso de frutas, legumes, verduras, condimentos e muito do artesanato húngaro.

Para finalizar um passeio no funicular, cuja estação Budavari Siklo é construída em cristais e ferro e um café na centenária Confeitaria Gerbeaud.

Por Silvane Romero


Hastings está localizada no sudeste da Inglaterra, no condado de East Sussex. A cidade é um balneário da costa sul inglesa e fica a apenas 90 minutos de Londres no trajeto de trem. Hastings ficou conhecida pela batalha que aconteceu na cidade no ano de 1066, e, além de ser um excelente destino turístico, chegando a atrair mais de dois milhões de turistas anualmente, a pequena Hastings é um importante centro histórico

A cidade é cercada por belíssimas áreas verdes que se misturam com seus edifícios em estilo vitoriano, proporcionando um clima aconchegante e familiar em um simples passeio por suas ruas. Hastings é também um dos destinos preferidos por estudantes do mundo inteiro que planejam fazer intercâmbio, principalmente por ser uma cidade não muito grande, transmitir uma atmosfera familiar e ser tranqüila durante o ano letivo. Alguns dos melhores cursos de inglês também são encontrados na cidade. 

Foto: www.ukstudentlife.com

Por Juliete Lunkes


Birmingham é a segunda maior cidade da Inglaterra e é conhecia por suas características medievais e por ser um importante centro industrial e de transportes. Por suas ruas é possível encontrar dezenas de restaurantes indianos, assim como em Londres, além de muitos shopping centers. Prédios antigos de arquitetura histórica também podem ser vistos pelo centro ou bairros da cidade. As estações do ano são muito marcantes em Brimingham. Apesar de ser muito frio na maior parte do ano, o verão consegue ser também muito quente.

A cidade é muito conhecida pela sua paixão pelos esportes, sendo considerada a capital européia do esporte. Alguns dos principais eventos de futebol são realizados em Birmingham, e uma das mais importantes ligas de futebol do mundo foi criada lá. Hoje as melhores instalações esportivas de toda a Grã-Bretanha podem ser vistas na cidade. Além dos esportes, Birmingham também é conhecida por ter sido berço de algumas importantes bandas de rock, como Judas Priest, Black Sabbath e Duran Duran.

Por Juliete Lunkes


Quito, capital do Equador, país que abriga a linha que separa os dois hemisférios, tem o maior centro histórico de toda a América. Seus prédios de arquitetura impecável já abrigaram a conhecida Escuela Quiteña e a Joia da Coroa espanhola, manifestações do século 17, influenciadas pela Escuela de Arte y Oficios. A idéia levou para toda a América esculturas e pinturas feitas por índios que incorporavam o estilo artístico europeu.

Suas ruas estreitas entregam sua importância histórica para o continente que enche de orgulho os seus moradores. A arquitetura da cidade é extremamente preservada e uma das mais visitadas é a Basílica Del Voto Nacional, construída no século 19 em estilo gótico.

A cidade também tem grandes atrativos naturais como a Avenida de los Volcanes, que corta a cidade. São vários vulcões que vão seguindo a rota sul da província de Pichincha. Entre as belezas naturais do Quito estão também as montanha Chimborazo, a mais alta do país, e a Carihauirazo, que possui cinco mil metros de altitude.

Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


Roma, a capital italiana um daqueles destinos turísticos para todos os gostos, para pessoas de todas as idades e para os mais diversos objetivos. Cheia de personalidade, Roma é o centro mundial do cristianismo, tornando se um roteiro perfeito para religiosos que sonham em conhecer o Vaticano. Os intelectuais e fãs de cultura em geral, poderão se esbaldar nas diversas excelentes livrarias da cidade, além, é claro, de visitar os famosos monumentos, como o Coliseu e a Fontana Di Trevi.

Roma possui diversas caras. É um pouco republicana, imperial, ora renascentista, barroca, medieval e papalina.  A arquitetura dos prédios romanos também são encantadores. São inúmeros edifícios históricos e um inestimável patrimônio artístico e arqueológico.

O jeito mais interessante de explorar Roma à fundo é a pé, caminhando sem pressa pelas ruas estreitas, passando pelas belíssimas praças e parando para tomar um café um das aconchegantes cafeterias. A melhor época para conhece a capital italiana é durante a primavera, em que os dias são mais longos e ensolarados e as temperaturas amenas.


Fonte: Uol

Por Juliete Lunkes


Cerca de 150 prédios e casas tombadas pelo patrimônio histórico fazem parte do Centro Histórico de São Francisco do Sul. A cidade catarinense de aproximadamente 40 mil habitantes está localizada no litoral norte do Estado e é banhada por onze praias. Tudo isso faz a cidade ser o destino perfeito para turistas exigentes em todas as épocas do ano.

Além de apreciar as belas construções com mais de cem anos de existência, o turista pode hospedar-se em hotéis charmosos com arquitetura antiga e vista para o oceano. Aos amantes do mar, além de apreciar os barcos indo e vindo em direção ao cais, é possível conhecer também o Museu Nacional do Mar. O único Museu do gênero da América do Sul proporciona aos visitantes uma longa viagem na história das embarcações. 

Os mais aventureiros podem conhecer o Morro do Pão de Açúcar, que tem cerca de 150 metros de altitude. De cima dele o turista pode ter uma visão panorâmica de toda a ilha de São Francisco e até da entrada do Porto de Paranaguá. É um verdadeiro resgate da história do nosso país.

Por Juliete Lunkes


Mais uma opção para o turista conhecer é a cidade de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana da capital paranaense, que oferece tranqüilidade e descanso.

Cercada por história e belezas naturais, a cidade prepara-se cada vez mais para a visitação de turistas e viajantes de todas as partes do mundo.

Repleta de atrativos históricos, que são cultivados juntamente com a historia da cidade. A igreja matriz, por exemplo, situada bem no centro da cidade, mostra em seus traços do século XVII.

O caminho do vinho é mais um atrativo que surpreende os turistas e que proporciona um turismo rural singular.

Conheça São José dos Pinhais uma cidade próxima e encantadora.

Por José Alberi Fortes Junior.


A 124 km de São Paulo, encontra-se a cidade de Paraibuna, que guarda lugares interessantes para visitação. A Praça Monsenhor Ernesto Almiro Arantes é um deles, com características do estilo do começo do século XIX, foi palco de diversas apresentações da banda musical do município. A praça reunia moradores para conversar e realizar feira de troca. Hoje, está restaurada e encanta turistas de todas as partes.

Paraibuna é cheia de atrativos que lembram o passado, outro deles é a Bica D’Água, local estratégico para os cavaleiros que chegavam no município, ali podiam se refrescar e dar água aos seus animais, antes de fazer negócios na cidade. Devido a sua importância, a área da bica foi desapropriada, sendo instaurado ali o Patrimônio de Preservação da Fonte da Bica D’Água.

Opções de hospedagem:

Sítio e Pousada Recanto dos Pássaros (12) 3974.0145

Vila Di Luca Hotel (12) 3974.0229

Pousada Iguatiba (12) 3974.7216

Por Paula Cassandra


Além de curtir as belezas naturais, o turista que viaja à cidade do Rio de Janeiro também pode chegar em busca de uma vida cultural agitada, como é típico das metrópoles.

As opções de fato são muitas. Uma delas, situada no coração do bairro de Botafogo é a Fundação Casa de Rui Barbosa. Além de seu bem cuidado jardim, a antiga residência do emérito jurista oferece cursos e workshops sobre diversos temas (história do Rio de Janeiro e da Comunicação, Artes plásticas, Política, Direito, Filologia, dentre outros). Outro atrativo é a grande biblioteca com livros disponíveis para consulta.

Acesse o site para ver dias e horários para visitação: www.casaruibarbosa.gov.br.

Karina Gonçalves


Destino muito próximo dos brasileiros e que vale a pena ser visitado, Cuenca, reserva muitas belas paisagens e muitas fotos para guardar os momentos ótimos que o turista vai passar enquanto estiver por lá.

A cidade é tesouro arquitetônico do Equador, seu centro histórico foi considerado pela Unesco em 1999, Patrimônio Cultural da Humanidade.  Entre os principais pontos que merecem uma visita, estão, igrejas do século 16, como a Catedral Nueva,  o Parque Pumapungo, grande reserva arqueológica, o Museu de Las Culturas Alborígenes, com suas cadeiras deitas de pedra, esculpidas em forma de pessoas. Os povoados próximos a cidade, também possuem muita história para contar e são muito próximos uns dos outros, facilitando assim, a ida a eles.

