Visto Negado – Motivos de Reprovação e Como Evitar Problemas





Saiba aqui os principais motivos e como evitar ter o visto do passaporte negado.

Para quem deseja fazer uma viagem internacional, a exigência do visto é inevitável para uma grande quantidade de países. O visto é uma parte burocrática do processo de viagem internacional que permitirá que ingresse normalmente em outro país.

O pedido do visto pode ser negado em algumas das vezes e desde então é importante se atentar aos procedimentos e exigências, que são diferentes de um país para outro, antes de começar a tirar os documentos.




Conheça o processo para tirar o visto

Entre os motivos mais comuns de visto negados, desconhecer o processo é chance para que não dê certo. É importante se informar com amigos que já passaram por esse processo ou pesquisar em site fóruns. Um exemplo, se não preencher o formulário como deve ser preenchido, não seguindo as orientações, o visto pode ser negado.

Fique atento ao tipo de visto que está solicitando

Solicitar o tipo incorreto de visto seria outro motivo para ter o mesmo negado, já que existe vários tipos de visto para o mesmo país. São vistos diferentes, como para estudantes, visitantes de negócios, jornalistas, intercambista, trabalhadores temporários, entre outras opções. No caso, deverá escolher o que se adéqua melhor a seu tipo de viagem. Deverá estar atento se enquadra em todos os critérios e condições.

Veja também:  Como Tirar o Visto de Passaporte?

Entrevista para solicitar o visto

Um dos pontos mais importantes é que seja pontual na entrevista com o consulado. Chegar atrasado para entrevista poderá impedir que a mesma seja realizada no dia agendado e poderá atrasar uns dias do seu processo. Quando fizer a solicitação do visto será agendado um dia e hora para comparecer no consulado e então recomenda-se chegar com antecedência por conta dos imprevistos que podem acontecer. É importante também ir para entrevista com roupas adequadas, o ideal é que sejam roupas mais formais.

Saiba do seu itinerário completo durante a entrevista no consulado

No consulado deverá mostrar o itinerário completo de sua viagem, como os destinos que deseja visitar desde a saída até a volta para o país de origem. Mostrar esse itinerário incompleto poderá acarretar na negação do seu visto. A dica é levar as passagens ou as reservas de todo o trajeto ou anotar todo o seu intinerário para não esquecer..

Veja também:  Novas Regras do Seguro Viagem 2017 - Veja o Que Mudou

Leve todos os documentos exigidos

É quase certo que terá seu visto negado se esquecer de algum documento no momento da entrevista no consulado. A dica é procurar saber antes quais são os documentos necessários para o visto do país que deseja visitar e conferir se estão certos antes de sair de casa.

Seja seguro durante a entrevista para não gerar dúvidas sobre sua intenção de viagem

Estar seguro na entrevista é muito importante para ter seu visto aprovado. Estar um pouco nervoso durante a entrevista é normal, no entanto, você deve tentar manter a calma durante a entrevista e responder com mais clareza possível o que o agente lhe perguntar. Assim também o excesso de confiança de que o visto será aprovado na entrevista pode atrapalhar, já que o entrevistador poderá ficar desconfiado e entender seu comportamento como desrespeitoso e arrogante. A dica é se preparar, mas deixar correr tudo com naturalidade, sem forçar a barra.

Veja também:  Turismo em Bonito (MS) - Prática de Mergulho e Ecoturismo

Seja direto e claro nas respostas

É importante também que as perguntas do entrevistador sejam respondidas sem muitos rodeios, de formas simples, direta e concisa. Não passe informações demais durante a entrevista, principalmente aquelas que não estejam ligadas as perguntas.

Não demonstre que está descontente ou irritado durante o processo da entrevista, mesmo que as vezes essa etapa seja burocrática e possa ser um pouco chata.

Seja claro sobre a sua intenção de viagem

Mesmo que conheça alguém no país que deseja visitar, é importante não mencionar que conhece alguém naquele lugar. Caso aconteça pode surgir novas perguntas do entrevistador e ele solicitar provas sobre a pessoa, como também documentos, comprovantes bancários e contrato de emprego. É importante deixar claro que deseja visitar o país como turista.

Adoniran Peres



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *