Voo Cancelado – Causas, Direitos e Possíveis Indenizações





Saiba aqui as causas e os seus direitos caso o seu voo seja cancelado.

Imagine a situação de estar no aeroporto, com sua mala pronta, pegar trânsito, chegar ao aeroporto, fazer check-in e na hora de embargar, o voo é cancelado bem em cima da hora. Essa é uma das situações mais comuns enfrentadas por milhões de pessoas todos os dias, e nem sempre as companhias aéreas conseguem explicar os motivos do voo cancelado.

É aí que muitas pessoas perdem reuniões importantes de negócios, o dia das férias tão esperada, o reencontro com um ente querido, ou uma despedida importante, entre vários outros compromissos que cada um sabe da importância. A pontualidade é importante para chegar ao aeroporto, e quando transtornos como esse acontecem, a única coisa que resta é o estresse, tempo perdido e as vezes até o compromisso perdido também.




Saiba que você tem direitos

Existem leis junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), junto ao Código de Defesa do Consumidor, que dão vários direitos aos passageiros quando estão em situação de cancelamento de voo. E o pior é que muitas pessoas não sabem. Se você já passou por alguma situação parecida e não sabia como proceder, esse artigo é para você.

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Em casos de voo cancelado, a Liberfly é uma empresa que costuma ajudar os viajantes que passam por esse tipo de problema nos aeroportos, elas buscam por soluções financeiras rápidas para compensar o transtorno, sem muitas burocracias, e o que é feito pela internet.


Segundo a empresa, a média do valor de indenizações que os passageiros podem vir a receber em caso de um voo cancelado é de até R$ 6 mil. Quando o voo cancelado gera a perda de uma conexão, o valor ainda pode subir para os R$ 8 mil, e esses valores correspondem a danos morais e inclusão de danos materiais.

Quais os motivos que podem cancelar um voo?

Na grande maioria das vezes, quando o voo cancelado de um passageiro acontece, a empresa costuma oferecer três alternativas aos passageiros, que podem ser:

  • A reacomodação de voo;
  • Reembolso a passagem inteira, se for solicitado no aeroporto comprado, escala e a conexão, ou o valor proporcional do trecho que não foi usado.
  • E a reacomodação do voo.

Dentro disso, as situações mais comuns que geram o cancelamento dos voos podem ser:

1. Condições do clima

Essa é uma das principais situações que podem influenciar para um voo ser cancelado, o mau tempo. Mesmo quando há a verificação da previsão do tempo, algumas mudanças climáticas podem acontecer muito em cima da hora e surpreender a todos.

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Ter o voo cancelado por condições do tempo é uma coisa comum e as companhias aéreas devem prestar atendimento a todos os passageiros que foram lesados por isso.

2. Manutenção da nave não agendada

Todas as empresas aéreas possuem protocolo para manutenção das aeronaves, portanto, a programação pode mudar devido a falhas ou algum defeito que o avião possa apresentar. Nesses casos os voos atrasam ou são cancelados para que um reparo seja feito.

3. Passageiro desaparecido

É muito comum ouvir os comissários de bordo anunciando os nomes de passageiros nos aeroportos que estão atrasados para o embarque. Mas em muitos dos casos, as empresas não conseguem encontrar os passageiros e se houver bagagem despachada, ele precisa ser encontrado para que o voo saia. Uma bagagem não pode viajar sem o dono, é considerada bagagem suspeita, com bombas, armas ou até drogas. Sendo assim, enquanto o passageiro não é encontrado, o voo é cancelado.

4. No-show

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Quando um passageiro já compra as passagens de ida e volta, e em por algum motivo precisa antecipar uma das duas, muitas empresas acabam cancelando a passagem de volta de forma automática. Segundo o código de defesa, a companhia não pode cobrar dele uma segunda passagem que já foi paga antes, mas foi cancelada.

5. Overbooking

Se você já teve um voo cancelado por overbooking sabe o quanto é frustrante. Isso acontece quando as empresas aéreas vendem passagens a mais do que um avião comporta, e quando todos os passageiros chegam, alguns precisam ficar para ir no próximo, e isso é chamado de overbooking. Isso também pode acontecer para realocar passageiros que já tiveram os voos cancelados inclusive.

6. Problemas de conexão

E por fim, seu voo cancelado também pode acontecer devido a uma conexão perdida, ou cancelada se estiver com algum atraso. É uma verdadeira bola de neve quando há escalas e elas precisam ser reduzidas. O atraso causa a perda delas e o destino vai ficando cada vez mais distante. Mas os aviões devem sempre esperar pelo menos por 1 hora um passageiro de escala, caso o voo dele esteja atrasado.

Por: Susan Nogart



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