O artesanato é ponto alto da cidade, principalmente para as mulheres, a culinária é muito boa e a estrutura para receber os turistas também.

perou275

Por Susan Mélany


Quando pensamos em Paraguai, logo pensamos em eletrônicos e tudo quanto é tipo de coisas baratas. Pois é, a cidade de Assunção tem muito mais a mostrar e deixa todos os visitantes impressionados com   a beleza e a cultura do lugar.

Muito castigada pelas perdas humanas durante a ditadura militar, Assunção vê na alegria do seu povo, o futuro melhor que todos esperam. Tudo lá é muito parecido com o Brasil, algumas danças, a culinária, o jeito do povo ao receber os visitantes, e a forma de levar a vida.

Com a desvalorização da moeda, o Guarani, quem vem do Brasil pode ficar tranqüilo que vai gastar pouco e conhecer muitos lugares na cidade. Além disso, dá para aproveitar e pechinchar muita coisa, que acaba saindo por um preço bem barato. Perto do Brasil e com condições tão boas para receber os visitantes, Assunção merece a visita de sua família nessas férias!

assuncao

Por Susan Mélany


Fundado em 1998, o Memorial do Imigrante surgiu para que o nosso passado não caísse no esquecimento. Preserva e divulga a importância da imigração nas origens históricas da cidade e do país.

Lá, você encontra documentos, a lista de bordo dos navios, mais de 5 mil fotografias e diversos registros de pessoas que passaram pela hospedaria, que hoje abriga o Memorial.

A exposição permanente mostra desde a viagem dos imigrantes até a chegada e integração deles com a sociedade.

Um ambiente muito familiar, com lanchonetes e restaurantes que servem almoço aos domingos, além de uma bela área verde. Com certeza um ótimo passeio, que além de divertido, nos faz conhecer um pouco mais de nossa história e da história dessa enorme diversidade cultural que tem o Brasil. Além de tudo, tem estacionamento no local e gratuito!

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Brás.

Para maiores informações, acesse o site www.memorialdoimigrante.org.br

Por Larissa Nalin


O Brasil é um país de dimensões continentais e a natureza é aqui muito exuberante de norte a sul. Por falar em norte, vamos ao extremo do país, lá em cima, em Roraima. O Monte Roraima é uma elevação com 2.875 metros que fica no extremo norte do Brasil. É uma elevação muito visitada e apreciada por pessoas que gostam de escaladas e acampamento no sopé de montanhas (trekking), situando-se entre Boa Vista e Pacaraima.

Em Boa vista há muitos atrativos, cidade histórica, onde todos os caminhos convergem para o Centro Cívico. A cidade possui muitos bons restaurantes e instalações para receber seus visitantes e no verão a grande atração são as praias que se formam às margens de seus inúmeros rios.  Realmente imperdível.

A história da cidade é contada através de seus muitos Edifícios Históricos que, em sua maior parte, datam do início do século 20. Destacam-se arquitetonicamente a Casa das Doze Portas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e a Diocese de Roraima. Há muita Floresta Amazônica e, vale conhecer o Parque Nacional do Monte Roraima.

Saiba mais clicando aqui.

Por Lindomar Vieira


A Síria não é apenas um país reconhecido pelo terrorismo, sua história está entre as mais ricas do mundo: são mais de cinco mil anos de civilizações. E seus habitantes possuem a admirada afabilidade árabe.

A capital da Síria, Damasco, é um lugar apropriado para apreciar a cultura do povo sírio. Os minaretes da Grande Mesquita atraem multidões nos horários das orações. O templo foi construído entre os anos 705 e 715 d.C.

Damasco já foi dominada por vários povos, entre eles gregos, persas e romanos, hoje é uma capital que se orgulha de ser árabe e faz questão de preservar suas tradições.

Por Rosana Radke


As alternativas de turismo na Romênia atendem praticamente todos os gostos em todas as épocas do ano, com uma riqueza e diversidade que fazem o turista quer repetir a viagem.

Ao contrário da sua história conturbada, as atrações turísticas do país oferecem um ambiente harmonioso. Opções não faltam: o turista pode desde passar férias no litoral e banhar-se no Mar Negro, até visitar sítios arqueológicos, montanhas, museus e castelos que abrigam lendas.

O s roteiros turísticos ligados à cultura são destinos imperdíveis no país: são mais de 3.000 museus, mosteiros e igrejas antigas, a maioria deles em ótimo estado de conservação. Sem contar com o castelo que abriga a lenda do Conde Drácula, que é aberto às visitações.

323417_romenia

Por Rosana Radke


A cidade de Ma’lula parece ainda estar distante no tempo, como se o lugar estivesse séculos atrás de nós. Ma’lula fica em meio à Síria, abriga belos mosteiros, lendas de milagres e gente que ainda fala o aramaico.

Ma’lula, com suas paisagens, constitui um belo povoado. Imponentes rochas, casas simples e coloridas enfeitam o lugarejo.  Em época de inverno, é possível avistar de longe o topo de montanhas cobertas por neve em contraste com o solo arenoso do deserto.

O aramaico é, nos dias de hoje, a segunda língua do idioma oficial de Ma’lula. Mas a cidade é um recanto cristão no meio da Síria.

3425389-Blue_Houses-Malula

Por Rosana Radke


Localizado a 210 km de Damasco, na Síria, em meio a um oásis, o vilarejo Palmyra se destaca por suas belas ruínas que abrigam milhares de anos de história. Próximo da fronteira com o Iraque, a cidade atrai olhares dos vagos turistas que passam pela região.

Durante um milênio, Palmyra, sob outros nomes, destacou-se no comércio. Produtos que vinham da Ásia, com destino ao Mediterrâneo, tinham que passavam pela cidade.

Hoje, as ruínas são o que há de mais impressionante em Palmyra. Templos dedicados aos deuses e ainda se mantêm em pé, no meio do deserto. No alto de uma colina, o Qala’at ibn Mann, um castelo do século 16, é uma boa opção para ser conhecido por quem passa na região.

Por Rosana Radke


Além de ser um museu a céu aberto a Itália hospeda um dos patrimônios culturais mais abastados do mundo.

Quando se vai à Itália alguns lugares não podem ser deixados de fora no roteiro da viagem. Roma é considerada uma das cidades mais belas do mundo e não é à toa, ela abriga um valioso patrimônio artístico no Vaticano e uma série de monumentos arquitetônicos da antiguidade.

Florença é outro exemplo de atrações imperdíveis como a Galeria Uffizzi, lá é possível ver algumas das pinturas e esculturas mais famosas do mundo. Siena é uma das cidades medievais mais famosas da Itália e atrai turistas do mundo todo.

Não poderia ficar de fora Verona, que é a maior cidade da região do Vêneto e foi cenário da famosa tragédia Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare e possui um anfiteatro mais antigo que o Coliseu (Roma).

Nesse grupo seleto também se encontra Veneza mundialmente famosa por seus belos canais e monumentos históricos e atrai turistas durante a maioria dos meses do ano.

Por fim cito Milão onde todos os olhos do mundo da moda se encontram no mesmo lugar, também é o centro financeiro do país e cheia de monumentos históricos.

Por Levi Rocha


O País de Gales é um verdadeiro baú de belas paisagens e riquezas históricas e culturais. Localizado no continente Europeu, na fronteira com a Inglaterra, o país possuía uma das civilizações mais antigas do mundo.

Para conhecer mais da história e dos mitos do País de Gales, uma dica é visitar os Fortes Romanos e os mais de 400 castelos. Antigos mercados e aldeias dão cores ao interior do país; já as cidades são bem desenvolvidas e cosmopolitas.

Você pode começar o roteiro de viagem pela fronteira com a Inglaterra, em Offa’s Dyke, ou escalar as montanhas de Cader Idris. Para quem gosta de praia uma boa pedida é conhecer as areias de Pembrokeshire.

Por Rosana Radke


Situada entre mar e montanhas, a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, está dividida em duas partes: a zona alta e a zona baixa. A parte alta cresceu em meio às montanhas, e o que a liga à parte baixa são diversas escadarias, a mais conhecida é a escadaria Maria Ortiz.

A cidade é carinhosamente chamada de Cidade Presépio do Brasil, por possuir muitas construções históricas, como igrejas, palácios e casas.

Vitória, a terceira capital mais antiga do país, também é repleta de belezas naturais. Praias, ilhas, e pontes que ligam as extremidades da baía embelezam a capital capixaba.

Por Rosana Radke


A capital alemã é um dos lugares preferidas dos artistas, por que será? Deve ser porque a cidade há espaço livre de sobra, e muito livre arbítrio, talvez isso tenha feito com que artistas do mundo inteiro buscassem na capital alemã um lugar ideal para se morar.

A arte e cultura do povo alemão estão muito presentes pelas ruas de Berlim. O bairro Prenzlauer Berg é um exemplo disso, neste lugar, prédios de aparência árida e diversas galerias de arte encantam os turistas.

Mais ao longe, no bairro Kreuzberg, fica o reduto dos artistas. O velho edifício Künstlerhaus Bethanien, que seria demolido em 1974, serve de palco para artistas criar e expor suas obras. São quadros, fotografias e esculturas que podem ser apreciados de graça, ou por valor simbólico.

berlin

Por Rosana Radke


A cidade é a capital de Cuba e o maior atrativo dela é ela. Por isso, é destino ótimo para quem procura história, para quem gosta de conhecer sobre cultura e passado dos lugares. Havana é um museu a céu aberto, monumentos e carros antigos por todos os lados, os marcos históricos da própria cidade estão por todos os lados.

Vale a pena reservar alguns dias para a viagem para que seja possível conhecer alguns dos principais pontos que não podem deixar de ser vistos. Entre eles, a Plaza de Armas, os museus que são muitos e estão em vários lugares da cidade, a Plaza de la Revolución, o Gran Teatro de la Habana, com muita música latina e as ruas da Havana Velha, um dos pontos de comércio da cidade.

É bom ficar atento aos preços, já que é hábito na cidade pedir sempre mais do que a peça vale apenas porque se sabe que os turistas pagam sem reclamar, e não ficar passeando desatento pelas ruas durante a noite.

Por Susan Mélany


Localizado em meio a um vale de montanhas no estado de Minas Gerais, Ouro Preto encanta por sua arquitetura e pelo povo hospitaleiro. As igrejas, com detalhes em ouro, arrancam olhares dos visitantes.

Ouro Preto foi a primeira cidade do país a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980. A cidade parece ter saído de uma tela de TV, a riqueza de detalhes históricos ganha destaque nas casas antigas e nas ruas estreitas.

Além da arquitetura atrativa, Ouro Preto oferece um rico ecossistema para os apreciadores da natureza. Cachoeiras, trilhas e uma extensa área de mata nativa contornam a cidade mineira.

Por Rosana Radke


Com o Dia das Bruxas chegando, muita gente já está se preparando para a festa, pensando na fantasia e nas guloseimas e travessuras. Em Salem, cidade localizada em Massachusetts, não é nada diferente.

Conhecida no mundo todo por conta da caça as bruxas que aconteceu em 1692, é uma cidade cheia de mistérios e histórias de arrepiar. Com isso, é um dos lugares que mais comemora a festa, e comemora com muito estilo!

Todos os dias, muitas atrações acontecem por lá. São diversos passeios, bailes, desfiles, o Museu de Cera, a casa mal-assombrada, e muito mais.

Se você gosta de sentir uns arrepios e participar de uma festa tão bem organizada, não perca essa chance!

Salem_Witch_Museum_on_Halloween

Por Larissa Nalin


Destino ideal para quem é apaixonado pelas antigas civilizações, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sudeste do Piauí, reúne o melhor em natureza, história e fauna.

As principais peculiaridades da região são os imensos paredões de Pedro que surgiram com a baixa das águas a muitos anos atrás dando origem a paisagens completamente diferentes construídas pela natureza. A ação do homem aparece muito pouco por lá, está apenas na construção de passagens entre as rochas e por isso o turista pode aproveitar a vista de dentro das cavernas e grutas e com isso ver de perto os desenhos feitos pelos nossos antepassados.

O lugar é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade e é administrado pela Fundação Museu do Homem Americano e por isso, a visita é controlada e a preservação do lugar é exigida. Com todas essas qualidades, Serra da Capivara merece estar no roteiro de férias de qualquer um.

Por Susan Mélany



Tiradentes é uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais. Toda a arquitetura da cidade é preservada e um passeio pelas ruas estreitas da cidade pode render boas fotos. É muito comum encontrar casarões e sobrados com aspectos barrocos e igrejas tombadas pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Por isso, é preciso muita disposição, os passeios são normalmente feitos a pé e há muita coisa para se visitar. Os passeios imperdíveis são: o Museu Padre Toledo, a Rua Direita e a igreja Nossa Senhora das Mercês. Além disso, passeios de Maria Fumaça e subir pelas colinas da cidade e apreciar a paisagem são ótimas pedidas.

Tiradentes ainda oferece uma culinária rica em detalhes e sabores. A culinária é tão boa que todo ano acontece o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. Vale à pena dar um pulinho por lá!

Por Susan Mélany





CONTINUE NAVEGANDO: